Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
descubra-dicas-para-ser-um-bom-lider

Descubra dicas para ser um bom líder 

Notícia | 22/03/2023

Laura Pereira

Uma coisa é certa: um bom líder tem características especiais, tornando-o fundamental dentro de um sistema organizacional. Todavia, esses aspectos precisam ser constantemente exercitados, em busca de uma melhora não só no âmbito profissional, mas pessoal também. Dessa forma, descubra dicas para aprimorar sua liderança e ser mais confiante no dia a dia corporativo! 

Boa liderança não depende de gênero, mas sim das habilidades e competências

Segundo Monique Stony, psicóloga com mais de 15 anos de experiência como executiva de Recursos Humanos em multinacionais, não se deve generalizar ao pensar em coordenação, pois cada um demonstra seu valor de uma forma. “Eu acredito em bons líderes independentemente do gênero. Ou seja, confio em pessoas com visão, planejamento, boa comunicação, poder de escuta ativa, influência, interesse pelo desenvolvimento dos outros, empatia, resiliência, etc”, aponta. 

Conforme uma pesquisa do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), 67% dos 16.951 respondentes consideram um bom líder quem consegue motivar sua equipe. Para 14% ele é responsável por tomar as melhores decisões, enquanto 9% ressaltam a necessidade de ter paciência para conversar com outras pessoas e, por fim, 8% comentam o quanto ser ágil na resolução de problemas é um diferencial. 

Para corroborar, outro levantamento do Nube perguntou: “qual tipo de líder você reprova”, para 7.471 entrevistados. Desse número, 56% criticam aquele coordenador distante, quase nunca presente. Já 20% pontuam quem não reconhece suas próprias conquistas, 17% comentam sobre ser proibitivo e tradicionalista como pontos negativos e 5% negam quem seja imparcial. 

Para a psicóloga, a liderança está muito relacionada com o indivíduo em si e não com o fato de ser homem ou mulher. “Ao longo da minha experiência já vi uma série de situações acontecerem com todos os gêneros. Por conta de uma bagagem histórica e social, as mulheres costumam ter uma maior predisposição a desenvolver características como empatia, escuta ativa, flexibilidade e resiliência”, avalia.

Ao analisar as competências de um bom gestor, o Nube fez um estudo, contando com 19.883 participantes. Para 55% é preciso ser cativante, mas é necessário saber cobrar na medida certa. Enquanto 31% pontuam o quanto é essencial ser exigente, contudo de um modo educado. Para 7% é fundamental ser instigante, porém sempre oferecendo premiações.

Quer saber mais? Leia também: qual o perfil do líder do futuro? 

Quais os mandamentos da liderança para quem quer aprimorar essa habilidade? 

Com tantos dados e índices, fica claro como liderar não é uma tarefa fácil. Para Robson Profeta, consultor de negócios e finanças, é essencial ficar atento. “A maneira como ele se porta vai comunicar e reger como toda a equipe irá enxergar seu trabalho, a empresa e até mesmo o cliente”, afirma. 

Isso porque suas ações e tomadas de decisões influenciam diretamente na cultura organizacional. Por isso, é uma aptidão com necessidade de estudo contínuo. Pensando nisso, Profeta reuniu pontos fundamentais para um capitão de excelência. Confira: 

infográfico com preciosas dicas para uma boa gestão

1) Pratique autoconhecimento: 

Quem nunca viu chefes com atitudes agressivas perante seu time, a fim de demonstrar poder ou, por não saberem reconhecer seus próprios erros, tem o costume de transferir para outros? Parafraseando a frase do templo de Delfoso, Robson afirma: “conhecer a si mesmo é o principal pilar”. Afinal, quem não se entende, não sabe de suas fraquezas, seus medos, suas deficiências e inseguranças. Dessa forma, certamente irá projetar suas fraquezas em terceiros.

2) Foque em ser humanizado: 

É essencial respeitar o outro, principalmente quem te ajuda a construir o cotidiano empresarial e superar os desafios diários. Esse grupo precisa se sentir ouvido e o coordenador deve ter prazer em ajudá-lo, clareando seus pensamentos e impulsionando a entregar sempre os melhores resultados. “Um líder deve ser seguido e não temido”, afirma o consultor.

Veja também: você é um líder completo? 

3) Evite todo tipo de fofoca: 

Bons coordenadores não falam de outrem, mas sim de processos, treinamentos, melhorias e missões. “Um líder de verdade não fomenta assuntos com foco na vida das pessoas, exceto para treiná-las, motivá-las e, no pior dos casos, demiti-las por não se adequarem às necessidades da empresa”, pontua o expert. 

4) Tenha prazer por desenvolver: 

Esse processo de administrar deve vir naturalmente com o desejo de desenvolver a equipe, juntamente com o sentimento de gratidão e propósito. “As promoções e os aumentos salariais são apenas o resultado de um trabalho bem-sucedido, ou seja, o dinheiro não é o objetivo final”, explica Profeta.  

Fique por dentro: um novo estilo de líder no mercado. 

5) Lidere pelo exemplo: 

A história de qualquer gestor reconhecido revela o quanto seus seguidores o admira, acompanhando pelo exemplo e não necessariamente pelos seus discursos. “Como demonstrar o quanto é preciso ter ética no trabalho, se a cadeia hierárquica aceita propina? Como pedir ao liderado inteligência emocional, se o líder grita no ambiente de trabalho? Eles são como filhos, aprenderão pela prática e não pelo falar”, exemplifica.

6) Forme uma equipe com estratégia: 

Construir uma comunidade forte é uma das principais bases dos negócios de sucesso. A regra é clara e simples, com duas variáveis fundamentais: procure por boa conduta e conhecimento técnico. Claro, todos podem ser treinados para desenvolver tais aptidões, mas é essencial já procurar por elas desde o processo seletivo. 

7) Esqueça os culpados: 

Um bom capitão não busca algozes, ou seja, culpados e punições para os problemas, mas sim a solução mais assertiva. É uma tarefa difícil, pois quem comete uma falha se arma emocionalmente. Contudo, o dever de um bom chefe é tranquilizar e lidar com aquela questão da melhor maneira possível. 

Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma novidade. O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco! 

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete