Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
orientacoes-para-montar-um-bom-curriculo

Orientações para montar um bom currículo 

Notícia | 27/03/2023

Pedro Fagundes

No decorrer de um processo seletivo, qual etapa você julga a mais desafiadora? Neste momento, muitos apontam o holofote às entrevistas, visto a série de comportamentos e etiquetas necessários para uma avaliação positiva. No entanto, ao dar um passo atrás, percebe-se um outro instante, ainda mais taxativo. O período de envio de currículos é, na verdade, um divisor de águas, responsável por – logo de cara – pré-selecionar somente os candidatos com o perfil alinhado à posição. Segundo uma pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), a qual contou com 8.430 estudantes, 57,95% deles admitem não saber estruturar o seu CV de maneira atraente. Quer descobrir como driblar essa dificuldade? Acompanhe a matéria a seguir e confira!

 

Relevância do envio de currículos 

O curriculum vitae – por via de regra – é o primeiro contato de um candidato com a entidade contratante. Logo, ele funciona como uma espécie de vitrine pessoal para a corporação. Por ser um objeto introdutório, é essencial despejar seu esforço a fim de imprimir uma imagem positiva. Portanto, não poupe características e qualidades. “Exiba suas experiências acadêmicas, conte sobre suas atividades preferidas e, até mesmo, revele sobre seu perfil comportamental. Hoje, as chamadas soft skills são cada vez mais bem vistas pelas corporações. Por isso, fale de si mesmo, não somente como produto, porém como pessoa”, ressalta a especialista em carreira e recolocação da Crossing, Patricia Fáhmy.

Conseguir expressar, no documento, o quanto você pode ser interessante para uma empresa, é o principal recurso a fim de proclamar sua posição de candidato. A chave, portanto, está na arte de vender a si mesmo. Infelizmente, comportar cada um dos atributos necessários para um cargo não é o suficiente. É preciso transmitir esse fato ao papel e mostrar, para o selecionador, como você se encaixa na oportunidade. O envio de perfis é a etapa mais difícil de ser superada dentro de uma seleção. A grande maioria dos ofícios mal chega a ser aberta pelos recrutadores. Desse modo, procure jogar conforme as regras de quem contrata.

Trata-se, portanto, do mecanismo responsável por gritar ao meio quem você é. Ao redigir, na folha em branco, frases como “sou organizado”, “comprometido” e “trabalho bem em equipe”, você delimita as suas características e propaga-as pelo meio. A simples união de signos é capaz de te tornar – de um rabisco a outro – em alguém relevante a uma instituição. “Para tanto, deve-se manter a clareza, revisar o texto e prezar pela objetividade. Além disso, informar sua área de atuação e cursos complementares são itens fundamentais”, ensina o professor de psicologia do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), em Recife, Cleyson Monteiro.

 

Equívocos recorrentes

Por não fazer parte do plano educacional de colégios e universidades, a construção de currículos é cerceada – quase na mesma medida – por erros e acertos. Quando trata-se de um grupo mais jovem, recém introduzido à jornada laboral, os deslizes são amplificados. Dessa forma, enganos, como a desconsideração de feitos na escola, são reproduzidos. “O ambiente de sala de aula é um celeiro, onde inúmeras habilidades são adquiridas. Trata-se do local onde o estudante mais passou tempo em sua vida, até chegar às portas de um estágio. A participação em um grêmio, ter sido eleito o líder da turma e feito trabalhos extras, são apenas alguns exemplos de atividades obrigatórias para se adicionar no CV”, indica Patricia.

Muitas vezes, o educando não compreende como o engajamento – por si só – é um dos atributos mais  valorizados para a admissão de um colaborador. Logo, nessas horas, cada vivência conta. A máxima “vale mais ter um passarinho na mão a dois voando” prova-se verdadeira, pois divulgar pequenas realizações pode superar alguém com grandiosas experiências não contadas. Assim, o esquecimento é outra palavra proibida. Não se recordar de uma realização relevante é inadmissível. Do mesmo modo, omitir informações – à primeira vista – óbvias é um tiro no pé. Deixe claro tudo a seu respeito. “É necessário se atentar, também, para abandonar ao máximo as informações incorretas. A transparência será a responsável por te colocar frente”, pontua Monteiro.

 

Orientações para potencializar o seu currículo

Perante um cenário repleto de oportunidades mal aproveitadas, oferecer uma luz, capaz de guiar a juventude em um caminho de êxito e consciência é fundamental. Para isso, o Nube, em parceria com a especialista da Crossing, separou algumas dicas imperdíveis a fim de elaborar um currículo notável pelas organizações. Veja a lista abaixo:

Não deixe nada de fora: todas as informações devem estar inclusas, até mesmo as mais básicas. Acredite ou não, há quem esqueça de colocar seu e-mail ou telefone na página. Basta parar e refletir: como vão me acessar se eu não deixar nenhuma forma de contato? Tenha cuidado!

Atente-se às inclinações do mercado: perante um contexto imerso no digital, não existem desculpas para estar por fora de algo. Além de ser uma fonte de notícias ilimitada, a Internet comporta uma enormidade de cursos gratuitos. Por isso, mantenha-se atualizado sobre as medidas responsáveis por pautar o mercado. No entanto, evite as modinhas. “Recentemente, houve uma onda muito forte a favor de CVs com infográficos. Todavia, apesar de lindos esteticamente, eles apresentavam dificuldade em passar pelos critérios estabelecidos pelo software ATS, responsável por filtrar palavras chave”, adverte Patricia.

Ressalte a criação de projetos: valorize iniciativas pessoais. Muitas vezes, realizamos atividades além da carga horária e não atribuímos o devido mérito. Tomar atitude e começar algo do zero, sem solicitações, é um pontapé perfeito para se ter na carreira. “A fim de deixar as informações ‘redondinhas’, descreva esse programa, aponte seus objetivos, funções e resultados finais. Assim, você estará mais próximo da vaga dos seus sonhos”, expressa a especialista.

Valorize sua formação acadêmica: principalmente para quem acabou de deixar o colégio, não abandone, jamais, suas experiências vividas durante esse período. Nada é desimportante o bastante. Jornal da escola, auxiliar do professor e orador da turma são algumas possibilidades relevantes para demonstrar o interesse do cidadão.

 

Gostou das indicações? Então, compreenda as demandas inerentes ao mercado, paute o seu currículo nesse esforço e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora de promover a sua imagem institucional com consciência, objetividade e conteúdo é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas. Mantenha seu cadastro atualizado, atenda às nossas ligações e consulte o seu e-mail para não perder nenhuma novidade.

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!

O Nube fornece insumos para o início da carreira e torce pelo seu sucesso!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete