Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
as-mulheres-estao-conquistando-seu-espaco-no-mercado

As mulheres estão conquistando seu espaço no mercado 

Notícia | 20/04/2023

Rodrigo Barreto

Não é segredo para ninguém a disparidade de gênero no mercado de trabalho no Brasil e no mundo. Apesar desse cenário ter melhorado nos últimos anos, ainda está distante do ideal. Por isso, é fundamental os gestores terem essa consciência e fomentarem a mudança do panorama, desde a contratação de estagiárias até a promoção aos mais altos cargos do organograma. Confira mais sobre essa realidade a seguir!

Apesar da melhora, ainda há um caminho a percorrer

De acordo com levantamento realizado pela EXEC, a média de contratações de mulheres para cargos de liderança em 2022 foi de 32% contra 68% de homens para postos com as mesmas características. Se, por um lado, os números ainda estão longe de serem equilibrados, por outro, o caminho para a equidade vem sendo pavimentado com ações bem mais estruturadas e eficientes.

Para a sócia de leadership advisory da EXEC, Mariana Villalva, as empresas estão fazendo um trabalho bastante forte. “Muito por conta de uma pressão global. Os países mais avançados em temas de D&I acabam desdobrando as ações aqui no país. Consequentemente, outras companhias brasileiras também seguem um caminho interessante na mesma direção”.

Conforme os últimos cálculos feitos pelo Fórum Econômico Mundial, serão necessários 136 anos para o mundo alcançar a igualdade de gênero. Ou seja, é preciso reforçar cada vez mais os debates sobre o assunto, a representatividade e passar esse tema para as próximas gerações.

Segundo a executiva, organizações com salários mais compatíveis têm maior facilidade de ter uma cultura inclusiva. Isso promove bem-estar aos colaboradores, abre espaço para novos talentos e gera melhores resultados. “Com relação à questão da remuneração, ainda é muito difícil falar em equilíbrio. O nosso compromisso é cada vez mais catequizar o mercado dessa necessidade”, afirma.

Para a fundadora do Aladas, movimento voltado ao incentivo à liderança feminina, Daniela Graicar, é preciso enfatizar o papel da sociedade como um todo a fim de mudar essa realidade. “Ter grandes executivas dentro das companhias é um desafio a ser vencido todos os dias”.

Ela complementa destacando a importância de manter esse debate em alta. “Trazer mais visibilidade é uma maneira de reconhecermos o valor de diversificar os pontos de vista no trabalho, além de apoiarmos cada vez mais a quebra de obstáculos dessa trajetória. O caminho ainda é longo, mas estimular a conversa nos ambientes corporativos e fora deles é essencial nessa busca constante para equilibrar a balança”.

As mulheres na trilha do empreendedorismo

Se ter o próprio negócio no Brasil já não é uma tarefa fácil, imagine se destacar entre tantas ideias surgindo a todo momento. Esse é um cenário particularmente difícil para as empreendedoras, pois ainda precisam de jornadas flexíveis para dar conta de tantas responsabilidades.

Muitas acabam indo na direção de abrir o próprio estabelecimento. Atualmente, são quase 30 milhões de empresárias no país, segundo levantamento da Rede Mulher Empreendedora. Metade delas começou por necessidade e 72% são total ou parcialmente independentes financeiramente. ”Tirar um sonho do papel exige colocar em prática habilidades de negociação e estratégia, além de demandar determinação e persistência para seguir adiante. Adquirir conhecimentos e ter referências inspiradoras também ajudam na caminhada, porque mostram como é possível realizar nossos desejos”, declara a CEO e fundadora da Modab, Bruna Havresko.

Pensando nisso, Bruna apostou em três filmes essenciais para quem deseja começar uma trajetória de sucesso. Confira:

Joy: o nome do sucesso:

A produção, estrelada por Jennifer Lawrence, conta a história real de Joy Mangano. Criativa desde a infância, ela inventa o "miracle mop" e revoluciona o setor de limpeza doméstica nos anos 90. O roteiro mostra todo o processo de criação do produto, desde a concepção da ideia, quando ela ainda morava com o filho no porão da casa dos pais, até o momento de conseguir investimentos e distribuidores interessados em seu negócio, tornando-se uma empresária de sucesso.

Julie & Julia:

O enredo se passa na década de 80 e gira em torno de duas personagens, cujas os caminhos se cruzam ao decidirem transformar um hobby em dinheiro, mesmo com quase ninguém acreditando em suas habilidades. Julia experimenta um prato capaz de mudar sua vida e faz ela seguir a carreira gastronômica no auge dos seus 40 anos. Algum tempo mais tarde, Julie se propõe um desafio: fazer as 500 receitas do livro de Julia e postar em seu blog pessoal. Mesmo sem se conhecerem, as duas trocam experiências e uma se torna o apoio da outra. O filme passa por tópicos importantes sobre acreditar em si mesma, ter autoconfiança e coragem para seguir os sonhos.

Coco Antes de Chanel:

A obra é baseada em fatos reais e conta a trajetória da estilista Coco Chanel, criadora de uma das maiores e mais respeitadas grifes do mundo, retratando desde a sua infância pobre até os dias de sucesso. No mundo da moda, suas roupas inspiradas em peças masculinas trouxeram um ar de modernidade para as moças. Ela foi a primeira a fazer calças compridas para o público feminino e também o famoso tailleur, além de inserir o salto alto no cotidiano. Coco causou uma revolução por onde passou.

Quer saber mais sobre os assuntos em alta e largar na frente dos concorrentes por uma vaga de estágio? Em nosso site são publicados conteúdos todos os dias sobre o mundo corporativo. Se você está em busca de um estagiário ou aprendiz para fortalecer ainda mais o seu negócio, entre em contato com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram, TikTok e no LinkedIn. Esperamos você nas redes sociais!

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições!

Conte com o Nube nessa caminhada!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete