Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
exposicoes-que-tal-curtir-uma-programacao-cultural

Exposições: que tal curtir uma programação cultural?  

Notícia | 25/03/2023

Larissa Almeida

Sempre será um bom dia para admirar a arte e toda a sua composição e contexto. As diversas linguagens aplicadas para promover essa vertente trazem, aos olhos, diferentes perspectivas do mundo em expressões únicas. Além de contribuir com a beleza no compartilhamento das coisas, elas impulsionam e desenvolvem a capacidade de análise e, principalmente, de pensamento crítico. Esses aspectos são exercícios essenciais para o aprimoramento pessoal e também profissional. Então, o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) deixa dicas de exposições culturais para visitar nesta semana ou até a data de expiração. Fique até o final da matéria e confira!

Fotógrafos Italianos – No Florescer da Fotografia Brasileira - Centro Cultural do Banco do Brasil (Brasília - DF)

A exposição iniciou a sua programação nesta semana, dia 21, e segue aberta até o começo de junho. Logo, existe um bom período para se planejar e ir conferir essa mostra apresentada pelo Banco do Brasil e a Embaixada da Itália em Brasília, em colaboração com o Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro. 

Ao todo, são 90 fotografias, as quais reúnem registros urbanos até eles sumirem em uma representação da imensidão presente em nossa floresta Amazônica. Os trabalhos utilizados foram feitos entre o fim do século XIX e início do XX por grandes fotógrafos italianos. Essa mistura de culturas resultou em uma produção inédita, com muito cuidado e descobertas. 

Os curadores Joaquim Marçal Ferreira de Andrade e Livia Raponi, selecionaram nove profissionais para compor o espaço com as suas fotos, assim, criando uma diversidade de estilos e representações. Confira os nomes participantes: Luiz Terragno, Camillo Vedani, João Firpo, Ermanno Stradelli, Nicola Parente, Guido Boggiani, Vincenzo Pastore, Virgilio Calegari e Luís Musso.

Ficou interessado em observar mais a beleza brasileira em uma época distante de hoje? Entre no site e garanta o seu ingresso! A entrada é totalmente gratuita. A galeria do CCBB se localiza no SCES, Trecho 2 – Brasília/DF e funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 20h. Aproveite! 

Chico da Silva e o ateliê do Pirambu - Edifício Pina Luz (São Paulo - SP)

Chico da Silva é considerado um artista revolucionário na vertente das obras Cearense a partir de 1940. O trabalho dele é composto pela construção de figuras mitológicas, fabulares, monstros, fantasias e outras imagens. Assim, com 124 peças selecionadas pelo curador Thierry de Freitas, apresenta muita cor, forma e criatividade. 

De acordo com a página da pinacoteca, essa é a primeira exposição com uma captação ampla de seus feitos. Dessa maneira, irá reunir os itens mais importantes de sua trajetória. Além disso, o nome de Chico foi um dos pioneiros, de origem indigena, a alcançar o reconhecimento nacional e internacional. 

Ficou curioso para desvendar os personagens ilustrados? Então garanta já o seu ingresso! O acesso a visitação tem um valor máximo de R$ 20,00, mas conta com a opção de meia entrada! A Pina Luz, novo espaço, se localiza na Praça da Luz, 2, Bom Retiro, São Paulo — SP e funciona de quarta a segunda-feira, das 10h às 18h. Entre na página e confira mais informações

Evandro Teixeira - Chile 1973 - Instituto Moreira Salles (São Paulo - SP) 

As fotografias são também um recurso essencial para compor a compreensão de eventos históricos. Um exemplo disso está nesta exposição, carregada de acontecimentos. A composição fundada por Evandro Teixeira, diz respeito a uma cobertura após o golpe militar de 11 de setembro de 1973, no Chile, como esclarece o próprio título.  

As imagens trazem uma sequência de ocorrências, elas começam ilustrando a morte do poeta chileno Pablo Neruda, em meio ao caos. A documentação capta a passagem da figura pela clínica, seu velório e finaliza com a exposição de seu enterro com grande participação da população. Assim, a peça final, caracteriza a primeira grande manifestação contra o regime do general Augusto Pinochet.

Por fim, a página descreve como a mesclagem entre esse evento, os registros da cidade envolta por militares e a inserção de trabalhos representando o panorama do regime militar no Brasil (1964 e 1968) formaram uma composição essencial. A partir dessa estrutura, a exibição atinge o seu objetivo de esclarecer a importância do fotojornalismo para a liberdade de expressão e testemunho da realidade. 

Ficou interessado em conhecer um pouco mais dos eventos históricos do mundo e do nosso país? Não deixe de conferir essa mostra. A entrada é gratuita! A programação também iniciou esta semana e se encerra apenas no final de julho. O museu se localiza na Avenida Paulista, n° 2424 - São Paulo/SP e funciona de terça-feira a domingo e feriados (exceto segunda) das 10h às 20h. Para captar mais informações, entre no site e confira. 

Água Virtual - Museu da Energia (Itu - SP)

A água é um elemento vital para a nossa sobrevivência, até mesmo, além dos lugares possíveis de detectá-la. Esse é o conceito abordado pela exibição, a denominação do virtual, diz respeito à participação do elemento onde não podemos ver. Ou seja, quando ela é empregada para a produção das coisas utilizadas por nós, diariamente. 

O dia 22 de março é determinado como a data da água, por isso, o Museu da Energia montou essa exposição para demonstrar a importância do recurso hídrico em nosso país. Ao mesmo tempo temos um acesso privilegiado a ele, mas também, somos os maiores responsáveis pelo seu desperdício. 

Portanto, para ganhar um conhecimento maior sobre algo tão presente e essencial em nosso cotidiano, planejar uma visita pode ser uma experiência necessária. A mostra ficará disponível até dezembro. O museu se localiza na Rua Paula Souza, 669 - Centro, Itu e funciona de terça-feira a sábado, das 10h às 17h. A entrada tem o valor máximo de R$ 4,00 reais! Aproveite e confira.

Para acessar mais conteúdos como esse, você encontra todos os finais de semana no blog, matérias repletas de cultura, com eventos abertos à visitação por todo o mundo, livros com temáticas fundamentais à carreira, cursos com conteúdos incríveis e concursos para apostar em seu talento. 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! 

Venha ficar mais perto do Nube, para isso, basta conferir as nossas redes sociais! Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android e IOS, deixe as suas informações, e-mail e telefone sempre atualizadas e ative as notificações, assim as vagas chegam em tempo recorde na tela do seu celular.

O Nube entende a importância do repertório cultural, conte conosco como seu guia nesse aprendizado!

 
 
 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete