Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
teste-vocacional-escolha-sua-carreira

Teste vocacional: escolha sua carreira!  

Notícia | 26/04/2023

Laura Pereira

Escolher uma carreira é um desafio para muita gente. Isso porque você passa anos estudando diversas matérias e no final do ensino médio costuma decidir um caminho para seguir. Entretanto, são tantas opções, como saber qual é a ideal para mim? Nesse cenário, os testes vocacionais entram como aliados, pois indicam trajetórias compatíveis com suas características, se adequando aos pontos fortes e fracos do seu perfil. Sendo assim, entenda mais sobre o assunto agora! 

Os testes vocacionais apontam carreiras compatíveis com as suas características

Uma pesquisa do Nube perguntou para mais de 28 mil jovens: “o que te fez escolher sua futura profissão?”. Como resposta, 36% ressaltaram a remuneração e as chances de crescimento. Para 29%, as buscas realizadas indicaram essa área, 24% decidiu com base na orientação de especialistas e em seus aspectos pessoais, 7% optou pelo status do campo mediante os dizeres da sociedade. Por fim, 2% foram influenciados pela opinião de amigos e familiares. 

Assim, perante tantas alternativas, fica complicado definir uma só segmentação de conhecimento para focar. Todavia, sempre haverá a transição de profissão e você não deve ter medo de mudar suas perspectivas ao longo do tempo. Afinal, somos seres inconstantes, principalmente quando contabilizamos fatores externos importantes, como a melhoria da qualidade de vida. 

Para ter mais lucidez dos seus objetivos empresariais, os testes vocacionais podem ajudar o indivíduo a entender onde se encaixa idealmente, seja em humanas, exatas ou biológicas, por exemplo. Segundo um levantamento do Google, a procura por esse termo aumentou em 44% em janeiro deste ano, comparado com o mesmo mês em 2022. 

Segundo Jefferson Vendrametto, diretor de relações institucionais do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos), isso evidencia um método com grande potencial para inspirar a decisão de alunos do mundo todo. “Os testes vocacionais servem para quem está em dúvida sobre qual área seguir, em geral, a ferramenta irá traçar seu perfil a partir das informações adquiridas pelo questionário e listar possibilidades”, explica. 

Leia também: não erre na escolha da profissão!

Cursos profissionalizantes é uma boa ideia para conhecer mais áreas e então decidir a sua

Para o diretor de relações institucionais do Cebrac, é comum se questionar nesse sentido. “Mesmo se ainda houver incerteza entre qual caminho escolher, o estudante pode optar em realizar um curso profissionalizante, pois assim terá o primeiro contato com a carreira desejada, podendo posteriormente se especializar ainda mais”, afirma. 

Durante a pandemia, esse setor se potencializou. Afinal, foi um período no qual muitos trabalhadores queriam atualizar suas competências para entrar novamente no mercado ou mudar de segmento. Assim, essa possibilidade permitiu elevar suas habilidades, ter uma ascensão profissional ou trocar de ocupação. 

De acordo com um estudo encomendado pela Elleve, fintech de crédito estudantil, cidadãos de 17 a 30 anos tiveram um crescimento comprovado de 23% na renda ao optarem por investir em capacitação. Inclusive, o Cebrac possui diversas opções, desde a qualificação para logística, passando por assistente administrativo e financeiro, até atendente de farmácia, por exemplo. Pode ser uma boa alternativa para quem ainda não sabe por onde começar. 

O Nube também possui vários cursos on-line e gratuitos. São temáticas diferentes, como: marketing pessoal, oratória para falar em público, como montar um currículo de destaque, gestão de tempo, dicas para processos seletivos, entre outros. Para melhorar, todos possuem certificado de horas complementares, você consegue baixar o documento com facilidade após concluir os ensinamentos. Clique aqui e confira!

Para saber mais, assista à TV Nube: como descobrir minha profissão? 

Entenda mais sobre o seu poder de decisão mediante às opções de carreira

Conforme Uranio Bonoldi, professor no Executive MBA da Fundação Dom Cabral, esse momento é crucial na vida de qualquer educando. “Além do estudo das matérias, as quais fazem parte do conteúdo das avaliações, um aspecto crucial do processo - muitas vezes subestimado diante da pressão de ingressar na faculdade - é o autoconhecimento e entendimento dos cursos superiores”, comenta. Como resultado do foco excessivo apenas nas provas de vestibular, o Brasil apresenta altos índices de desistência nas universidades.

De acordo com o Censo da Educação Superior 2019, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) entre 2010 e 2019, 59% dos universitários largaram os estudos. “Existe tanta pressão voltada para o vestibular, os estudantes perdem a oportunidade de se entenderem melhor, compreenderem as áreas e viverem novas experiências. Mesmo assim, são obrigados a tomarem uma decisão com 17 ou 18 anos independentemente de estarem aptos e preparados”, ressalta o especialista.

Por isso, é fundamental focar nas suas capacidades para analisar quais opções se encaixam para você. “Normalmente nessa fase da vida os jovens ainda estão se conhecendo e podem ser muito influenciados pelos pais, os quais irão orientá-los com base nas coisas certas para eles. Contudo, isso faz sentido para o propósito de seus filhos? Portanto é importante dedicar um bom tempo para compreender suas habilidades, interesses e sonhos - conversar com pessoas próximas e confiáveis ou um profissional de psicologia pode ser muito benéfico”, recomenda o expert. 

Fique por dentro: como escolher qual profissão seguir? 

Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades de sucesso, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma oportunidade. O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! 

A Feira de Estágios Nube 2023 está chegando! 

Vale lembrar: a Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Logo iremos abrir as inscrições, portanto, fique de olho! Conte sempre conosco!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete