Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-as-empresas-devem-atuar-na-tomada-de-decisoes

Como as empresas devem atuar na tomada de decisões? 

Notícia | 05/04/2023

Laura Pereira

Certamente, você sabe da importância de tomar decisões em todas as áreas da vida. Ao analisarmos o contexto e as possibilidades, veremos a todo momento a necessidade de fazer escolhas, desde o momento ao acordarmos até deitarmos a noite.

Ao longo de nossa jornada, também decidimos sobre a nossa faculdade, trabalho e outros fatores cruciais em nossa existência. E quando consideramos a realidade das empresas e corporações, tomar decisões assertivas se torna ainda mais fundamental, pois isso determinará o rumo do negócio.

Ou seja, cada ação coloca em xeque todo o futuro da empresa, dos seus colaboradores e até mesmo do mercado. Esse fator se torna ainda mais intenso quando falamos de uma instituição de expressão nacional ou até mesmo mundial. 

Mas quais os tipos de escolhas imprescindíveis para uma organização? Como o planejamento influencia para definir resoluções e o que fazer para garantir decisões mais assertivas para o futuro? Confira esse conteúdo para entender mais sobre o assunto!

O que é a tomada de decisões dentro das empresas?

As pessoas à frente de uma companhia fazem escolhas constantes e elas trazem impactos e consequências bem duradouras para toda uma equipe.

Toda companhia é uma estrutura complexa com inúmeras pessoas desempenhando funções diferentes. As decisões tomadas são ações da gestão para guiar a corporação para um melhor caminho. Logo, todo passo deve ser muito bem pensado e calculado, considerando os interesses de todos os envolvidos na corporação. 

As decisões tomadas por uma companhia afetam não só a sua realidade, mas conseguem modificar todo o cenário comercial e o segmento no qual ela atua. E fazer escolhas também é relevante para uma empresa crescer sadia e conquistar um novo espaço.

Situações de desperdício em produção, marketing, estratégias de mercado, lançamentos, relacionamento com o público e outras só podem ser resolvidas com uma boa definição das atitudes no rumo do negócio.

Aproveite e leia também sobre como ser um bom gestor?

Como o planejamento é fundamental para tomada de decisões coletivas?

O planejamento é fundamental para tomada de decisões, porque sem um bom plano, uma companhia está fadada não só às dificuldades em realizar ações estratégicas, mas até mesmo de se manter ativa no mercado realizando suas atividades mais corriqueiras.

Para boas escolhas, o gerenciamento deve começar na definição da equipe, a qual estará executando as ações no cotidiano empresarial. Outro fator importante a respeito da gestão são os objetivos a serem atingidos, os quais também influenciarão nas medidas tomadas. 

E é fundamental entender as escolhas para além das estratégias de marketing ou lançamento de um produto. Uma série de resoluções pode ser garantida com um boa coordenação, a qual abarca:

  • Diminuição das perdas e redução do custo;
  • Melhoria nos investimentos;
  • Estratégias a serem implementadas internamente;
  • Modos de como aprofundar sua relação com o público.

É preciso também pontuar o planejamento como fundamental para as definições das dinâmicas internas, as quais podem resultar em diferentes tipos de tomada de decisão. Conheça os diferentes tipos a seguir!

infográfico listando os cinco principais tipos de tomadas de decisões

- Tomada de decisão intuitiva

Esse tipo é baseado especialmente na intuição do time de planejamento. Com base em suas experiências passadas e em toda sua expertise.

- Tomada de decisão com base em valores

Não vem exatamente pelos frutos comerciais a serem gerados, mas, sim, com base em valores pessoais do time e dos seus líderes.

- Tomada de decisão especializada

Quando uma situação com um problema muito específico aparece, esse tipo de tomada de decisão é posta em prática, realizada sob a perspectiva de um profissional especialista responsável por direcionar os rumos dos negócios com base na análise do cenário.

- Tomada de decisão racional

Um arbítrio racional é baseado principalmente em estratégias lógicas. Algo feito em casos concretos, bastante sólidos, os quais podem ser replicados.

- Tomada de decisão colaborativa

A colaboração é a saída para muitos problemas. E a decisão colaborativa toma os pontos de vista diferentes de todos do time de planejamento e setores componentes da empresa como base para determinar a melhor trajetória a ser seguida.

Leia mais: Produza um evento para abrilhantar o seu negócio!

O que considerar na hora de tomar decisões importantes para a empresa?

Essas escolhas também passam por etapas definidas antes de chegar a sua conclusão. Por sua vez, são fundamentais para garantir o resultado mais proveitoso possível, e também para abranger todos os campos, evitando assim falhas e possíveis pontos cegos na estratégia.

A seguir, entenda quais são os passos necessários para tomar uma boa decisão empresarial.

infográfico listando cinco considerações relevantes a serem levadas em conta na tomada de decisões relevantes

1. Os objetivos a serem atingidos com a decisão

Toda decisão visa resolver algum problema, pendência ou levar a companhia para determinado caminho. Tudo isso são metas diferentes a serem atingidas. Portanto, definir qual é o objetivo a ser alcançado é fundamental para atingir a máxima eficácia.

No entanto, definir o objetivo nem sempre é uma tarefa fácil. É necessário um esforço maior para depurar o mais necessário e urgente e e as coisas para serem deixadas de lado momentaneamente ou contingentes.

Analisar quais os sintomas da organização e ter um diagnóstico correto, tudo isso são ações para definir exatamente quais os objetivos serão atingidos com a decisão. Basicamente, é a noção das necessidades para saber onde chegar e analisar o melhor passo até lá.

2. Os impactos causados na organização

Em toda ação sempre há um impacto na organização e não advém necessariamente dos objetivos definidos, muitas vezes, decidir para resolver um problema pode reverberar em toda a instituição e, claro, gerar até mesmo outros problemas.

Por isso, analisar os impactos advindos das escolhas da empresa é essencial para a saúde do negócio. Assim, os gestores devem estar conscientes do cenário com o qual está lidando, quais os limites e o quanto estão dispostos a delimitar, bem como quais as vantagens e os desafios a serem enfrentados ao fazer uma escolha.

3. Os dados atuais da situação-problema

Para uma decisão ser tomada são necessários dados. Quanto mais dados, melhor é, assim uma escolha é tomada com o máximo de ciência a respeito da situação. E, claro, esses dados devem estar sempre necessariamente atrelados à situação ou problema sanado pela decisão.

Para conseguir esses dados é necessário estar bem organizada, com equipes e setores em dia com suas próprias informações. Por isso, integrar diferentes setores e equipes no planejamento é fundamental. Assim, as sentenças são feitas com base em informações de toda marca, desde dados de venda, produção, custos, dados financeiros, entre outros.

4. Os benefícios alcançados a nível organizacional

A especialização em tomada de decisão é algo imprescindível para uma companhia, especialmente aquelas com planejamento de crescer no mercado. Fazer boas escolhas é algo dito como simples, mas exige um nível de comprometimento, autoconhecimento e conhecimento do mercado como um todo.

Os benefícios, no entanto, são inúmeros e bastante variados. Tudo depende do tipo de decisão tomada. Mas desde benefícios internos, como melhorias na produção e na organização, até externos, como ações assertivas no mercado e aprofundamento nas relações com seus clientes.

Investir em uma boa tomada de decisões, por todos esses motivos, é essencial e deve ser feito por praticamente qualquer instituição empresarial. Afinal, essa é uma necessidade do mercado moderno e é exigida para todas as organizações empresariais atualmente.

Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma novidade. O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete