Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
enem-prepare-se-para-o-seu-futuro-profissional

Enem: prepare-se para o seu futuro profissional  

Notícia | 12/04/2023

Larissa Almeida

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já está com as novas datas marcadas, a edição de 2023 está prevista para acontecer nos dias cinco e 12 de novembro. Apesar de parecer distante, aproveitar o tempo é essencial para os estudantes com a intenção de realizá-lo. Afinal, além de uma avaliação geral dos níveis de conhecimento do ensino básico, a prova também é a chance de ingressar em uma universidade. Sendo assim, o seu desempenho conta como um fator crucial para concretizar demais planos, como ingressar em um estágio, por exemplo. Então veja, nesta matéria, como se preparar para esse instante desde já! 

Entenda mais sobre a prova! 

O Enem pode ser considerado um evento na vida dos discentes do terceiro ano do ensino médio de todo o Brasil. O teste acontece desde 1998, sim há 25 anos. Esse instante é considerado como de extrema importância para os “vestibulandos”, pois é uma das principais formas de alcançar a carreira dos sonhos e entrar em uma faculdade. 

Em suma, ele é dividido em dois dias. O primeiro trata da redação, ciências humanas, linguagens e códigos, com 90 questões no total. O segundo, também aplica 90 perguntas sobre ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e as suas tecnologias.

A partir de um bom desempenho na nota final, os candidatos podem se inscrever em programas governamentais, como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), voltado para as oportunidades de curso superior em entidades públicas. O Prouni (Programa Universidade para Todos), o qual tem o intuito de oferecer bolsas estudantis parciais ou integrais em faculdades particulares.

Assim como o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), uma via facilitadora para adiar os gastos dessa vertente. Por fim, os pontos adquiridos são considerados por muitas entidades como uma maneira de conseguir descontos na mensalidade. 

O ensino superior potencializa as oportunidades e experiências corporativas 

Ingressar em uma graduação ou em um curso técnico tem suas vantagens quando se trata de estabelecer uma carreira. Afinal, de acordo com os dados divulgados pela Abmes (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior), um total de 69% dos formados no ensino superior estão empregados após até um ano da colação de grau. A taxa de empregabilidade é a mesma para os recém-formados, independentemente da modalidade do curso – seja presencial ou a distância – e a remuneração média geral é de R$ 3,8 mil.

Outra opção viabilizada por essa participação é o estágio extracurricular. Uma forma de entrar no meio laboral antes mesmo da formação. Além de dar oportunidade exclusiva para alunos, o cargo é projetado para contribuir com a formação acadêmica, acrescentando a prática sobre o conteúdo visto em sala de aula.  Essa posição pode ir além de um contrato pré determinado, pois segundo os dados da Abres (Associação Brasileira de Estágios), de 40% a 60% dos estagiários são efetivados no país. Logo, a iniciativa contribui, diretamente, com o número de graduandos empregados. 

Nunca é cedo demais para se preparar, o futuro está aí! 

O tamanho e a complexidade dessa avaliação, exige do participante uma preparação e dedicação maior. Ou seja, ver uma vídeo aula no dia anterior, de fato, não te fará um destaque. Então, para quem não sabe por onde começar esse planejamento, o especialista do sistema de ensino pH, Diogo D’Ippolito, deixa quatro orientações fundamentais. Confira: 

A melhor performance nos dois dias de prova é possível 

Para os alunos em sua primeira jornada, a melhor dica, de acordo com Diogo, é treinar ao máximo as provas de anos anteriores. Simular os exames antigos – inclusive se colocando em condições similares de tempo, recursos e espaço do instante oficial – traz segurança. Trata-se de uma tática fundamental para entender o perfil das questões (enunciados e alternativas) e buscar as melhores estratégias para resolvê-las.

Novos hábitos devem ser aplicados para se dar bem

Outra indicação é estudar a partir de seus GAPS de aprendizagem. “Como esses estudantes já tiveram um ano de vestibular anterior, é importante fazer uma análise da performance passada. Assim, é possível avaliar os seus pontos fortes e, principalmente, as suas fraquezas. A partir dessa noção, é preciso desenvolver-se de forma direcionada, praticando sobre os  tópicos identificados como de maior dificuldade”, diz ele. 

O foco no erro é outro hábito a ser incentivado. Isso precisa ser visto como uma oportunidade de aprendizagem! “Quando a gente entende o porquê de ter cometido algum equívoco, nos preparamos para transformar essa falha em um acerto no futuro”, afirma o autor do Sistema pH. No longo prazo, essa cultura de priorizar as dificuldades é capaz de trazer resultados surpreendentes!

É essencial estudar com propósito

O estudo não pode ser vazio de significados. Olhar para uma rotina de matérias com propósito para além de “passar de ano” faz toda diferença. Dedicar-se ao conhecimento traz diversas chances profissionais e culturais, realiza sonhos e amplia a visão de mundo.

Métodos de preparação são importantes 

Ao se preparar com o apoio de um material didático estruturado se obtém um diferencial, especialmente, na organização dos temas direcionados ao exame. Como no caso do Sistema pH, por exemplo, pois desde o ensino fundamental as competências e habilidades de cada área do conhecimento são trabalhadas.

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

Tem novidade na área! A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!

Porém não espere a data chegar! Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

O Nube acredita em você para avançar nessa etapa! 

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete