Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-vez-e-delas-mulheres-no-mercado

A vez é delas: mulheres no mercado! 

Notícia | 03/05/2023

Laura Pereira

Segundo uma lista divulgada pela Fortune Global 500, as mulheres estavam à frente de 4,8% das maiores empresas do mundo. Essa estatística já cresceu mediante fatores históricos. Entretanto, a participação feminina ainda é abaixo da média e não se equivale com a dos homens. Nesse sentido, conheça algumas razões para empoderá-las no ambiente corporativo e como incentivar isso desde cedo por intermédio da mídia! 

As mulheres ocupam cada vez mais espaço no mercado de trabalho 

Uma coisa é certa: elas são capacitadas para serem líderes natas. Isso porque costumam se preparar mais para serem admitidas corporativamente. Segundo a edição de 2019 do Índice de Desenvolvimento de Gênero (IDG), divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), as mulheres têm 15,8 anos esperados de escolaridade e a média é de 8,1 anos de aprendizado, enquanto os homens possuem 15 anos e 7,6 anos, respectivamente. 

De acordo com Brunna Duarte, head de Marketing e uma das fundadoras do Do It Girls Club, comunidade de networking voltada para empreendedoras, apesar dos avanços, elas ainda enfrentam muitos problemas para alcançar níveis altos. “Isso acontece muitas vezes porque a mulher tende a se esforçar mais para mostrar como é competente”, pontua. 

Todavia, isso acompanha aspectos do passado. “O homem já é naturalmente percebido como habilidoso. Em contrapartida, elas têm um pouco mais de dificuldade de arriscar no mundo empresarial também, pois necessitam de se dividir entre trabalho, casa e filho, se comparada aos homens em geral”, explica Brunna. 

Segundo o IBGE, o percentual de domicílios chefiados por elas no país dobrou nos últimos 25 anos, saltando de 25% em 1995 para 50% em 2020. Isso é, justamente, resultado direto da ampliação de acessos, antes não permitidos para elas. Contudo, essa estatística também abre uma lacuna. 

Para a fundadora do Do It Girls Club, uma mudança de cenário requer apoio da classe. “Existe um senso comum de como não ajudamos umas às outras e tentamos desmistificar isso. Normalmente, é difícil uma mulher chegar ao topo e quando ela chega, não quer perder esse lugar de jeito nenhum. Por isso, fica pensando em como não quer dividir esse espaço. Porém, esse ambiente não é tão pequeno e cabe todas nós”, comenta. 

Veja também: liderança feminina: uma crescente! 

Mulher: descubra dicas para crescer e alcançar o topo na sua carreira! 

Dessa forma, existe a seguinte premissa: quanto mais mulheres estiverem no topo, melhor. Nos últimos anos, nas empresas de médio porte, o perfil feminino conquistou mais cargos de gestão e passou a representar 39% dos executivos com o poder de decisão, conforme o relatório Women in Business 2021, levantamento anual da Grant Thornton. 

Para Brunna, é imprescindível o apoio mútuo. Por isso, a head de Marketing aponta algumas dicas para quem quer deslanchar na sua área de atuação. Confira:

infográfico com três dicas para alcançar o topo da carreira

1) Invista em Lifelong Learning:

O termo ressalta a importância de se manter atualizado, com os estudos em dia para não ficar obsoleto perante às constantes mudanças. “O mercado é dinâmico, por isso, sempre se capacite”, pontua Brunna. 

Fique por dentro: a importância do lifelong learning. 

2) Estimule seu autoconhecimento:

“Não tente ser a mulher maravilha. Você é um ser humano, não uma máquina. Priorize diferentes áreas da vida em distintos momentos, sem culpa”, aconselha. Por isso, é fundamental focar no autoconhecimento. Saiba com clareza seus pontos fortes e negativos antes de qualquer decisão. 

Leia também: o autoconhecimento é o primeiro passo para o mercado. 

3) Tenha confiança:

“Pegue seu lugar à mesa. Se você for convidada para uma reunião, claramente tem competência para estar ali. Nunca tenha dúvidas. Precisamos acreditar em nosso potencial para chegar cada vez mais longe”, recomenda. Ou seja, confie em si mesma e dê o primeiro passo. 

Nós recomendamos: autoconfiança e autoconhecimento para uma carreira de sucesso. 

Como incentivar a liderança e o empoderamento das mulheres desde cedo? 

Para desenvolvermos grandes executivas no futuro, é preciso começar pela base: a educação. Como estímulo ao papel das mulheres na ciência e no mercado de trabalho, a diretora Fraya Cunha, do Marista Escola Social Lucia Mayvorne pontua como é fundamental dar voz às alunas com iniciativas diversas. “A ideia é incentivar a realização de atividades também capazes de impactar a comunidade, contribuindo para os seus projetos de vida”, comenta. 

Nesse sentido, a diretora separou alguns filmes e séries para trazer o protagonismo feminino. Veja:

1) Show de Luna:

Luna é uma garota de seis anos com amor pela ciência. Para ela, a Terra é um enorme laboratório para explorar curiosidades. Em cada episódio, ela e seu irmão mais novo, Júpiter, realizam experimentos dentro e fora de casa. 

Onde assistir: Prime Vídeo e Discovery Kids

2) Ada Batista, cientista:

A pequena Ada Batista é protagonista da série da Netflix, uma cientista curiosa e pronta para desvendar mistérios com ajuda de seus melhores amigos. A produção mostra como o conhecimento pode ser divertido quando compartilhado. 

Onde assistir: Netflix

3) Ônibus Mágico

A série reúne uma turma de alunos curiosos, guiados pela professora Frizzle em passeios divertidos e muito científicos. Em cada viagem, o ônibus escolar se torna mágico e cheio de revelações. 

Onde assistir: Netflix

Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades de sucesso, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma oportunidade. O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! 

A Feira de Estágios Nube 2023 está chegando! 

Vale lembrar: a Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete