Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
organize-as-suas-financas-e-invista-no-sucesso

Organize as suas finanças e invista no sucesso  

Notícia | 31/03/2023

Larissa Almeida

Ao adentrar o mercado de trabalho, seja por uma vaga de aprendizagem, estágio extracurricular ou demais modalidades de ofício, uma coisa é certa, o acesso aos valores da remuneração. No entanto, o cenário econômico, no Brasil, não se apresenta como um dos mais favoráveis. Logo, o cuidado com os ganhos deve ser redobrado para evitar cair na porcentagem de endividados. Afinal, o consumo também é um hábito presente em nosso comportamento. Então veja, nesta matéria, como cuidar de suas finanças e tornar os seus lucros mais satisfatórios e proveitosos. 

O endividamento da população pode ser resultado da ausência de educação financeira 

Os níveis de endividamento podem gerar um fator comportamental denominado como estresse financeiro. Ele se caracteriza por preocupações excessivas acerca do dinheiro, seja pela ausência ou falta de planejamento com o montante recebido. Um levantamento on-line realizado com mais de dois mil e trezentas pessoas pela Provu, aponta como 93,8% dos respondentes já se sentiram tensos por conta de problemas financeiros. Além disso, mais da metade dos entrevistados (59,8%) afirmam já ter tido  algum problema de saúde devido a essa preocupação. 

A entidade ainda ponderou os motivos responsáveis por desencadear essa situação. As dívidas aparecem como principal razão para 61% dos participantes. As outras causas apontadas são despesas inesperadas (16,9%), desemprego (6,5%), ter sido vítima de um golpe financeiro (3,6%), uma pessoa próxima precisando de dinheiro (3%), não conseguir juntar ou investir (2,9), receber inferiormente (2,6%), investimentos mal planejados (2,1%) e, por fim, o consumo em excesso (1%). 

Para encerrar a investigação, a entidade listou como essa sensação pode ser prontamente corrigida. De acordo com 97% dos pesquisados, uma boa noção e organização monetária podem ajudar a evitar esse estado. Para Marcelo Ramalho, CEO da companhia, gerir as finanças pode parecer simples, mas requer disciplina, método e muita organização. “Embora venha evoluindo, principalmente, com conteúdos na Internet, historicamente a população não tem um forte incentivo à educação financeira. No entanto, reconhecer o problema e buscar informações são fundamentais para gerar mudanças de comportamento, as quais trarão conquistas financeiras no futuro”, alerta. 

O conhecimento financeiro e o controle dos recursos não é um bicho de sete cabeças. Veja as dicas de como se organizar: 

Os ganhos do seu ofício podem ser direcionados para várias áreas, estudos, auxiliar a família, lazer, entre outras coisas. Às vezes, esse total pode não parecer o suficiente, mas como apontado anteriormente, é o resultado da falta de organização. Então, para ajudar nessa missão de colocar as suas notas para trabalharem também, Thaíne Clemente, executiva de estratégias e operações da Simplic, deixa cinco orientações para obter maior controle:

infográfico Organize as suas finanças e invista no sucesso

1- Crie uma planilha

O primeiro passo é criar uma planilha para ter o controle dos gastos mensais. É possível fazer no próprio Excel ou utilizar um modelo pronto on-line. Para quem prefere baixar e imprimir, para anotar no papel, é importante manter o quadro visível, para não esquecer de atualizá-lo. O importante é ter um formato funcional para a pessoa.

2- Organize seus gastos 

Para ter uma visão da entrada e saída de dinheiro, quais são os principais gastos e qual será o saldo para começar o próximo mês, é essencial separar e organizar as contas. É possível dividir por contas fixas, como aluguel, condomínio, mensalidades de escola ou faculdade, água, energia, celular, além de despesas sazonais, como datas comemorativas, presentes, doações, entre outros. 

O planejamento também pode ser organizado por categorias como moradia, alimentação e transporte. É imprescindível projetar também os custos anuais  como IPVA, IPTU e rematrículas, para não ser pego de surpresa. Quanto mais detalhada, melhor o controle. 

3- Preencha a planilha e conheça suas despesas 

Com tudo pronto, é hora de preencher conforme os desembolsos no final do dia ou da semana. Conforme a planilha for complementada, será possível entender a sua situação financeira: quanto dinheiro está entrando e  saindo, para onde vai, quando e quanto foi direcionado para cada coisa. Com esse mapeamento, você pode identificar alguns problemas, como os investimentos sem necessidade ou acima do normal. 

4- Reduza custos e estabeleça limites

Após encarar as outras etapas, agora é a hora de reduzir gastos e estabelecer metas para ter a sua reserva financeira. Essa ação não é fácil e está atrelada a hábitos. Talvez seja necessário repensar algumas ‘necessidades’ e abrir mão de algumas coisas para conseguir economizar. 

Contudo, essa diminuição é relevante para pagar as dívidas, preencher lacunas e montar a sua retenção. Outra indicação é: nunca gaste além do recebido no mês, considere a sua renda e também a situação econômica atual para estabelecer um limite. 

5- Tenha metas para concluir a sua reserva  

Com a organização financeira, entendimento do seu fluxo monetário, economia e limites, é possível retirar um valor delimitado por você todo o mês, sem prejudicar suas contas, para concluir ou até mesmo iniciar o seu acúmulo de acordo com as suas necessidades. Assim como, estar preparado para imprevistos ou emergências. 

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

Tem novidade na área! A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!

Porém não espere a data chegar! Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

Para conquistar uma posição e iniciar a sua independência financeira, conte com o Nube!

 
 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete