Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
guia-do-nube-como-e-o-estagio-em-servico-social

Guia do Nube: como é o estágio em Serviço Social? 

Notícia | 12/04/2023

Rodrigo Barreto

O estágio em Serviço Social costuma gerar muitas dúvidas entre os alunos, pois a maioria não sabe como será a vivência durante essa prática. É normal existir curiosidade e um misto de sensações sobre a área escolhida, como será o campo de atuação, além de incertezas sobre as possibilidades para auxiliar melhor as pessoas durante essa experiência. Se você está cursando essa graduação ou tem esse desejo, continue por aqui, pois vamos esclarecer todos os detalhes.

Afinal, como é a área de estágio para o curso de Serviço Social?

O estágio nessa área exige indivíduos capacitados, afinal, para acompanhar famílias em situações vulneráveis e pessoas em hospitais ao lado de entes queridos é preciso contar com profissionais éticos. Em seu artigo científico, Maiz Ramos, Tatiana Reidel e Fernanda Lazarini apontam para a importância de olhar para essa ferramenta acadêmica: “como possibilidade de constituição de um espaço de pensamento crítico, de intervenção, de investigação e de produção de conhecimento”, bem como “a necessidade de se considerar os processos sociais contraditórios e a dimensão da totalidade”.

Portanto, o aluno colocará em prática toda teoria aprendida com os professores, mas em uma aplicação adaptada à realidade, a qual diferirá das situações vivenciadas na sala de aula. Por se tratar de um ramo exigente de empatia, amor e respeito, é preciso estar preparado para adentrar em diferentes locais, nos quais o graduando não imaginaria estar.

A experiência, a depender da escolha do estudante, terá situações e cenários com necessidade de força psicológica, pois o discente atuará como um verdadeiro profissional. Apesar de desafiador, o ganho de bagagem nas dinâmicas desenvolvidas valerá a pena.

- Acolhimento de pacientes:

Acolher pacientes trata-se dos principais atos atribuídos aos discentes. Assim, eles aprenderão como é o acompanhamento em hospitais para tratamentos diversos, entenderão a sua própria importância nesse processo e como essa atenção muda o panorama. Dentre as atividades mais relevantes, estão:

  • Acolhem pacientes de hospitais perante problemas de direitos;
  • Analisam a situação econômica dos enfermos;
  • Orientam familiares quanto aos direitos daquele indivíduo.

Os estagiários interessados na atuação hospitalar deverão trabalhar em prol da análise situacional, realizar relatórios e observar informações acerca daquela pessoa internada. A compreensão sobre o caso garante propriedade de dados e permite a busca pela resolução do problema apresentado.

- Visitar pessoas de comunidades:

Entender como os cidadãos estão, qual a sua qualidade de vida, as necessidades e se há conhecimento dos direitos próprios. Essas são características cruciais. Usar as fundamentações estudadas em sala de aula farão a diferença. O estudante deverá apresentar dados e falar a respeito do bem-estar garantido constitucionalmente a todos os brasileiros, sendo uma obrigação estatal atender a cada grupo comunitário. É necessário, porém, prestar atenção quanto às práticas adotadas nos diálogos e na própria postura, por não ser permitido a dissociação entre estagiário e um profissional formado.

- Preenchimento de dados:

O controle dos dados é necessário a fim de analisar as demandas, manter a organização e conversar com os superiores para verificar quais os próximos passos. Dialogar com o supervisor ajudará a encontrar métricas a serem adotadas. Além disso, os participantes aprenderão a como lidar com os problemas apresentados por moradores de comunidades, especialmente em estado de vulnerabilidade.

Quantas horas são exigidas para o estágio em Serviço Social?

Serão 30 horas semanais e seis diárias, separadas entre os níveis semestrais. Mediante dados do Conselho Regional de Serviço Social do Rio de Janeiro, o estágio tende a acontecer entre os 2.º e 4.º semestres. As instituições de ensino se responsabilizam em elaborar estratégias para não comprometer a jornada acadêmica. O ideal, no caso, é conversar de imediato com o coordenador do curso para organizar tudo da melhor maneira.

Que tal conferir como procurar as melhores vagas de estágio?

O estágio em Serviço Social é obrigatório?

O ato educativo escolar é obrigatório, pois se trata de uma modalidade sem aulas práticas, mas com a necessidade de exercício no cotidiano. Dessa forma, o estudante colocará à prova a teoria aprendida e irá adquirir mais experiência. Além disso, é proibido o aluno não frequentar a empresa escolhida como campo de atuação. Caso aconteça e não haja avisos das faltas, bem como explicações para justificar o acontecido, o desligamento pode ser feito pela parte contratante.

Confira: como se portar em uma entrevista on-line?

Como conseguir um estágio na área de Serviço Social?

Com o Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), isso fica mais fácil, pois temos parceria com milhares de corporações cadastradas em nosso banco de dados, as quais sempre ofertam oportunidades atualizadas periodicamente. Para encontrar uma vaga no seu perfil, clique aqui. As vagas são para estágio não obrigatório, quando todos os benefícios da lei 11.788/2008 devem ser cumpridos.

Leia também: eu não tenho experiência e agora?

O valor da bolsa-auxílio varia bastante, pois depende da região e do porte da organização. Essa remuneração é essencial, pois faz diferença no dia a dia e pode ser utilizada para arcar com os estudos, ajudar nas contas de casa ou sustentar uma família.
Além disso, possibilita um investimento maior na carreira. Mesmo matriculado em uma universidade, o mercado exigirá sempre a aquisição de mais informações para melhorar a formação.

Quer saber mais sobre os assuntos em alta? Em nosso site são publicados conteúdos todos os dias sobre o mundo corporativo. Se você está em busca de um estagiário ou aprendiz para fortalecer ainda mais o seu negócio, entre em contato com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram, TikTok e no LinkedIn. Esperamos você nas redes sociais!

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições!

Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete