Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
aposte-em-uma-gestao-sustentavel

Aposte em uma gestão sustentável 

Notícia | 19/04/2023

Pedro Fagundes

Você já pensou como a adoção de práticas sustentáveis pode contribuir para criar um ambiente corporativo mais saudável e comprometido com os colaboradores? Embora pareça simples, essa mudança exige iniciativa e engajamento. Pautar-se em requisitos, atualmente definidos pela sigla ESG (governança ambiental, social e corporativa), implica agir de forma consciente e evitar prejuízos futuros. Ao gerenciar um negócio dessa forma, cuida-se de sua equipe – mantendo-a otimista e focada. Segundo uma pesquisa recente, companhias com essas práticas têm uma taxa de rotatividade de funcionários 25% menor, comparada a quem às exclui do cotidiano laboral. Quer saber como promover uma cultura sustentável no seu negócio? Acompanhe a matéria a seguir e confira!

 

Sustentabilidade no mundo dos negócios

Ao transportar o termo "natureza" para um ambiente de escritório, é criada uma identidade mais social e pessoal – capaz de ir além de um dress code elegante. Idealmente, a rotina média já deveria seguir as práticas ecológicas, a fim de garantir um equilíbrio saudável. A pandemia promoveu uma reavaliação da produtividade individual e colocou pontos de interrogação na definição de sucesso. A palavra já não é mais sinônimo de estar sempre ocupado e sem tempo para si. A fundadora da Perfix Consultoria, Joseane Freitas, destaca a necessidade de adotar práticas saudáveis no cotidiano. “Seguir o bem-estar, em vez de se concentrar em uma agenda lotada, é elementar na contemporaneidade”, aponta. 

A fim de incorporar uma mentalidade coerente, é essencial alinhar os valores e a cultura do estabelecimento. Para isso, é indispensável mobilizar a comunicação interna e as equipes, com a missão de revitalizar o seu ecossistema. Com o estabelecimento de uma estratégia organizacional, estruturada nos colaboradores, os vínculos interpessoais são fortalecidos. “O ESG praticado de forma correta consegue alinhar o discurso à prática corporativa. Ou seja, transporta o lema ‘missão, visão e valores’ do imaginário à era da ação. Para isso, deve-se usar a filantropia, ações sociais e os manuais de conduta como plataforma, a fim de enxergar e acreditar nessa metodologia de ofício”, afirma Caroline Palermo, coordenadora do MBA em ESG da Trevisan.

Por meio de reformas alinhadas às tendências contemporâneas, é possível construir uma marca empregadora sólida e atraente – pronta para reter talentos. Hoje, um bom salário e benefícios complementares já não são o suficiente para garantir prestígio no mercado. A fim de atingir essa meta, é preciso reinterpretar o ambiente ocupacional e pensar no outro como pessoa. Conforme Joseane, o olhar sustentável significa encontrar nossos motivos, princípios e ações. A partir disso, pode-se alcançar o bem-estar e a felicidade. “Não sacrifique a vida em função de uma alegria futura, porém aprenda a ser alegre agora. Dessa forma, os pilares do existir são exercidos e nos tornamos mais leves”, ressalta.

 

Metodologias para atingir uma atuação sustentável

De acordo com a especialista, coordenar indivíduos a partir de suas necessidades é elementar para obter uma equipe afinada. É preciso incentivar a honestidade diante de desafios e percalços, além de potencializar as partes fortes de cada membro. Dessa forma, a orquestra poderá tocar com harmonia e entregar resultados de qualidade. No entanto, o papel do gestor é primordial para dar o pontapé inicial. “Caso ele não valorize essa concepção em sua própria vida, dificilmente irá incentivá-la nos demais colaboradores. Portanto, o líder deve se movimentar em busca de uma produtividade edificante para o grupo. Assim, coloca-se em prática a ideia de como o reconhecimento do outro é insubstituível para o sucesso da equipe”, enfatiza.

Com um avanço nessa direção, a instituição deve integrar em seu cotidiano a valorização adequada de seus colaboradores. Esse processo tem o potencial de desenvolver um ecossistema organizacional baseado na confiança. Com a promoção da transparência, as equipes sentem-se mais à vontade e, gradualmente, são tomadas por um clima de incentivo. Assim, é substancial exigir uma comunicação clara e objetiva com todos. Sem essa horizontalidade conversacional, os subordinados tendem a se sentir rebaixados e a temer desafios. Por outro lado, quando as prioridades, objetivos e comportamentos são comuns a todos, a eficiência é agregada, pois os esforços são direcionados para um único ponto.

Todo mundo quer e precisa atingir resultados. “Todavia, a questão não é apenas tê-los, mas sim como alcançá-los. Eles não devem ser obtidos a qualquer custo, especialmente quando interferem no bem-estar e na satisfação", enfatiza Joseane. Ou seja, promover alta performance não deve estar ligado, exclusivamente, aos ideais corporativos predatórios. Pode-se contribuir para esse contexto ao alinhar hábitos com metas e gerar valor agregado às ações realizadas. Com essa abordagem, promove-se o crescimento contínuo dos parceiros e, portanto, do negócio. "Isso gera rendimento. Quando o ambiente instiga o entusiasmo, a concentração se torna uma consequência. Isso não é um gasto, pelo contrário, é um investimento a longo prazo", acrescenta.

 

Como implementar uma cultura sustentável nas empresas

Alterar políticas organizacionais requer mobilização em larga escala e um alinhamento completo com a mentalidade do empreendimento. Para isso, é fundamental desenvolver ferramentas de controle eficientes. Mudanças significativas como essa não ocorrem da noite para o dia. Pelo contrário, são resultado de um extenso encadeamento de funções, debates e convencimento. “O erro é sempre tentar começar pelo departamento de marketing, sem notificar a alta gestão e certificar seu pleno comprometimento com os pilares ESG. Esses movimentos devem começar pela conscientização das ‘cabeças’ e dos colaboradores, seguida por um mapeamento de riscos atrelado aos indicadores de sustentabilidade”, destaca Caroline.

Uma dica valiosa para quem está em posições de serventia é buscar por corporações alinhadas com seus valores. O fit cultural é relevante, afinal, assim como o aspirante escolhe o estabelecimento, o empreendimento também seleciona seus colaboradores. Em vez de esperar a transformação do todo, comece por si mesmo. Defina seus valores inegociáveis e lute por eles. Encontrar entidades com a mesma consciência pode ser difícil, porém é gratificante. Essa atitude tornará suas atividades mais benéficas e produtivas. “Não se esqueça, manter uma metodologia de performance e produtividade construtiva é essencial para aumentar a atração, engajamento e retenção de talentos, além de fortalecer um ambiente ocupacional pró-ativo e inovador”, finaliza Joseane.

 

Gostou das dicas? Então, atente-se a quem está a sua volta, estenda sua mão e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora para aprimorar seu meio de atuação é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo, deixe sempre as notificações ligadas e não perca nenhuma novidade.

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!

O Nube incentiva um cotidiano saudável, fomenta a produtividade e torce pelo seu sucesso!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe