Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
nao-perca-seu-desempenho-no-home-office

Não perca seu desempenho no home office  

Notícia | 27/03/2023

Larissa Almeida

Desempenhar a sua função diretamente de casa é o desejo de muitos indivíduos. Ao mesmo tempo, os modelos contribuição em home office e híbrido tem se expandido e entrado cada vez mais na dinâmica das empresas. Isso porque, existem inúmeras vantagens obtidas a partir deles. Sendo assim, a opção se tornou viável também para as vagas de aprendizagem e estágio. Logo, quem se interessa por elas, deve saber lidar com os novos moldes do mercado. Então veja, nesta matéria, como manter um bom desempenho em seu ofício de qualquer lugar! 

As vagas para contribuir remotamente ou em uma jornada híbrida são as favoritas entre os aspirantes 

A partir da questão: “qual tipo de vaga brilha seus olhos atualmente?”, o próprio Núcleo Brasileiro de Estágios descobriu como as pessoas preferem ingressar no mercado. Ainda temos quem opta por ir presencialmente realizar as suas atribuições (38,35%). O restante da pesquisa alterna entre o trabalho remoto, para atuar apenas em casa (26,35%), o modelo híbrido, com a maioria dos dias no domicílio (21,12%) e, somente, uma menor parcela (14,18%), escolheu ficar mais tempo no escritório e menos em sua residência. Esse favoritismo não ocorre à toa, confira alguns motivos para essa eleição: 

Redução do tempo gasto com o trajeto: principalmente dentro das cidades, como São Paulo, por exemplo, a locomoção de um lugar para o outro durante o “horário comercial” significa encarar pelo menos uma hora para completar o deslocamento. Segundo a pesquisa Mobilidade Urbana 2022, conduzida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo Serviço de Proteção ao Crédito em parceria com o Sebrae, os moradores dos grandes centros no Brasil passam, em média 21, dias por ano no trânsito. 

Ainda de acordo com o mesmo levantamento, do total de entrevistados, 28% levam de 30 minutos a uma hora por dia parados no caminho e 32% demoram de uma a duas horas, para ir a lugares como o trabalho, escola, faculdade ou fazer compras. Apesar de não contar como parte da carga horária, o período dedicado para chegar até a companhia pode ser tão cansativo quanto.

Mais horas para realizar suas tarefas pessoais: quando uma tarefa é otimizada, os minutos restantes abrem espaço para considerar a realização de outras atividades. Sendo assim, o período gasto dentro do ônibus pode ser revertido para a execução de uma profissionalização, o aprendizado de um novo idioma, aprimorar os estudos acadêmicos ou, até mesmo, incluir um instante maior de lazer e a busca por uma rotina mais saudável. 

Afinal, conforme aponta a International Stress Management Association Brasil (Isma-BR), 62% dos brasileiros sofrem com a falta de um período livre. A jornalista Heloísa Aguieiras, coloca esse ponto como essencial para lidar com esses dois âmbitos. "A jornada reduzida e o horário flexível também são facilitadores para conciliar a profissão e a vida pessoal”, diz. 

Aumento das oportunidades empresariais: especialmente para a atuação remota, as chances de conseguir ingressar em uma companhia multinacional, por exemplo, podem aumentar. Essa opção é essencial para quem reside afastado de metrópoles e de onde as sedes das empresas costumam ficar. Logo, a distância deixa de ser um problema para efetuar as candidaturas. Essa medida também tem sido viável para as organizações em busca de um talento para preencher o seu time, pois a condição permite ampliar o raio de procura além da região. 

Flexibilidade: um levantamento da consultoria Mercer indica como 43% dos brasileiros buscam mais flexibilidade em seu ofício, pensando principalmente em modelos de trabalho remoto e híbrido. A partir disso, é possível desempenhar a função de qualquer lugar do mundo e colocar o perfil dentro das nomenclaturas de nômades digitais, anywhere office, entre outros. 

Para quem já está nesse sistema ou pretende ingressar em uma oportunidade desse modo é importante anotar algumas dicas! 

Estar em casa ou em outros ambientes, gera benefícios, mas ao mesmo tempo pode promover distrações. Então, é necessário tomar alguns cuidados e anotar essas dicas para manter um bom desempenho em seu cargo, especialmente para quem está iniciando em uma posição de aprendizado, como se caracteriza o estágio:

Organize a sua rotina: é essencial ponderar seus compromissos e direcionar a sua carga horária para cumpri-los. Assim, é possível visualizar as urgências e executar tudo com ordem de prioridade. Essa ação é simples, mas pode fazer toda a diferença, excluindo a condição de sobrecarregamento, perda nas demandas e nos prazos, também gerando ainda mais produtividade no dia a dia. 

Não dispense ferramentas e aplicativos: em primeiro lugar, ter uma boa conexão de Internet é indispensável para não gerar falhas de comunicação e ficar ausente durante o seu horário. Assim como, ser assertivo na participação das reuniões e garantir a finalização dos serviços solicitados.

Além disso, é fundamental manter o dispositivo utilizado em condições para ser equipado.  “É preciso haver algum tipo de orientação tecnológica mínima para garantir um melhor desempenho e segurança nos aparelhos utilizados na prática”, indica Vinícius Oliverio, especialista em cibersegurança.

Evite distrações: busque manter o ambiente silencioso e arrumado, para não encontrar distrações ao longo da sua jornada. Caso seja possível, tenha um espaço reservado para isso em sua casa, como uma mesa. 

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

Tem novidade na área! A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!

Porém não espere a data chegar! Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

Para encontrar a sua chance, conte conosco!

 
 
 
 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete