Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
guia-do-nube-como-e-o-estagio-na-area-de-t-i

Guia do Nube: como é o estágio na área de T.I. 

Notícia | 19/04/2023

Rodrigo Barreto

Você não faz ideia de como é o estágio em Tecnologia da Informação? Neste post, falaremos a respeito de uma das áreas com maior crescimento pelo mundo. Muitas empresas buscam profissionais capacitados no segmento. O estudante com dúvidas sobre o mercado de trabalho verá agora, com o guia do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), um conteúdo completo para ajudar na procura por uma boa oportunidade para iniciar sua trajetória laboral.

Afinal, como é a área de estágio de Tecnologia da Informação?

O estágio em Tecnologia da Informação possui alta demanda. Os interessados em aprender e aprimorar as técnicas de programação devem se atentar na busca por uma chance para se desenvolver na carreira. Assim, ficarão, portanto, encarregados de trabalhar com manutenções tanto em softwares quanto hardwares de computadores, notebooks, tablets e celulares.

De acordo com os estudos de Fernando José Barbin, Tamio Shimizu, Marly Monteiro e Roque Rabechini, há uma explicação simples no alinhamento dos recursos tecnológicos. Alguns termos são essenciais para a aquisição de ótimos resultados. “De maneira geral, eficiência significa fazer bem as coisas, enquanto eficácia significa tomar as decisões certas”.

Os estudantes perceberão como os dados utilizados pelos pesquisadores do artigo garantirão um aprofundamento geral no tema. O intuito é auxiliar na compreensão do assunto de maneira clara e com riqueza. “Ter a possibilidade de vivenciar na prática o cotidiano corporativo é fundamental para se tornar um funcionário capaz de enfrentar as situações e elaborar inovações”, comenta o gerente de tecnologia da Controladoria Geral da União, João Gabriel Cardoso. O jovem, inclusive, ainda está na graduação, mas após um ano e meio como estagiário, foi contratado como efetivo. Hoje, ocupa um cargo de liderança.

Para a conciliação do cotidiano corporativo com a frequência na sala de aula, a carga horária é limitada em seis horas diárias e 30h semanais. Não é permitido ultrapassar essa quantia prevista na Lei 11.788/2008. Em época de avaliações acadêmicas, a jornada poderá ser reduzida pela metade. No entanto, para isso, é preciso entregar o calendário de provas ao gestor no início do período letivo. Ainda, a concedente tem o direito de descontar essa defasagem no pagamento.

A cada 12 meses em uma mesma corporação, o jovem pode desfrutar de 30 dias de recesso remunerado. É aconselhável combinar esse intervalo com as férias escolares para alcançar um descanso absoluto, passear com familiares e amigos ou até mesmo se dedicar a um projeto pessoal.

Onde atua o estagiário da Tecnologia da Informação?

São diversas alternativas aos estudantes, para trabalhar, ganhar experiência e aplicar o aprendizado teórico da faculdade. Veja as áreas de atuação em T.I:

- Administração de redes:

Exige um conhecimento abrangente da área. Deve manter a função das redes sempre estabilizadas, oferecendo suporte a possíveis clientes ou usuários da corporação.

- Desenvolvimento de sistemas:

Tem a responsabilidade de desenvolver e oferecer excelentes sistemas. Deve promover segurança e suporte. Necessita de sabedoria em boas práticas de programação em diferentes linguagens para a realização do trabalho.

- Administração de banco de dados:

Na área de DBA (Database Administrator), o indivíduo é responsável por gerenciar todo tipo de dado emitido pela corporação, a fim de manter a proteção e organizar as informações.

Qual é a média da bolsa auxílio para o estagiário de Tecnologia da Informação?

De acordo com a Pesquisa Nacional de Bolsa-Auxílio, realizada pelo Nube, em 2022, a média de remuneração para os estudantes de Tecnologia da Informação é de R$ 1.522,12. O valor apresentado pode vir ou não acompanhado de benefícios, dependendo da organização.

Entretanto, não há uma quantia definida por lei e isso varia conforme a companhia. O ideal é oferecer um valor compatível com as atividades a serem exercidas, os requisitos exigidos e o custo de vida no local. Afinal, esse dinheiro, diversas vezes, é utilizado para arcar com os gastos acadêmicos, ajudar nas contas de casa ou até mesmo sustentar uma família. “Nessa esfera, muitos postos são no formato home office. Por isso, também é importante investir em bons equipamentos e treinamentos para se manter sempre atualizado”, acrescenta Cardoso.

O estágio na área de T.I é obrigatório?

Isso varia de acordo com a instituição de ensino, pois possibilita a inserção da prática estudantil em um campo profissional. A vivência no meio de pessoas já formadas e capacitadas em suas funções fará diferença no aprendizado, no comprometimento e na conquista de habilidades técnicas essenciais ao trabalho.

Para a conciliação do cotidiano corporativo com a frequência na sala de aula, a carga horária é limitada em seis horas diárias e 30h semanais. Não é permitido ultrapassar essa quantia prevista na Lei 11.788/2008. Em época de avaliações acadêmicas, a jornada poderá ser reduzida pela metade. No entanto, para isso, é preciso entregar o calendário de provas ao gestor no início do período letivo. Ainda, a concedente tem o direito de descontar essa defasagem no pagamento.

A cada 12 meses em uma mesma corporação, o jovem pode desfrutar de 30 dias de recesso remunerado. É aconselhável combinar esse intervalo com as férias escolares para alcançar um descanso absoluto, passear com familiares e amigos ou até mesmo se dedicar a um projeto pessoal.
Dessa forma, a companhia deve se organizar mediante as exigências da legislação e garantir esse direito aos discentes.

Aproveite e leia também: saiba como impulsionar sua carreira na tecnologia.

É possível conciliar o estágio com a leitura?

A questão da leitura no estágio é essencial, pois se trata do ganho de mais informações úteis. Como sugestão do Nube, há o livro “O Verdadeiro Valor de TI: Como Transformar TI de um Centro de Custos a um Centro de Valor Competitividade”. O intuito de aprender com os livros é anotar informações, marcar pontos-chave considerados vitais e realizar resumos quando necessário.

Confira depois: livros sobre o mercado tech.

Como conseguir um estágio na área de T.I?

Empresas grandes do setor de tecnologia disponibilizam vagas em nosso painel. Conosco, o aluno terá a oportunidade de atuar na área da sua graduação, ganhar experiência e se destacar. O Nube está aqui para ajudar com dicas, guias e apresentar sempre as melhores oportunidades.

Quer saber mais sobre os assuntos em alta e largar na frente dos concorrentes por uma vaga de estágio? Em nosso site são publicados conteúdos todos os dias sobre o mundo corporativo. Se você está em busca de um estagiário ou aprendiz para fortalecer ainda mais o seu negócio, entre em contato com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram, TikTok e no LinkedIn. Esperamos você nas redes sociais!

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições!

Conte com o Nube nessa caminhada!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete