Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
guia-do-nube-como-e-o-estagio-em-ciencias-contabeis

Guia do Nube: como é o estágio em Ciências Contábeis? 

Notícia | 07/04/2023

Rodrigo Barreto

A procura por estágio não é um caminho complicado, porém, exigirá do aluno um estudo regular do conteúdo. Quando chegar no processo prático, o estudante deverá conhecer a rotina para auxiliar na resolução de problemas, fiscalizar com mais precisão as atividades e organizar documentos empresariais, para não serem perdidos. Se você pretende seguir esse caminho e não sabe como é a vivência real da profissão, será auxiliado por meio deste guia, com as informações mais pertinentes. Confira!

Como é o estágio na área de contabilidade?

O estágio exige o conhecimento adquirido em classe para preencher dados, notas fiscais e lançar tanto o Imposto de Renda - IR quanto o Imposto sobre Operações Financeiras - IOF da empresa contratante. São informações específicas estudadas e abordadas durante os semestres da faculdade. Elas serão cobradas pela companhia.

Por existirem diferentes áreas, o ideal é escolher a mais próxima da atuação desejada. Sem dúvidas, o discente expandirá seus saberes, da teoria à prática, enquanto se desenvolve como um profissional relevante. No artigo acadêmico de Valneide Cardoso, da Universidade Federal Fluminense - UFF, é dito a respeito da importância do programa, pois o participante aprimora as suas técnicas em um setor competitivo, no qual deve se destacar.

No trecho usado para fortalecer essa compreensão, a autora reafirma a ideia de Scalabrin e Molinari (2014) quanto a essa ferramenta educativa: “importante para o desenvolvimento profissional dos acadêmicos, pois propicia maior tempo de intercâmbio entre a universidade e os espaços de atuação e permitem oportunidades de adquirir experiências práticas, desenvolvimento de competências profissionais e nivelamento para o mercado de trabalho”.

Então, existe um consenso a respeito do aprimoramento das técnicas e melhora das habilidades essenciais, pois isso define o perfil do contador e será o fator diferencial dessa pessoa em relação às demais. A área é bastante concorrida e carece de indivíduos capacitados para manter a corporação em plena organização e com seu balanço financeiro em dia.

Aproveite e leia também: a importância da inteligência emocional no mercado.

O que faz um estagiário na área de contabilidade?

Esse iniciante realizará tarefas referentes às questões monetárias, observará os ganhos e atuará como fiscal para saber se os dados correspondem à realidade ou se há divergências. Ser um exímio observador, excelente em cálculos e bem organizado garantirá sucesso na carreira.

Observará, na prática, como é atuar em organizações e sentirá, no começo, uma pressão para dar sempre o melhor. Porém, ele será supervisionado, então, acima do fator apresentado, devem entregar bons resultados e conversar com o seu superior a fim de saber como podem melhorar.

- Organização de arquivos:

Deve compreender as informações, analisar, pesquisar e observar caso haja divergência. Caberá ao mais novo contratado ler e organizar a papelada conforme o solicitado, mediante observação do supervisor. Nenhum arquivo deve ser misturado, nem tirado da ordem ou modificado sem aviso.

- Fiscalização:

Ficará encarregado pela fiscalização integral para verificar se há ética e integridade empresarial.

Para ler depois: como procurar as melhores vagas de estágio.

O estágio em Ciências Contábeis é obrigatório?

Isso varia de acordo com a instituição de ensino, pois possibilita a inserção da prática estudantil em um campo profissional. A vivência no meio de pessoas já formadas e capacitadas em suas funções fará diferença no aprendizado, no comprometimento e na conquista de habilidades técnicas essenciais ao trabalho.

Para a conciliação do cotidiano corporativo com a frequência na sala de aula, a carga horária é limitada em seis horas diárias e 30h semanais. Não é permitido ultrapassar essa quantia prevista na Lei 11.788/2008. Em época de avaliações acadêmicas, a jornada poderá ser reduzida pela metade. No entanto, para isso, é preciso entregar o calendário de provas ao gestor no início do período letivo. Ainda, a concedente tem o direito de descontar essa defasagem no pagamento.

A cada 12 meses em uma mesma corporação, o jovem pode desfrutar de 30 dias de recesso remunerado. É aconselhável combinar esse intervalo com as férias escolares para alcançar um descanso absoluto, passear com familiares e amigos ou até mesmo se dedicar a um projeto pessoal.
Dessa forma, a companhia deve se organizar mediante as exigências da legislação e garantir esse direito aos discentes.

Quanto ganha em média um estagiário na área de Ciências Contábeis?

De acordo com a Pesquisa Nacional de Bolsa-Auxílio, realizada pelo Nube, em 2022, a média de remuneração para os estudantes de Contabilidade é de R$ 1.248,19. O valor apresentado pode vir ou não acompanhado de benefícios, dependendo da organização.

Entretanto, não há uma quantia definida por lei e isso varia conforme a companhia. O ideal é oferecer um valor conforme as atividades a serem exercidas, os requisitos exigidos e o custo de vida no local. Afinal, esse dinheiro, muitas vezes, é utilizado para arcar com os custos acadêmicos, ajudar nas contas de casa ou até mesmo sustentar uma família.

Além disso, é interessante o acadêmico investir mais na compra de livros para estudar. A leitura enriquece, auxilia no ganho de dados precisos e melhora o vocabulário. Existem muitos materiais próprios. Recomendaremos títulos obrigatórios aos universitários, como:

Com essas sugestões apresentadas ao aluno, fica mais fácil adquirir tanto os modelos citados quanto novas opções. A leitura auxilia a parte prática, garantindo o aprendizado real, como deve ser e os gestores poderão contar com um colaborador empenhado.

Como conseguir um estágio na área de Ciências Contábeis?

O Nube oferece diversas vagas de estágios, todos os dias, para quem está em busca da prática estudantil. É um banco de dados atualizado regularmente, com várias oportunidades, benefícios e vantagens. O essencial é procurar com atenção, ler as informações postas no anúncio e conferir se combina com seus desejos.

A bolsa-auxílio oferecida pelas empresas tende a aumentar o valor, dependendo do nível de conhecimento e experiência. Por esse motivo, é necessário expandir os horizontes da formação, para ser o escolhido pelos recrutadores e obter sucesso na conquista do primeiro estágio.

Quer saber mais sobre os assuntos em alta e largar na frente dos concorrentes por uma vaga de estágio? Em nosso site são publicados conteúdos todos os dias sobre o mundo corporativo. Se você está em busca de um estagiário ou aprendiz para fortalecer ainda mais o seu negócio, entre em contato com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram, TikTok e no LinkedIn. Esperamos você nas redes sociais!

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições!

Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete