Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
invista-em-pluralidade-para-a-atuacao

Invista em pluralidade para a atuação 

Notícia | 29/03/2023

Pedro Fagundes

Como a sua companhia costuma lidar com as pautas de diversidade e inclusão? Cada vez mais, políticas de cunho social têm – positivamente – se propagado pelo universo institucional. Dessa forma, quem fixa os pés no desbotado tradicionalismo do passado, perde espaço na atração de talentos. Segundo uma pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios, a qual contou com 25.505 estagiários e jovem aprendizes, 37,69% afirma enxergar – ao menos – uma abertura de diálogo, por parte das empresas. Todavia, o estudo reforça como essa iniciativa é apenas uma semente, com alcance e influência longe do ideal. Quer descobrir como dar um passo adiante e destacar-se como referência no mercado? Acompanhe a matéria a seguir e confira!

 

Quais as dificuldades de promover esses debates

O levantamento revela como os princípios de inclusão ainda permanecem em fase embrionária. De acordo com as informações, 27,01% dos estudantes não enxergam a aderência de todas as corporações nesse esfera. Deixar de compactuar com essa causa e colocá-la em stand by é inadmissível. Trata-se de uma condição básica à vida humana, não uma questão de opinião. “Gênero, sexo, raça, faixa etária, etnia, orientação sexual, crenças religiosas, dentre outras diferenças culturais e sociais, dão sentido à pluralidade. Logo, quando valorizada no ambiente de trabalho, fomenta a motivação dos colaboradores para desenvolver ao máximo o próprio potencial. Isso destaca, inclusive, os seus benefícios às próprias entidades”, expõe o professor universitário de diversidade, Rafael Ávila. 

Uma ação com a finalidade de englobar a todos, deve, portanto, ser abraçada – categoricamente – para cada empreendimento, seja qual for sua área de atuação. A igualdade no meio ocupacional precisa superar o âmbito do “esforço coletivo” e se tornar um pré-requisito. O professor reitera como a diversidade nos estabelecimentos necessita ultrapassar a simples ideia do ”politicamente correto”. Enquanto os empreendimentos seguirem essas políticas, presos ao cabresto, – em uma perseguição autônoma de normas e tendências – o cerne da transformação jamais será atingido. É preciso difundir o raciocínio por trás do gesto. Assim, será possível valorizar o colaborador e multifacetar o ambiente laboral.

Por outro lado, não se pode desconsiderar a existência de barreiras institucionais, responsáveis por atravancar o progresso do movimento. Implementar mudanças em escala organizacional não é uma tarefa fácil. Mover uma única pedra, dentro de um enorme circuito estrutural, necessita de uma boa argumentação, apresentação de dados, politicagem e, claro, esforço. Os cargos mais altos são, em sua maioria, compostos por mentes mais antigas – crescidas em um contexto díspar ao contemporâneo. Essa âncora aos maus costumes do passado envenena esperanças e corta, prematuramente, boas iniciativas. Todavia, as experiências podem provar o contrário. “Além de melhorar a reputação da marca, grupos formados por colaboradores de características variadas podem impactar positivamente nos resultados” aponta Ávila.

 

Promova diversidade no seu negócio

Perante um contexto carente por renovação, é preciso elucidar dúvidas, enumerar benefícios e guiar os estabelecimentos por um caminho certeiro e inclusivo. A questão da heterogeneidade ainda é vista como um impedimento, conceitual e operacional, entre os gestores. Logo, processos são atrasados por – simplesmente – não terem condições de serem executados. A fim de sanar questionamentos e ampliar o debate, é preciso de um "empurrãozinho''. Para isso, as especialistas em gênero e diversidade da Alteritat, Francine Malessa e Mariana da Rosa, em parceria com o Nube, listam algumas dicas para turbinar essas mudanças e propiciar um ambiente pautado na equidade. Veja as recomendações abaixo:

Escute sua equipe: permitir-se ouvir o outro é fundamental. Uma das vantagens correntes ao programa de estágio e aprendizagem é, justamente, a apreensão de novos pontos de vista. Logo, aproveite essa renovação, ponha-se ao lado deles e escute. “Consulte os colaboradores e veja a opinião deles a respeito desses temas. Saiba quais os seus pensamentos sobre a relevância do tópico a ser tratado internamente. A construção de um universo plural e saudável para lidar com esses assuntos deve ter processos horizontais, com trocas de experiências”, ressalta Mariana.

Estude sobre o tema: o cuidado é um fator universal, quando precisa-se abordar questões de forte opinião e impacto. Em certos casos, é quase como aprender uma nova língua. “O letramento sobre o significado de diversidade, marcadores sociais e vieses inconscientes, é o primeiro passo para entender o assunto, quando trata-se de multiplicidade nas empresas. Pode-se falar a partir da perspectiva de gênero, raça, religião, Pessoas com Deficiências (PCDs) ou o público LGBTQIAP+, por exemplo”, explica Francine.

Promova palestras e debates: permanecer em busca de conhecimento é uma máxima para qualquer vírgula da humanidade. Quem abre-se para o novo, sempre estará um capítulo à frente dos demais. Na mesma toada, procure habilitar suas equipes – além de si mesmo – a respeito desse discurso. “Invista em treinamentos e palestras sobre como valorizar a multiplicidade na sua área de ofício. Mostre aos seus pares a relevância de debater esse tema e busque profissionais capacitados para  explicar as principais dúvidas”, reforça Mariana.

Incentive a criação de comitês: procure fornecer as ferramentas necessárias a quem poderá ajudar na transformação do seu negócio. Vozes não são transmitidas sem o palanque para sua propagação. Portanto, dê palco a esses agentes e incentive o progresso. “Mantenha os espaços da empresa abertos e incentive seus funcionários a criarem um comitê de diversidade para tratar desses assuntos. Engaje-se e acompanhe os eventos para uma escuta ativa”, enfatiza Francine.

Introduza no seu cotidiano: inserir um conteúdo na sua rotina é a melhor maneira de absorvê-lo. Para isso, recorra à cultura pop, ao cinema e outras produções. Extrapole o contato laboral com um tema e o estenda ao lazer, por exemplo. “Leia livros, ouça músicas, veja filmes e assista séries com essas temáticas e as indique aos colegas”, finaliza Francine.

 

Gostou das indicações? Então, compreenda as exigências da sociedade, como elas se conectam com as inclinações do mercado e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora de ampliar os horizontes do público e mirar no progresso social é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas. Mantenha seu cadastro atualizado, atenda às nossas ligações e consulte o seu e-mail para não perder nenhuma novidade.

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!

O Nube incentiva a diversidade e inclusão nas empresas e oferece vagas para o seu sucesso!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete