Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
por-que-contratar-quem-nao-tem-experiencia

Por que contratar quem não tem experiência?  

Notícia | 10/04/2023

Larissa Almeida

A experiência profissional é um elemento de destaque no currículo de quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho. No entanto, todos precisam começar essa trajetória de alguma forma e, esse início, não inclui esse tópico no perfil. Sendo assim, os novatos tendem a sofrer certa desvalorização por parte das empresas. Logo, corrigir essa sistemática é essencial para promover um meio corporativo cada vez mais qualificado. Então veja, nesta matéria, as vantagens e alternativas para contratar pessoas sem contato com a área. 

A falta de experiência profissional é uma barreira para muitos jovens iniciarem a sua carreira 

Um levantamento feito pela empresa argentina de pesquisa em tendências Trendsity junto ao McDonald’s, aponta a exigência da vivência anterior como uma dificuldade enfrentada por 77% dos jovens brasileiros no instante de buscar uma vaga compatível. Além desse fator, a falta de oportunidade é elencada por 69% dos entrevistados e a ausência de confiança nas novas gerações foi mencionada por 68%. Esses são os três maiores empecilhos para ingressar no meio empresarial. 

As empresas podem aumentar as oportunidades para esse público com as vagas de jovem aprendiz e estágio

Dar chance para os iniciantes adquirem o conhecimento necessário vai além de uma contratação. Hoje, existem cargos essenciais para promover o aprendizado e deixar os candidatos mais seguros, mesmo sem uma noção prévia do setor. Além disso, para estimular a abertura desses ofícios, existem incentivos fiscais para as entidades adeptas. Confira: 

Jovem aprendiz: o programa de aprendizagem é voltado para admissão de jovens com a idade entre 14 e 24 anos incompletos. Os quais, já podem ter se formado no ensino médio, ou ainda estar finalizando este período, então, basta ter o seu certificado de conclusão ou comprovante de matrícula ativa. O intuito, como já mencionado antes, é inserir a parcela sem prática em uma rotina laboral. Outras informações sobre a sua composição devem ser consultadas na lei n° 10.097/2000.

A partir desse contrato, o indivíduo selecionado desenvolve inúmeras habilidades, como o senso de responsabilidade, comunicação, conhecimento em ferramentas de software, entre outros. Isso porque, a dinâmica prevê, não apenas a contribuição na companhia, mas um dia de formação teórica por uma entidade formadora, como o Instituto Brasileiro de Aprendizagem (Saber). “Muitas vezes é a primeira porta para ingressar nesse ambiente e se desenvolver enquanto trabalhadores. Então, entendemos como essas ações são uma excelente oportunidade de início”, frisa Roberta Teixeira, representante do Saber. 

Estágio: também conhecido como ato educativo escolar supervisionado, o projeto visa acolher o público estudante. Sendo assim, para preencher espaços nesse modelo, o aspirante deve ter de 16 anos adiante e estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino, seja ela do nível médio, técnico ou superior. Assim como no anterior, as especificidades da modalidade devem ser consultadas na própria lei n° 11.788/2008. 

Em suma, o objetivo desse cargo é contribuir com a formação educacional do discente, sendo geralmente, um complemento empírico para as matérias vistas na sala de aula. Logo, ao manter uma equipe de estagiários, é necessário ter um gestor, com a formação acadêmica compatível a da área de desempenho, para supervisionar e auxiliá-los durante a jornada. 

Mesmo sem o conhecimento direcionado, os novatos contribuem de diversas formas com a dinâmica da empresa  

Oferecer essa possibilidade é essencial para quem deseja contribuir com um mundo melhor. Afinal, essas posições têm a capacidade de desenvolver uma mão de obra qualificada para enfrentar as necessidades do mercado, corrigir falhas e superar desafios. Por isso, o estímulo a uma carreira tende a fazer toda a diferença para a sociedade. Para demonstrar ainda mais vantagens de admitir pessoas sem experiência, a gerente de talento, desenvolvimento e experiência do empregado da Verisure Brasil, Cecília Bastos, traz quatro dicas importantes: 

1 – Estão com sede por conhecimento: pessoas no início de sua trajetória laboral estão sedentas por conhecimento e buscam uma oportunidade para demonstrarem o seu valor. Com essa disposição em aprender, oxigenam a equipe com a vontade de “fazer acontecer”.

2 – São caracterizados como profissionais mais abertos: em geral são mais flexíveis e receptivos para diferentes formas de trabalho. Dessa maneira, podem crescer com a cultura organizacional do nome e incorporarem o seu DNA. Isso tudo se estiverem alinhados com seus princípios pessoais.

3 – Devem ter valores compatíveis: a moral e ética são mais relevantes quando comparados com a experiência. Isso porque, ao encontrar compatibilidade entre os valores particulares com as diretrizes da companhia, o cooperador certamente irá se dedicar para aprender as atribuições e se mostrar disponível para as solicitações da marca. 

4 - Nutrem interesse pelo aprendizado: pessoas sem prática buscam por corporações com a cultura de estímulo aos estudos. Ou seja, disponibilizam conteúdos de aprendizado interno e auxiliam no aprimoramento de suas competências, desde técnicas a sociocomportamentais. 

Conte com o Nube para encontrar os melhores talentos 

Para abrir vagas nas opções anteriores, assim como encontrar os melhores perfis para preenchê-las, o Núcleo Brasilerio de Estágios pode ser  aliado da sua organização. Reconhecido como um dos maiores agentes de integração do Brasil, o seu banco de dados alcança várias regiões do país. Assim, não encontra apenas o talento correto, como cuida de toda a parte burocrática da admissão. 

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

Tem novidade na área! A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!

Porém não espere a data chegar! Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

O Nube acredita e promove um futuro melhor para o mercado!

 

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete