Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
instaure-a-criatividade-como-parte-da-cultura-organizacional

Instaure a criatividade como parte da cultura organizacional  

Notícia | 26/04/2023

Larissa Almeida

Essa característica é presente em inúmeros currículos e pode facilmente ser captada para as companhias, seja em uma posição de aprendizagem, estágio ou cargo efetivo. O tópico faz referência à habilidade de criar coisas novas e “pensar fora da caixinha”. Porém, não basta buscar por pessoas com essa capacidade, ela precisa ser estimulada dentro da própria organização. Nesse sentido, a companhia com desejo de crescimento e diferenciação, deve investir nesse quesito. Então veja, nesta matéria, as vantagens e como promover uma atmosfera criativa. 

A criatividade tende a aprimorar os resultados das empresas 

Esse quesito não se restringe apenas às áreas de comunicação, como o marketing, todos os setores precisam dispor dessa capacidade para instaurar estratégias únicas e alavancar projetos, até mesmo, aprimorar os processos utilizados cotidianamente pela equipe. Sendo assim, confira as transformações geradas por essa competência: 

Aumento nos ganhos corporativos: conforme um levantamento do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o núcleo criativo gera um Produto Interno Bruto (PIB) equivalente a R$ 110 bilhões, ou 2,7% do total produzido no país. Ao considerar a execução de toda a cadeia, a cifra chega a R$ 735 bilhões – ou o equivalente a 18% do PIB nacional.

Não apenas para os lucros empresariais, mas individualmente, colaboradores com esse perfil também tendem a ganhar mais nesse ambiente. A pesquisa State of Create realizada pela Adobe, revelou como essas pessoas têm uma renda 13% maior quando comparada a dos indivíduos não-criativos.

Maiores chances de sucesso: uma coisa no mercado é certa, a competitividade. A partir desse cenário, a busca por inovar e ser diferente entre os demais não pode ser efetuada sem a devida inteligência lúdica. Com isso, os envolvidos na companhia conseguem observar em suas próprias dificuldades uma chance de ser melhor nesse ecossistema. 

Melhores níveis de engajamento: o compartilhamento de idéias, o acolhimento das opiniões e consideração desses tópicos, cria no time a sensação de pertencimento. Isso mostra como a participação dos profissionais na corporação pode fazer a diferença. Logo, essas medidas contribuem para aumentar os níveis de engajamento. 

Em suma, os nomes com um grupo de funcionários empenhados sofrem impactos positivos nos negócios em todas as áreas. Conforme a Gallup, elas tendem a ser 17% mais produtivas e possuir 41% menos absenteísmo, ou seja, mantém a equipe completa, sem lacunas ou sobrecarregamento nos demais contribuintes. 

O estágio pode colaborar para renovar a atmosfera da criatividade nas organizações

O ato educativo escolar supervisionado, mas comumente reconhecido por estágio, tem como principal objetivo, colocar os indivíduos em início da carreira em contato com uma rotina laboral referente a sua área de estudo. Assim, os principais perfis elencados para a posição, são os estudantes sem uma vivência anterior no mercado. Isso porque de acordo com a própria lei n° 11.788/2008, podem participar da modalidade, apenas pessoas regularmente matriculadas em uma instituição de ensino, seja ela do nível médio, técnico ou superior e a partir dos 16 anos de idade. 

Em suma, a circunstância de aprendizagem, coloca a curiosidade, a vontade de agir e aplicar os conceitos vistos na sala de aula, em ação. Logo, essa atitude de proatividade consegue influenciar os demais da equipe para ensiná-lo, assim como observar os processos e, logicamente, acatar as novas ideias sugeridas pelo talento. Portanto, acrescentar essa energia ao quadro proporciona um ambiente renovado e sempre disposto a construir um meio laboral qualificado. 

Confira as dicas do especialista de como estimular esse quesito em sua companhia 

Com esse panorama sobre a relevância da skill é impossível não deixá-la de fora dos costumes empresariais. No entanto, nada muda do dia para a noite, porém, algumas orientações podem ajudar com o ponta pé inicial! Portanto, confira as cinco dicas de Vitor Silverio, Gerente Sênior de Parcerias Estratégicas da Robert Half, de como estimular a criatividade no ambiente de trabalho:

1) Invista em “lifelong learning”: estude constantemente, incremente a sua qualificação e mantenha-se atualizado com relação às transformações e novas tendências do mercado;

Para te ajudar nessa missão, o Nube mantém uma coluna semanal repleta de dicas com cursos profissionalizantes gratuitos! Entre em nosso site e confira as opções a fim de melhorar o seu desempenho na companhia. 

2) Seja colaborativo com colegas de equipe: aproveite as oportunidades de trabalho em grupo para compartilhar propostas, obter feedbacks e insights;

A comunicação é indispensável para estimular o pensamento. Além disso, é uma ótima oportunidade para conhecer outros profissionais e aprimorar a sua rede de contatos. Afinal, o networking é um quesito indispensável no meio corporativo. 

3) Fomente a curiosidade: não tenha receio de questionar o status quo, pois somente assim é possível encontrar novas perspectivas e soluções para os desafios do caminho; 

4) Pratique a experimentação e explore fontes de inspiração: teste idéias diferentes ou novos processos para entender quais recursos funcionam ou não, além de buscar inspiração em outros canais, como livros, filmes, séries, podcasts e músicas; 

5) Permita-se falhar: tenha em mente como o revés é parte natural do processo de inovação, portanto desenvolver a capacidade de aprender com os próprios erros é essencial.

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

Tem novidade na área! A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!

Porém não espere a data chegar! Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

Para encontrar as mentes mais criativas, conte com o Nube! 

 

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete