Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
monte-um-curriculo-ideal

Monte um currículo ideal 

Notícia | 24/04/2023

Pedro Fagundes

Você costuma enfrentar dificuldades para avançar na primeira etapa de processos seletivos? Segundo uma pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), com 8.430 estudantes, a maioria dos entrevistados (57,95%) não sabe como tornar o seu currículo mais atrativo. Apesar de pessoas serem contratadas há mais de um século, a dúvida sobre como montar um bom CV persiste. Isso se deve, em parte, à falta de uma cultura de ensino sobre o assunto. A boa notícia é a existência de maneiras de combater essa falha metodológica e dar o pontapé inicial na carreira. Quer descobrir como atualizar o seu repertório com assertividade? Acompanhe a matéria a seguir e confira!

 

Diferença de um currículo bem elaborado

O currículo é o primeiro contato do candidato com a organização contratante. Por isso, funciona como uma vitrine pessoal. A fim de deixar uma imagem positiva, é preciso colocar esforço, mostrando de tudo um pouco, sejam experiências acadêmicas, atividades rotineiras ou, até mesmo, habilidades comportamentais. As chamadas soft skills são cada vez mais valorizadas pelas instituições. Logo, falar sobre si mesmo como pessoa – não apenas como produto – virou elementar. O currículo precisa apresentar quem você é. Quando você investe tempo na conclusão desse conteúdo, ele serve como um roteiro para contar um pouco sobre a sua história. Não existe ninguém melhor além de você mesmo para relatar sua trajetória profissional”, reforça o CEO da Prime Talent Executive Search, David Braga. 

O principal recurso para se tornar – logo de cara – um candidato interessante para um empreendimento é elaborar um documento capaz de refletir suas qualificações e habilidades. No entanto, sem a competência de se vender, o esforço pode se tornar em vão. Infelizmente, ser o candidato mais adequado para o cargo não é o suficiente. Junto a isso, é preciso demonstrar esses atributos ao selecionador. A etapa de envio de perfis é a mais desafiadora em um processo seletivo, pois, muitas vezes, a papelada nem é aberta pelos recrutadores. Portanto, é essencial seguir as regras estabelecidas pela corporação e apresentar o seu melhor para conseguir se destacar no processo.

Ao escrever frases descritivas em uma folha em branco, você orienta quem te lê e cria um mecanismo para se destacar no meio da multidão. Essa simples união de palavras pode torná-lo relevante em uma instituição de forma rápida e eficaz. Portanto, é primordial manter a clareza, objetividade e revisar o texto, bem como informar sua área de atuação e cursos complementares. “Caso haja erros de ortografia, por exemplo, a percepção pode indicar a falta de atenção e qualidade do candidato. Por isso, tenha cautela quanto ao formato e conteúdo. A maneira como ele é escrito revela, inclusive, traços e elementos formadores da sua comunicação”, complementa Braga.

 

Equívocos frequentes

Em um ambiente onde os questionamentos são constantes, a aparição de erros prova-se tão natural quanto a de acertos – especialmente para quem acabou de iniciar a sua jornada. Desconsiderar as conquistas na escola, por exemplo, é um equívoco comum. A sala de aula é um ambiente onde inúmeras aptidões são desenvolvidas, em decorrência do longo período passado pelos discentes, antes de baterem na porta do estágio. Participar de um grêmio estudantil, ser líder de turma, envolver-se com uma empresa júnior e realizar trabalhos extras são apenas alguns exemplos de atividades perfeitas para serem adicionadas às páginas. “Inserir a formação acadêmica é o ideal, a fim do RH compreender suas  experiências”, pontua o CEO da Leo Learning, Richard Vasconcelos.

Para muitos jovens, a percepção do engajamento como um dos atributos mais valorizados na admissão de um colaborador passa, por muitas vezes, despercebida. Isso é um equívoco, pois nessas situações toda experiência é relevante. A frase "mais vale um passarinho na mão a dois voando" prova-se, então, verdadeira. Destacar pequenas realizações pode colocá-lo à frente de alguém com experiências grandiosas, mas não declaradas. Até mesmo habilidades básicas ou intermediárias, como o nível de inglês, devem ser mencionadas. Mesmo uma viagem, seja de turismo ou para fins educacionais, pode ser incluída para agregar valor ao seu currículo.

O esquecimento também é algo visto como proibido – especialmente quando se trata de um evento significativo em sua vida. Isso é válido, inclusive, na fase de entrevistas, onde perguntas sobre situações adversas são frequentes. Muitos alunos omitem realizações por parecem óbvias para eles. No entanto, até o dado mais previsível pode não ser evidente aos entrevistadores. É crucial ser claro e transparente sobre si mesmo. Para isso, procure filtrar e reescrever as informações levantadas. Assim, as ideias são expostas de maneira mais fluida. “Atenda a essas demandas e conquiste o coração do RH. Não à toa, o seu papel é avaliar a capacidade de comunicação e clareza do seu repertório”, acrescenta Vasconcelos.

 

Itens indispensáveis para elaborar um currículo positivo

Em meio a erros bobos e chances perdidas, é crucial orientar os jovens, a fim de potencializar suas tentativas. Para isso, o Nube separou algumas dicas valiosas sobre a elaboração de um currículo de destaque às corporações. Veja a lista abaixo:

Conheça as preferências do mercado: no ambiente de trabalho atual, não há desculpas para a falta de conhecimento. Com a presença cada vez mais forte do mundo digital, uma ampla variedade de cursos gratuitos estão disponíveis na Internet. Portanto, é primordial manter-se atualizado sobre as medidas responsáveis por influenciar o mercado. Entretanto, é necessário ter cuidado com tendências passageiras. Por exemplo, infográficos em currículos estavam em alta recentemente, mas apesar de serem visualmente atraentes, eles podem não atender aos critérios do software ATS, responsável por filtrar palavras-chave.

Não se esqueça do básico: tudo de mais relevante deve estar presente no papel, incluindo o básico. É surpreendente como algumas pessoas esquecem de adicionar seu contato, como telefone ou e-mail. Para equívocos como esse, basta parar e refletir sobre como as pessoas poderão te contatar, sem o fornecimento dessas informações. É preciso ter cuidado ao criar e compartilhar cada vírgula do documento.

Indique a participação em projetos: por último, mas não menos importante, é fundamental valorizar projetos pessoais. Muitas vezes, realizamos atividades fora do horário de ofício e não damos o devido crédito a elas. Iniciar um programa por conta própria, sem solicitação, é uma excelente maneira de impulsionar a carreira. Certifique-se de descrever claramente a operação, seus objetivos, funções e resultados finais, a fim de tornar suas informações mais completas e aumentar as chances de conquistar a vaga dos seus sonhos.

 

Gostou das dicas? Então, olhe para si mesmo, examine-se criticamente e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora para aprimorar o seu CV é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo, deixe sempre as notificações ligadas e não perca nenhuma novidade.

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!

O Nube auxilia nos primeiros passos, constrói carreiras e torce pelo seu sucesso!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete