Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
potencialize-sua-imagem-perante-o-mercado

Potencialize sua imagem perante o mercado  

Notícia | 28/03/2023

Pedro Fagundes

Conquistar uma vaga de estágio ou jovem aprendiz é um objetivo comum aos estudantes. No entanto, dar esse passo profissionalizante prova-se um grande desafio. Segundo dados expostos pela Associação Brasileira de Estágios (Abres), dentre os 17,2 milhões de discentes no país, apenas 5,2% (900 mil) conseguem estagiar. A alta disputa pela posição revela a necessidade do educando ir atrás de capacitações e ganhar destaque. Para isso, é recomendável se apoiar em diferentes pilares, como o consumo de literatura, visita de exposições, aplicação em concursos e, claro, dedicação em cursos complementares. A partir da iniciativa, o repertório pessoal será – naturalmente – enriquecido. Quer descobrir como pleitear a posição dos seus sonhos? Acompanhe a matéria a seguir e confira!

 

Requisitos primários

No início de uma carreira, cada atividade endereçada prova-se um desafio ao ingressante. A simples responsabilização por metas e entregas já extrapola as demandas vislumbradas nas salas de aula. Representar uma instituição, com o próprio cunho, impõe carga às costas e engrandece os afazeres. Por isso, correr atrás de demandas prova-se um atributo formador. É, justamente, esse senso de compromisso quem complementa a teoria do ensino e prepara o indivíduo para o mercado. A gerente de gente, gestão e TI da Norsul, Aline Carvalho, defende como o conhecimento acadêmico deve ser convertido em novidade e utilizado no expediente. “A inovação é um conjunto amplo de características a serem desenvolvidas. Assim, ela agrega valor à rotina”, pontua.  

Apesar de sua essencialidade, a constante busca por desafios também pode ser vista como um caminho sinuoso. Essa repentina virada de chave – do lúdico educacional para o concreto labor – não é facilmente absorvida. Há quem apresente resistência à mudança e, assim, isente-se das preocupações. Essa postura é contrária ao objetivo do ato educativo escolar supervisionado, o qual visa introduzir aspirantes ao ecossistema empregatício. Para a psicóloga organizacional, Cláudia Danienne, o estudante precisa se desprender da mentalidade jocosa – resistente às obrigações – e prezar por uma atuação consciente. “Antes de mais nada, o estagiário deve demonstrar vontade de aprender, se desenvolver e seguir sendo um colaborador percebido com importância nos desafios. Então, a ênfase vai para a atitude”, explica. 

Um posicionamento maduro deve estar alinhado a ações prospectivas, por parte do iniciante. Ou seja, é preciso utilizar as vivências e habilidades em prol da corporação. Isso pode ser feito a partir do compartilhamento de ideias, desenvolvimento de soluções e apontamento de críticas – prioritariamente construtivas. As companhias dependem da renovação de sua força de operação, a fim de progredirem no mercado e ganharem notoriedade. Logo, disponha do seu tempo, vista a camisa e prove o seu valor. “A inovação pode estar presente em qualquer atividade de um estabelecimento, desde as áreas mais diretamente ligadas à inovação até aquelas mais tradicionais”, aponta Aline. 

 

Conquiste as companhias com entusiasmo

Costumam dizer como os olhos são as janelas da alma. Na mesma toada, nossos gestos – os quais, enfaticamente, complementam os olhares – são as portas, paredes e telhado de quem somos. Por isso, a forma como demonstra-se a personalidade, reflete na compreensão dos empreendimentos sobre você. Mostrar-se motivado, com a cabeça erguida e a vista atenta, revela interesse e respeito. “A partir desse entendimento, o lecionando poderá trazer ideias de melhoria contínua, de contribuição a favor da potencialização de resultados”, complementa Cláudia. A partir da premissa, o Nube, em parceria com a especialista, sugere sete passos para o colaborador despontar durante o tempo de ofício. Veja a lista abaixo:

Compartilhe suas sugestões: a orientação aqui é aprender a fazer sua humildade conversar com a confiança. Saber ouvir quem possui maior experiência é essencial para evoluir. Porém, o esforço não deve parar por aí. Acredite no seu potencial e seja modesto consigo mesmo. Você pode e deve somar à equipe sempre quando possível.

Demonstre engajamento: quando receber qualquer tarefa ou demanda, por mais simples ou complexa, exprima iniciativa. Acredite, o mais difícil é mover a primeira pedra e iniciar a jornada. Por isso, movimente-se. Realizar as obrigações com vontade – logo quando são acometidas – é crucial para evidenciar o seu interesse.

Seja ético: procure fugir de qualquer tipo de fofoca – isso não acrescentará em nada para a sua profissão. Envolver-se nessas conversas não trará quaisquer benefícios. Pelo contrário, pode invadir a esfera pessoal dos colegas, líderes e equipe. Algo extremamente desagradável para com o outro. Em linhas gerais, não vá atrás de problemas de terceiros .

Evite a procrastinação: nada de ficar preocupado com os horários de pausas, ir embora mais cedo ou faltar sem o compromisso de informar o motivo. Responsabilize-se a suprir as demandas e honre o seu espaço conquistado. Cada hora de estágio pode ser convertida em conhecimento. Por isso, conceda prioridade a elas.

Esteja presente em cada instante: os fones de ouvido, celular, tablet ou televisão podem ser seus piores inimigos. Portanto, nada de selfies, redes sociais, sites indevidos, jogos de futebol e quaisquer outras distrações dentro de seu expediente. A atenção deve sempre estar voltada às demandas e pedidos dos grupos.

Atente-se a sua imagem: não é preciso desfilar à caráter de uma São Paulo Fashion Week. No entanto, procure adequar o estilo de roupa ao seu meio de atuação. Acredite se quiser, o visual faz toda a diferença em um primeiro contato.

Permaneça em constante qualificação: aprender uma segunda língua é cada vez mais essencial no universo ocupacional. Portanto, tenha interesse por idiomas, seja empático, visionário e tente equilibrar habilidades técnicas e comportamentais. Com uma boa mistura entre hard e soft skills o seu currículo estará cada vez melhor qualificado. Você já está no caminho certo.

 

Gostou das indicações? Então, atenda às inclinações da sua esfera, preencha seu repertório com inovação e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora de atuar com engajamento e disposição para transformar é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas. Mantenha seu cadastro atualizado, atenda às nossas ligações e consulte o seu e-mail para não perder nenhuma novidade.

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!

O Nube se orgulha em inserir estudantes no mercado e torce pelo sucesso de todos!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete