Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
guia-do-nube-como-e-o-estagio-em-engenharia-mecanica

Guia do Nube: como é o estágio em Engenharia Mecânica? 

Notícia | 13/04/2023

Laura Pereira

O estágio em engenharia mecânica é indicado aos estudantes desde o primeiro período, mas principalmente a quem já está avançado nos aprendizados. Isto possibilita colocar os conhecimentos adquiridos em sala de aula em prática e desenvolver um bom trabalho.

Para encontrar a vaga certa na melhor empresa, o aluno deve pesquisar as informações disponíveis em sites confiáveis e seguros, como é o caso do Nube, o Núcleo Brasileiro de Estágios. Confira mais informações sobre a atuação dos estagiários na área lendo esse conteúdo até o final!

Como é a área de estágio para o curso de Engenharia Mecânica?

Ele é desafiado no campo de trabalho e observará os métodos de construção de veículos gerais. É um campo amplo, fornecedor de diversas oportunidades aos estudantes, onde há a possibilidade de escolha da posição de atuação para aprender mais sobre conceitos vistos nas classes.

Aprender na prática ajudará a adquirir novos conhecimentos acerca do curso escolhido e o estágio exigirá atenção e foco. O futuro profissional deve estar ciente da necessidade das empresas têm de adquirir colaboradores bem capacitados e com diferenciais para agregar.

Junto do responsável pelo estágio, o integrante entenderá conceitos específicos sobre a engenharia mecânica de fundição e usinagem apresentados nas aulas teóricas. Assim, esses conteúdos estudados são colocados em ação e tendem a ser desafiadores no início.

É essencial haver a conversa entre o estagiando e o supervisor, a fim de tirar dúvidas, explicar determinados conceitos. O estudante entenderá onde errou e buscará pelas melhorias a fim de fornecer um trabalho de qualidade à empresa contratante.

Como pontua Virgilio Marques dos Santos, doutor, mestre e graduado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e um dos fundadores da FM2S, é preciso focar em um aprendizado constante. “Para uma carreira mais estruturada, precisamos nos reinventar”, comenta. Por isso, é imprescindível ouvir quem tem mais experiência e resgatar boas lições. 

 

O que faz um estagiário de Engenharia Mecânica?

O estudante atuará auxiliando os profissionais em seus respectivos projetos, realizando a pesquisa de fornecedores e fará a compra de componentes solicitados. Neste primeiro momento, o futuro engenheiro observará os estilos de peças mais usadas e buscadas pela empresa, além de entender na prática a diferença entre os equipamentos.

Além disso, fará desenhos de componentes mecânicos exigidos. A área demanda muita atenção do estagiário em todas as tarefas solicitadas nos projetos, a fim de entregar o resultado esperado.

Durante o período de estágio, o participante realizará projetos tanto de veículos quanto de ferramentas e maquinários. Estes processos são supervisionados, portanto, qualquer dúvida surgida durante a experiência, conseguirá saná-las por uma conversa com o supervisor responsável.

Quais os tipos de estágio em Engenharia Mecânica?

Existem dois tipos de estágio em engenharia mecânica, o primeiro é obrigatório e precisará cumprir com a carga horária exigida pela sua instituição. O não-obrigatório é feito conforme a vontade do estudante em querer aprender mais fora do período pela faculdade.

No caso do primeiro, o profissional terá de seguir as recomendações da universidade e seguir uma quantia de horas diárias. Os conhecimentos adquiridos auxiliarão em sala de aula, principalmente durante as atividades teóricas, e proporcionarão uma noção aprimorada de como é o trabalho, deixando de observar de maneira abstrata.

No optativo, pode-se escolher quando fazer a fim de adquirir conhecimento sobre o segmento desejado. Auxiliará a se sair melhor em provas e trabalhos exigidos pelos professores do curso.

É recomendado aos alunos optarem em fazer o estágio livre, por terem oportunidades de enriquecer o currículo e de aprender com profissionais capacitados. Todos devem aproveitar para compreender mais e usar todo o conhecimento adquirido para se tornar um ótimo engenheiro.

Quando começar a procurar um estágio?

Desde o primeiro período, quando ingressei na graduação. Todavia, a partir do momento de exigência na grade curricular, há um período para procura onde se deve analisar as opções para fazer o envio de suas informações. 

É essencial ter mais de duas opções disponíveis em mente, pois não há garantia de ser aprovado logo na primeira entrevista e ser contratado pelo tempo exigido. O universitário deve ficar atento quanto às grades de aulas para não perder o prazo correto e ter dificuldades de achar uma boa companhia. Para ter sucesso, é necessário encontrar por um site capacitado e atualizado com regularidade, como é o Nube. 

Para ler depois: Utilize ao máximo cada hora do seu estágio.

Como é a jornada de trabalho do estagiário de Engenharia Mecânica?

A jornada é de 6h por dia e 30h semanais. Não é permitido ao acadêmico trabalhar além da carga horária estabelecida na Lei 11.788/2008, na qual também os horários compatíveis com a rotina. Ou seja, não devem atrapalhar a grade da universidade e este controle é estabelecido entre empresa e discente contratado.

Este é um cuidado essencial a fim de evitar problemas. Além disso, as organizações devem cumprir com mais exigências além da remuneração, sendo os benefícios dos quais o universitário precisa para trabalhar, como o transporte. Vale lembrar: só é válido em casos de deslocamento até o escritório, home office, por exemplo, não usufrui desse incentivo. 

Entenda também como a Lei de Estágios garante segurança.

Em questão de remuneração, a bolsa auxílio dos estagiários de engenharia está entre as dez melhores, conforme a pesquisa do Nube. Isto é, aproximadamente, 1.700 reais mensais para todos os cursos correlatos em educação superior. 

Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. 

Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma novidade. O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete