Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
quem-pode-fazer-estagio-conheca-todas-as-possibilidades

Quem pode fazer estágio? Conheça todas as possibilidades! 

Notícia | 29/03/2023

Laura Pereira

O complemento da formação por meio da vivência prática é fundamental para os alunos aliarem os saberes teóricos à realidade de sua profissão, mas você já parou e se perguntou: quem pode fazer estágio? O Nube contará a você quais os tipos de públicos com o direito de exercerem a função em sua área e por qual motivo eles podem atuar com esse tipo de contrato. Confira!

Afinal, quem pode fazer estágio?

Não saber quem está apto é muito comum, sobretudo em quem chega agora. Porém, esteja ciente: existe um público específico com o direito a essa ferramenta pedagógica. 

Com o Nube, você sabe quem pode participar da iniciativa e entende o motivo pelo qual boa parte dessas pessoas precisam passar por este processo. Dessa forma, se você tiver de realizá-lo em algum momento, estará ciente da importância de estagiar.

- Estudantes de ensino médio

Quem estuda no ensino médio tem o direito de ser estagiário. A diferença é a não exigência de vínculo com a empresa contratante. Você pode encerrar o contrato sem receber nenhuma multa, um benefício ao estudante, pois garante uma maior liberdade de mudança em caso de não ter se dado bem no local.

Além disso, é válido saber sobre a carga horária para os estagiários do ensino médio, a qual tende a ser de 30 horas semanais. Não é permitido um expediente maior de 6 horas diárias e, caso isso aconteça, deve-se conversar com o setor de departamento pessoal para alertar sobre o ocorrido.

Por qual motivo os alunos de ensino médio devem estagiar?

Eles devem aproveitar a oportunidade para aprender a como se portar no mundo profissional e entender quais perspectivas esperar no futuro, quando forem se candidatar às vagas de emprego. Na prática, ganham maturidade, desenvolvem novas habilidades e, por isso, entram no mercado de trabalho com mais vantagens quando comparado aos outros, justamente, por terem um conhecimento extra sobre o funcionamento de uma companhia.

- Estudantes de graduação

Em determinado período da faculdade será exigido o estágio obrigatório e esses deverão escolher um local específico para colocarem em prática os conhecimentos aprendidos durante as aulas. Geralmente, os alunos aptos para o estágio são graduandos do 4.º ou 6.º semestre, a depender do curso escolhido. Porém, é recomendado procurar pela possibilidade desde a chegada. Afinal, também existe o ato educativo não obrigatório. 

- Alunos de programas de pós-graduação

Já os alunos de pós-graduação têm a oportunidade de passarem pelo processo a fim de adquirir mais experiência na área escolhida. Afinal, apesar da graduação te oferecer a oportunidade de estagiar no ramo escolhido, nem sempre você irá atuar no setor desejado.

Leia mais: a melhor forma para procurar por vagas de estágio.

Quem faz faculdade EAD também pode fazer estágio?

Sim! A dúvida sobre a possibilidade de estágio para quem faz faculdade na modalidade EAD (Educação a Distância) é bem comum e, se esse é o seu caso, pode se tranquilizar. Afinal, os estudantes do ensino à distância também têm o direito de se ocuparem na própria cidade, mesmo o polo educacional estando em outro local. A diferença está nos documentos, pois serão fornecidos de forma on-line, para serem impressos e preenchidos. 

Os estágios obrigatórios para quem atua na licenciatura ocorrem no 4.º ou 5.º período, a depender do curso e universidade, claro. Pode acontecer de ser um período mais tardio, mas o normal é nesses semestres quando o aluno já está preparado, pois adquiriu uma boa experiência teórica. Já o estágio não obrigatório (com pagamento de bolsa auxílio e demais benefícios) pode ser realizado por quaquer curso superior a partir do momento da matrícula na graduação. Ou seja, é uma excelente chance também para quem faz EAD. 

Todo o processo de solicitação é bem simples, basta preencher os documentos disponibilizados e resolver facilmente qualquer dúvida com o tutor responsável. Agora você já sabe, quem faz faculdade EAD pode fazer estágio, mas note, por serem pessoas acostumadas à rotina não presencial, precisarão se adequar a um estilo novo de vida bem mais movimentada, caso façam estágio presencial. 

Aproveite e confira dicas para ser efetivado como estagiário.

Quais são os benefícios do estágio? 

Segundo a Lei de Estágio, nº 11.788/2008, existem vários incentivos e vantagens para quem participa do programa. Além do bolsa-auxílio para os estágios não obrigatórios, também é possível evidenciar o recesso remunerado. A fim de contagem, são 2,5 dias por mês atuando, no total 30 dias de descanso ao ano. 

Ademais, também estão amparados pelo seguro contra acidentes pessoais, válido em todo o território nacional e com uma apólice compatível com o mercado. Ainda, o vale transporte só é necessário quando há deslocamento para o escritório, Em casos de home office, é dispensável, por exemplo. Por fim, vale alimentação, GymPass, plano médico e odontológico, bem como apoio para execução do teletrabalho, com equipamentos eficientes, não são mandatórios pela norma e ficam a cargo da empresa decidir se oferecem. 

Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma novidade. O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete