Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
profissoes-em-destaque-para-os-proximos-meses

Profissões em destaque para os próximos meses 

Notícia | 21/03/2023

Carolina Amaral

Com um novo ano, nascem planos e sonhos diferentes. No âmbito empregatício, é fundamental traçar ações com o objetivo de atingir metas, conhecer as posições em alta no mercado e se preparar para as melhores oportunidades, assim sendo, é o momento ideal para ir em busca de conhecimentos e aprimorar a vida profissional ou trocar de carreira.  Cenários econômicos e sociais variados levam a grandes mudanças as quais despontam no perfil do setor trabalhista. Naturalmente, muitas áreas, às vezes sem tanto destaque, surgem para suprir uma demanda e as mais tradicionais se adaptam aos novos tempos. Logo, estar a par dessas atualizações é crucial para atingir o sucesso. Faça isso agora!

 

Setores em alta e o poder de se atualizar constantemente

Um levantamento feito pelo LinkedIn apontou as profissões mais promissoras para 2023. O estudo revela alguns setores crescendo e passando a oferecer mais vagas e oportunidades, como, por exemplo, a segurança da informação nas redes, informática, liderança, experiência de usuário, engenharia de dados, produção de conteúdo e sustentabilidade.  Isso tudo traz consigo alterações no perfil da escolha feita pelos formandos. Atualmente, um aspecto de influência é o propósito, diferentemente de anos atrás, quando a remuneração, a segurança e estabilidade eram os fatores priorizados. “Hoje, as pessoas querem agregar valor à vida dentro de uma organização. Não pensam tanto mais em dinheiro ou no tempo de ocupação da vaga”, observa a psicóloga e professora da FAE Business School, Deise Bautzer.

Logo, a melhor dica é estar sempre em constante aprendizado e procura por sabedoria. “Em uma busca constante pela auto realização, o labutador está sempre diante de novas demandas exigidas, como a atualização das ferramentas tecnológicas, outro idioma e a capacidade de lidar com os desafios e as relações interpessoais, entre habilidades técnicas e comportamentais. O mundo é competitivo, e uma pessoa em uma jornada contínua de aprendizado tem maiores condições de alcançar posições de alta escala na vida profissional e pessoal”, explica Rogério Silva, CEO do Cebrac.

 

Carreiras em destaque para 2023

Com tanta inovação e modernidade, o sujeito corre contra o tempo para alcançar as tendências das mais variadas áreas. A cada ano, algumas se destacam mais, oportunizando uma ascensão aos veteranos e uma carreira promissora aos novatos. O Guia Salarial 2023 da Robert Half, divulgado em setembro de 2022, elaborou uma lista com as oito áreas em alta em 2023, entre elas: engenharia, finanças e contábil, jurídica, mercado financeiro, recursos humanos, seguros, tecnologia e vendas.

Ciente dessas informações, Larissa Marcelino, supervisora de marketing digital do Cebrac, falou um pouco mais sobre sete dessas esferas:

  1. Engenharia: de acordo com o estudo da CNI, mais de 1,2 milhão de pessoas entraram na área entre 2001 e 2011. Com duração de cerca de 5 anos, o curso tem diversas especialidades para se aprofundar, ampliando o campo. 
  2. Finanças e Contábil: pilar indispensável nas empresas, a formação tem como base desenvolver conceitos e atividades cotidianas sobre o mercado financeiro;
     
  3. Jurídica: para atuar é necessário cursar direito. O interessante é dar a chance de lidar com ações indo além da advocacia convencional, como promotor, juiz, delegado, entre outros e poder se especificar mais em medicina, imóveis, contratos, etc;
     
  4. Vendas: caracterizada pela curso de administração, a opção dá um vasto ‘leque’ de ocupações e, conforme a consolidação, pode realizar aprofundamentos;
     
  5. Recursos Humanos: tem como premissa manter seus colaboradores satisfeitos no ambiente laboral, além de fornecer treinamentos e passar a cultura organizacional à frente;
     
  6. Seguros: é necessário se formar no tecnólogo de gestão de seguros e obter certificação oficial da ENS - Escola de Negócios e Seguros;
     
  7. Tecnologia: com a modernização constante é um campo gradativamente mais relevante. Só em 2020, abriram 85 mil novas vagas no setor, crescendo 670%, aponta a Economia Digital.

 

O que move as ondas de tendências profissionais?

As demandas sociais têm relação direta com qual carreira está despontando mais. As necessidades impostas pelas organizações são decisivas para as pessoas refletirem sobre seus sonhos e propósitos. Ter um diploma e saber exercer as questões técnicas não são mais suficientes. “Quando você tem uma sociedade em constante mudança, relacionada às soft skills, a qual dá suporte relacional hoje, é evidente como as ocupações mudam de foco”, ressalta a professora.

Um dos movimentos mais expressivos hoje pode ser visto no mercado da tecnologia, iniciado especialmente com a migração da sociedade da informação para a do conhecimento, acarretando, também, em uma força maior da comunicação e segurança na Internet, com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), segurança, investimentos, etc. “São características da nossa era e esses ofícios vão se fortalecer, outros se adaptar e ainda terão alguns para surgir. São movimentos naturais e esperados”, comenta Deise. 

Tudo isso, segundo ela, tem impacto direto na formação de indivíduos, tanto academicamente como nos aspectos organizacionais. “Há muitas companhias formando, ou complementando o desenvolvimento de pessoas, dentro delas, oferecendo cursos, por exemplo, na tentativa de suprir um gap aparecido muitas vezes. Então as mudanças são visíveis”, observa.

 

Soft skills nunca saem de moda

A busca por competências e habilidades sociocomportamentais passa a ser o mais essencial, não somente nas instituições de ensino, mas também na hora de colocar em prática o aprendido. Para se ter uma ideia, em alguns cargos de níveis altos em grandes corporações, as soft skills tem um valor ainda maior se comparado as hard skills, em um peso de 70% e 30%, respectivamente. “As instituições educacionais, as universidades, devem ser vistas como centros de convivência, trazendo essa realidade para os alunos desde muito jovens. Entender a importância do escopo comportamental assim como o aprendizado técnico, a socialização, os ciclos de convivência, o respeito, a resiliência”, observa a especialista.

 

Gostou do texto? Assista à TV Nube e confira nossas matérias no blog, postadas todos os dias com conteúdos exclusivos. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, TikTok e Youtube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas e os dados atualizados você não perde nada. 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!

O Nube te deixa a par das tendências em questão e confia no seu potencial de alavancar sua jornada profissional!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete