Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
guia-do-nube-como-e-o-estagio-na-area-de-logistica

Guia do Nube: como é o estágio na área de Logística 

Notícia | 27/04/2023

Rodrigo Barreto

O estágio em Logística é parte integrante da formação de qualquer estudante da graduação. Quando consideramos esse campo profissional, falamos em uma área multidisciplinar, com exigência de diferentes técnicas e expertises. Poucos cursos são tão complexos, em matéria de variedade de assuntos. Dado esse cenário, fica ainda mais óbvia a importância de vivenciar o ato educativo escolar supervisionado.

Esse segmento ganha popularidade e relevância no cotidiano da população e existem diversos motivos para isso, como a globalização atual, o aumento do volume de vendas em importações e exportações e a popularização do comércio pela Internet. Como base de comparação com 2020, o e-commerce cresceu 27% em 2021, um recorde histórico. Foram aproximadamente 353 milhões de vendas em lojas virtuais. Tudo isso traz novos desafios para quem atua nessa esfera. Venha entender como é essa profissão, sua relevância e onde estão alocadas as oportunidades. Confira!

Como é o estágio para o curso Técnico em Logística?

A logística é a modalidade de conhecimento e técnicas, as quais lidam com uma cadeia de suprimentos e seu transporte. É dedicada para o contexto de produção e seus integrantes são responsáveis por analisar e gerenciar aspectos como:

  • Transporte de mercadoria;
  • Armazenamento;
  • Estoque;
  • Entrada;
  • Saída;
  • Ferramentas para realizar monitoramentos;
  • Legislação de importação e exportação.

Embora tenha sua relevância mais reconhecida há algum tempo, a disciplina, de alguns anos para cá, se tornou essencial para a sociedade. Até mesmo durante a pandemia, período no qual poucos lugares do mundo não foram impactados profundamente pela situação, o setor foi fundamental para a sobrevivência dos habitantes. Muitos mantimentos chegaram aos habitantes por meio de entregas feitas por sistemas elaborados.

Durante esse período de experiência, o estudante tem a possibilidade de presenciar os conteúdos aprendidos na teoria em sua instituição de ensino. Há tantas variáveis, processos, técnicas e uma série de aspectos diferentes necessários para ter sucesso nessa carreira.

Veja também: gestão logística: tire suas dúvidas sobre essa profissão.

Quais as funções de um estagiário da área da Logística?

Essa é uma disciplina com inúmeras áreas e aspectos diferentes. Logo, não é nada surpreendente existir diversos campos para um estagiário atuar. Todas as áreas têm a ver com o ciclo de uma cadeia de produção e o seu transporte. Entenda mais sobre as diversas funções existentes nesse ramo:

- Assistente de logística:

Esse cargo é muito compatível para estagiários no início da sua jornada. Nessa função, o aspirante auxilia outros profissionais já formados em seu dia a dia e nos processos mais básicos de logística.

- Técnico em logística:

O técnico em logística fica responsável pela compra de maquinários, distribuição e armazenamento de produtos e matéria-prima.

- Processos Logísticos:

Os profissionais de logística responsáveis pelos processos logísticos trabalham com aquilo que é mais essencial para o setor, a procura de excelência nos processos de produção até a chegada do produto ao cliente final.

- Prevenção de Perdas:

A atuação da prevenção de perdas é praticamente autoexplicativa, ela permite a prevenção de rombos em vários níveis. Desde os desperdícios no momento da produção até prevenir as perdas por avaria, por armazenagem incorreta, transporte indevido, etc.

- Planejamento de demanda e estoque:

Planejar corretamente o estoque e a demanda é uma das funções dos profissionais logísticos. Essa função é muito necessária, pois ele nem pode ser muito alto, para não ocasionar avarias ou vencimento da produção, nem muito baixo para não haver defasagem na demanda.

- Gestor de pedidos:

Os pedidos de uma empresa devem ser entregues no prazo e da maneira solicitada pelo cliente, essa é parte essencial dos serviços prestados por uma firma e também parte fundamental das competências do indivíduo responsável pela distribuição de pedidos.

- Supply Chain:

Esse termo em inglês significa “cadeia de suprimentos” e é essa a principal função do profissional da área. Esse integrante atua como um representante da empresa, o qual procura soluções para garantir uma cadeia de suprimentos ideal para a companhia, formando parcerias, contatos e redes com fornecedores e transportadoras.

Você sabe o que é logística reversa? Confira nosso post sobre o tema.

Jornada de trabalho, tempo de contrato e bolsa-auxílio do estagiário de Logística

Existem algumas diferenças entre a Lei de Estágio e a Consolidação das Leis Trabalhistas - CLT. O estudante tem a carga horária limitada em seis horas diárias e 30h semanais. O contrato tem duração máxima de dois anos na mesma organização (exceto em caso de pessoas com deficiência.

Ainda, é ofertada a bolsa-auxílio. De acordo com a Pesquisa Nacional de Bolsa-Auxílio, realizada pelo Nube, em 2022, a média de remuneração para os estudantes de Logística é de R$ 1.135,444. O valor apresentado pode vir ou não acompanhado de benefícios, dependendo da contratante.

Entretanto, não há uma quantia definida por lei e isso varia conforme a companhia. O ideal é oferecer um valor compatível com as atividades a serem exercidas, os requisitos exigidos e o custo de vida no local. Afinal, esse dinheiro, diversas vezes, é utilizado para arcar com os gastos acadêmicos, ajudar nas contas de casa ou até mesmo sustentar uma família.

Aproveite e veja se você tem as competências para trabalhar com logística.

Quer saber mais sobre os assuntos em alta e largar na frente dos concorrentes por uma vaga de estágio? Em nosso site são publicados conteúdos todos os dias sobre o mundo corporativo. Se você está em busca de um estagiário ou aprendiz para fortalecer ainda mais o seu negócio, entre em contato com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram, TikTok e no LinkedIn. Esperamos você nas redes sociais!

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições!

Conte com o Nube nessa caminhada!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete