Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
adapte-se-com-rapidez-a-novos-cargos

Adapte-se com rapidez a novos cargos 

Notícia | 26/04/2023

Pedro Fagundes

Você se considera preparado para trocar de cargo ou companhia, a qualquer momento? Segundo pesquisa do LinkedIn, com mais de mil entrevistados, aproximadamente 50% dos brasileiros cogitam mudar de emprego neste ano. No entanto, o mais surpreendente está ao considerar apenas os profissionais entre 16 e 24 anos. Para essa faixa etária, a porcentagem sobe para 61%. A tendência de movimentação e fluidez no mercado de trabalho revela a necessidade de se agarrar em novas competências. A versatilidade, adaptabilidade e agilidade, por exemplo, caem como uma luva para esse período marcado pela rotatividade. Quer descobrir como desenvolver essas habilidades, a fim de abraçar o ritmo? Acompanhe a matéria a seguir e confira!

 

Panorama da rotatividade laboral

Em linha com o tema, o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) conduziu uma pesquisa, com 27.827 estudantes, a fim de identificar as preferências desse público – predominantemente jovem. De acordo com o agente de integração, 39,21% dos entrevistados com certeza transitaram de carreira, caso recebessem uma boa proposta. Já 27,84%, consideram a transição como uma maneira de renovar seu ambiente profissional. Esse fenômeno destaca a importância dos trabalhadores introduzirem a flexibilidade como parte integrante de seu repertório. Apresentar soft skills, nesse cenário, prova-se relevante, pois o domínio dessas competências agrega e produz ambientes confiáveis, com segurança psicológica e resiliência. Além de lidar melhor com circunstâncias de crise”, pontua a head de pessoas da CBYK, Juliana Dimário.

A aceleração no ciclo de rotatividade de trabalhadores tem tornado as habilidades profissionais cada vez mais imediatistas. Não há tempo para aguardar, interromper atividades ou se ajustar a um novo funcionário. Isso vale para os dois lados da moeda, pois a pressão de quem recebe equipara-se à demandada ao ingressante. As semanas para se adaptar ao desconhecido e suas responsabilidades reduziram-se para dias. No mundo digital, é preciso trocar a roda da bicicleta enquanto se pedala. “Fica claro, portanto, como as corporações precisam praticar a escuta ativa. A partir disso, compreende-se os melhores métodos de capacitação e os estilos de labuta melhor condizentes com a rotina”, explica o senior channel manager da Adobe no Brasil, Eduardo Jordão.

A era dos longos períodos de adaptação chegou ao fim. Agora, tanto quem contrata quanto o recém-chegado precisam fazer um esforço maior para se adaptar rapidamente. A integração, em qualquer novo estabelecimento, é sempre difícil. Encarar um ecossistema desconhecido, outras pessoas e uma cultura diferente é um grande desafio para quem está iniciando. Com a pandemia, as coisas ficaram ainda mais complicadas. O modelo de home office reduziu o contato humano. Assim, acrescentou barreiras ao processo de adaptação. “Por isso, apostar no aprimoramento de aptidões comportamentais é tão relevante. Essas habilidades trarão mais inteligência emocional, coragem e vulnerabilidade para os desafios enfrentados no expediente”, reforça Juliana.

 

Dicas para conquistar sua posição em um novo estabelecimento

Frente a esse vai e vem intermitente, o Nube separou algumas dicas para você ser introduzido ao seu local de atuação já mais preparado. Veja a lista abaixo com as orientações:

Tenha conhecimento prévio a respeito da nova companhia: mostrar interesse por quem acredita em você é essencial em qualquer situação. Quando você se preocupa em pesquisar e conhecer o local onde passará os próximos meses, expressa respeito e engajamento. Procure aprender um pouco de tudo. Isso tornará mais fácil a adaptação à cultura organizacional. Mergulhe nos detalhes, aprenda sobre a estrutura do empreendimento, conheça os nomes das lideranças, ajuste-se às políticas e permita-se imergir. "Aguce sua curiosidade e vá atrás das pessoas, dos compromissos, problemas e desafios. Quando você entra em uma instituição, é necessário investir tempo para entendê-la. Isso ajudará a impulsionar seu desempenho", destaca Jordão. 

Esteja aberto a aprender: dominar os temas de uma determinada área e esbanjar experiência é ótimo, porém não o bastante para integrar a uma nova equipe. Não à toa, cada lugar tem suas particularidades e processos. Por isso, é essencial deixar o coração e a mente  abertos para a novidade. Um profissional competente é aquele capaz de despir-se de suas crenças e mecanismos prévios para, então, absorver outra rotina. Claro, habilidades jamais deverão ser descartadas. Porém, mostrar-se pronto para se renovar é chave. Para isso, faça perguntas, esclareça todas as suas dúvidas e evolua.

Domine a sua função: aterrizar em um ramo de atuação incógnito pode assustar a qualquer um. Quem altera de curso, por exemplo, pode – de um dia para o outro – se despedir de uma seguradora para adentrar em um veículo jornalístico. Por isso, transparecer a evolução do seu know-how para o gestor é fundamental. Dessa forma, você trocará um inspetor por um ótimo professor. O desenvolvimento profissional não vem somente por meio de promoções. Trocar de função também acelera o aprendizado. Dedicação, atitude e curiosidade ajudam a aprender o novo desafio de forma mais veloz. Perguntar, conversar e questionar são uma tríade fantástica para auxiliar na compreensão.

Mostre em 90 dias o porquê da sua contratação: quando selecionado para um cargo, você se torna o solucionador dos problemas visualizados pelo empregador. Integrar uma equipe significa, portanto, ser adequado para resolver os reveses. O processo de seleção visa encontrar a peça faltante no quebra-cabeça, pronta para preencher o vazio e completar a imagem. Por isso, é essencial colocar em prática as mesmas qualidades responsáveis por garantir a conquista da vaga e exibir seu sucesso imediatamente. Não espere resultados a longo prazo. Dance conforme o ritmo acelerado, coloque a mão na massa e aposte nas chamadas vitórias rápidas. Demonstre como sua contratação foi valiosa e se provou  um excelente investimento.

 

Gostou das orientações acerca do tema? Então, atente-se às novidades, coloque em prática o seu valor e, claro, divulgue o conteúdo com os amigos! A hora para alterar a forma como você é visto por quem te contrata dentro do seu meio de atuação é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo, deixe sempre as notificações ligadas e não perca nenhuma novidade.

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!

O Nube incentiva a mudança, fornece orientações e torce pelo seu sucesso!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete