Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
carreira-promissora-foque-em-tecnologia-da-informacao

Carreira promissora: foque em tecnologia da informação 

Notícia | 23/03/2023

Laura Pereira

Principalmente impulsionada pela pandemia, a transformação digital alavancou o mercado de Tecnologia da Informação (TI). Nos últimos anos, as empresas enfrentaram enormes desafios e passaram por várias grandes mudanças. Nesse cenário, esses profissionais foram essenciais para dar a volta por cima, estimulando o aumento de resultados e a melhoria de processos. Sendo assim, descubra como essa carreira ganha cada vez mais espaço e se torna indispensável para as corporações de sucesso. 

Como o mercado de tecnologia da informação desponta em 2023? 

Segundo Ricardo Perdigão, diretor da Tecnocomp, há um crescimento evidente. “A área de TI terá um papel fundamental no suporte e otimização dessa nova maneira como pensamos o modelo de negócio. Para 2023, certamente veremos mais inovações em tecnologias disruptivas, como novas aplicações em Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, computação em nuvem, blockchain e protocolos de rede super-rápidos com o 5G”, comenta. 

Entretanto, em um mundo globalmente interconectado, essas inovações não caminham isoladas. Neste ano, as fronteiras estarão conectadas com mais fluidez e a tendência é passarmos cada vez mais tempo conectados. De acordo com um relatório da State of Mobile, o brasileiro passou em média 5,4 horas por dia no celular em 2021. 

Para o especialista, a modernidade revolucionou diversos campos de atuação. “Novas soluções para trabalho aprimorado, híbrido e remoto, tomada de decisões de negócios e automação de cargas de demandas manuais, rotineiras e criativas combinarão essas tecnologias”, observa Perdigão. 

Leia também: entenda mais sobre o mercado de tecnologia. 

O mercado de tecnologia está revolucionando o cotidiano empresarial

Conforme o especialista, os líderes de TI devem olhar além da economia de custos, buscando novas formas de excelência operacional e acelerando ainda mais a adaptação ao universo virtual. “As tendências tecnológicas para 2023 devem estar baseadas em três temas: otimizar, dimensionar e ser pioneiro”, pontua. 

Para explicar, Perdigão ressalta: “as inovações podem ajudar as empresas com desejo de fortalecer a resiliência e a confiança em suas negociações; dimensionar soluções verticais e entrega de produtos; ou, ainda, em serem pioneiras com outras maneiras de engajamento, respostas aceleradas ou oportunidades”, afirma. Nesse sentido, contar com a modernidade é certeza de ter uma vantagem competitiva. 

Outra coisa fundamental para o amanhã das corporações com boa performance é focar nas práticas ESG (Environmental, Social and Governance). “Será a hora de investir em tecnologia sustentável, uma estrutura de soluções para reduzir o consumo de energia e melhorar a eficiência dos serviços de TI; permitindo a sustentabilidade empresarial”. Nesse cenário, a digitalização vem de encontro com a redução do uso de papel e na emissão de gases poluentes, como prega a Assine Bem, startup focada em assinatura digital. 

Conforme o Google Trends, em 2021, o interesse pelo ESG atingiu seu nível mais alto em 16 anos. A procura foi quatro vezes maior se comparada com a média do ano passado e 13 vezes superior em relação a de 2019. “A sustentabilidade será um dos grandes drives dos investimentos em TI”, afirma Perdigão. 

Fique por dentro: o ESG é uma pauta atual nas corporações. 

O mercado de tecnologia da informação é uma ótima opção para construir carreira

Com tamanha expansão e necessidade nos mais diversos setores, essa carreira ganha gradativamente mais visibilidade. Em questão de remuneração, o segmento também desponta. Para cargos mais altos ou com necessidade de um longo período de experiência, o salário mensal pode chegar até 35 mil reais, conforme levantamento realizado pela revista Exame. 

Em 2022, a taxa de desemprego chegou a bater 9,3%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, esse campo vai na contramão dessa questão, com uma alta taxa de vagas. Observando esse cenário, muita gente pensa na possibilidade de migrar de profissão em busca de melhores condições. 

Inclusive, esse é o caso de Giovanna Linda, desenvolvedora front-end há mais de dois anos, quando fez a migração para a área de UI/UX Design. “Gosto muito da área, mas percebi um mercado saturado na função. São muitas oportunidades, porém também tem muita concorrência”, pontua. 

Para ela, o ramo é muito cogitado, porque além de ter centenas de possibilidades, também apresenta a chance de atuar em uma multinacional, na categoria home office. Com todos esses benefícios, muitos trabalhadores procuram maneiras de iniciar sua jornada nessa alternativa. 

Curtiu o assunto? Veja: as crescentes oportunidades na tecnologia. 

Dicas para quem quer transitar de carreira para o mercado de tecnologia

Segundo Bruno Rey, cofundador da Hypersoft, existem algumas dicas fundamentais para quem quer dar esse passo. “O ideal é buscar saber quais são as funções e formações necessárias para a nova área. É preciso ver se há identificação de fato com a nova ocupação e se o seu conhecimento prévio está ou não condizente”, explica.

Também é imprescindível focar em qualificações constantes. “Percebemos um interesse maior por profissionais com mais de um conhecimento e experiência. Até mesmo quando já é sênior em determinada tecnologia e se mostra aberto a aprender uma nova. Toda a bagagem não é perdida e é sempre muito bem-vinda!”, comenta Rey.

Por isso, busque especializações contínuas.  “O mercado de TI é muito aberto para novos especialistas e, desde a colocação júnior, a remuneração se mostra bastante atrativa”, completa. Segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o Brasil tem hoje 12,7 mil organizações com perfil de base. Ou seja, sua oportunidade pode estar aí! 

Aproveite para ler também: invista na carreira de TI para esse novo ano! 

Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma novidade. O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete