Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
guia-do-nube-como-e-o-estagio-na-area-de-psicologia

Guia do Nube: como é o estágio na área de Psicologia? 

Notícia | 31/03/2023

Rodrigo Barreto

O estágio em Psicologia é fundamental para o período de formação acadêmica e construção de um profissional. O estudante desse curso deve ter consciência do quão profunda é sua área de atuação para ser aprendida apenas em sala de aula. Esses indivíduos têm um papel social fundamental. Principalmente após a pandemia de Covid-19, a população passou a dar mais valor às questões emocionais e, consequentemente, aumentou a demanda por sujeitos competentes para atendê-los.

Por isso, também é importante para o discente conhecer todas as possibilidades e ver qual ramificação mais chama a sua atenção. No entanto, muitos se veem perdidos no momento de conseguir uma oportunidade e de entender como funciona o programa. Assim, entenda mais sobre o assunto e, quem sabe, você em breve estará contratando estagiários para o seu negócio. Confira!

Afinal, como é a área de estágio para o curso de Psicologia?

Esse é o período para o aluno aprender na prática como um psicólogo trabalha. A transição serve tanto como uma amostra e treinamento da profissão, como para ampliar os horizontes antes dele escolher sua especialização. O programa tem diversos benefícios e mostra o mais essencial no dia a dia e quais as suas ferramentas mais elementares. A partir do momento da matrícula, o discente já está apto a se candidatar para as vagas e vivenciar o cotidiano da sua futura profissão. Porém, o estagiário não tem autonomia para atuar sozinho, logo ele está sempre acompanhado por alguém mais experiente.

De acordo com a psicóloga Amanda Gordilho, essa experiência possibilita o aprimoramento e o desenvolvimento das habilidades construídas durante o curso. “Além de dar oportunidade ao estudante se enxergar no contexto profissional, incentiva a busca cada vez maior por aprendizado e qualificação. Sem dúvidas, essa etapa é primordial na formação de qualquer indivíduo”.

O estágio é obrigatório no curso de Psicologia?

Como boa parte das esferas da saúde, a prática é obrigatória. O MEC - Ministério da Educação exige pelo menos 210h, distribuídas em mais ou menos seis horas diárias.

Para ler depois: controle sua ansiedade em processos seletivos.

Onde um estudante de Psicologia pode estagiar?

As alternativas vão além da clínica, mas muitos não sabem disso. Confira algumas possibilidades:

  • Escolas;
  • Organizações esportivas;
  • Hospitais;
  • Bancos;
  • Hotéis;
  • Instituições jurídicas;
  • Empresas privadas e públicas;
  • Secretarias públicas de saúde e assistência social;
  • Clínicas em escolas e universidades;
  • Vara da Infância.

Um estudo comprova o espírito, por excelência. Muitos estudantes veem o período como uma forma de encarar o futuro e decidir seu rumo nos próximos anos. Falaremos mais, a seguir, da psicologia aplicada nas áreas relevantes e na obtenção de habilidades úteis para o exercício da profissão.

- Estágio supervisionado em Psicologia Clínica:

Nele, o participante tem todo o esforço voltado para o acolhimento e consulta dos pacientes. É bem concorrido, pois há o contato direto com o público e o desenvolvimento de um dos papéis mais conhecidos.
Escutar, ouvir, analisar o problema, entender o outro e auxiliá-lo em seu caminho para o autoconhecimento e construção de ferramentas emocionais. Em muitas ocasiões, o discente também tem a oportunidade de iniciar tratamentos e administrar recursos da clínica.

- Estágio supervisionado em Psicologia Social:

Outra atuação necessária e importante é a social. Nessa área, o foco é na intervenção em comunidades. São promovidas campanhas em prol da saúde mental, conscientização contra o consumo de álcool e drogas, entre outros.

- Estágio profissionalizante em psicologia organizacional e do Trabalho e Recursos Humanos:

Essencial para promover mais qualidade de vida e saúde mental para os trabalhadores. Esse segmento está aquecido do mercado. Também capacita pessoas e, junto do setor de Recursos Humanos da empresa, treina colaboradores e identifica talentos. Pode selecionar candidatos para cargos na equipe e analisar o perfil dos membros para promoções e outras mudanças de função.

- Estágio em psicologia hospitalar:

Esse cargo ainda está sendo implementado em nosso país, mas já tem uma boa recepção nas regiões onde funciona. O integrante fica em hospitais, dando o suporte para os pacientes em tratamento. O seu papel é trazer calma ao público, estar à disposição para atender possíveis surtos e ouvi-los.
Também existem dramas constantes e comuns, como lidar com um diagnóstico difícil, um acidente ou mesmo a perda de um familiar. Para todos esses dramas, o acolhimento especializado é determinante.

O processo de aprendizagem vai além de apenas estudar conceitos. “Na psicologia, esse processo também envolve relação terapêutica. No estágio, o aluno pode colocar em prática toda teoria aprendida em sala de aula, relacionando cada conceito ao ambiente, tornando a jornada cada vez mais efetiva”, complementa Amanda.

Quanto ganha em média um estagiário de Psicologia?

De acordo com a Pesquisa Nacional de Bolsa-Auxílio, realizada pelo Nube, em 2022, o estágio de nível superior para estudantes de Psicologia paga, em média, R$ 1.216,00. Porém, esse valor pode variar de acordo com a região e o patamar de cada companhia. Com isso, o curso ocupa o 23º lugar no ranking de remunerações no país.

Leia também: como procurar as melhores vagas de estágio?

Como encontrar vagas de estágio em Psicologia?

Encontrar a vaga certa em um bom estágio em psicologia pode ser complicado, mas não se preocupe, pois o Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios) pode te ajudar nessa procura!

Somos referência como um dos maiores centros de disponibilização de estágio do Brasil. A instituição tem o prazer de orientar milhares de estudantes para ótimas oportunidades, incluindo entre essas um estágio na área da psicologia. Se você está em busca de uma oportunidade de estágio em Psicologia, visite o painel de vagas do Nube e encontre uma ideal para seu perfil. Com certeza, haverá a posição perfeita para você!

Quer saber mais sobre os assuntos em alta? Em nosso site são publicados conteúdos todos os dias sobre o mundo corporativo. Se você está em busca de um estagiário ou aprendiz para fortalecer ainda mais o seu negócio, entre em contato com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram, TikTok e no LinkedIn. Esperamos você nas redes sociais!

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições!

Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete