Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
dicas-de-redacao-para-entrevista-de-emprego

Dicas de redação para entrevista de emprego! 

Notícia | 17/03/2023

Rodrigo Barreto

Se deseja ingressar em uma empresa, é indispensável ter uma boa escrita, elencar pontos de forma clara e estratégica para, assim, estruturar corretamente um texto. Nesse sentido, seguir alguns passos podem fazer a diferença na hora de realizar esses testes. Mesmo se ainda não passou por instituições com esse método de avaliação, fique atento, já comece a estudar e confira como se destacar!

Sendo assim, com o intuito de te ajudar a ter um bom desempenho durante a prova, o Nube separou tópicos pertinentes e essenciais. Prossiga na página e veja oito dicas de redação para mandar bem no processo seletivo!

infográfico COMO MANDAR BEM EM UMA REDAÇÃO

1. Escolha um tema atual e relevante:

O primeiro passo é a escolha do assunto a ser abordado, afinal, muitas organizações optam pelo tema livre para avaliar os candidatos. Dessa forma, siga um caminho confortável para você, entretanto, tente focar em: área de atuação, carreira ou até no segmento da empresa, caso conheça muito bem e saiba como abordá-lo.
Evite tópicos polêmicos, como: política, religião e futebol, pois cada um tem seu viés e todos devem ser respeitados. Além disso, pode influenciar na decisão sobre a sua contratação, tanto positivamente quanto negativamente. Se já estiver definido, não fuja da proposta e acrescente as informações mais relevantes.

2. Reflita antes de começar:

Conhecendo o assunto e com o foco desejado em mente, faça um esquema e coloque todos os pensamentos em ordem conforme forem surgindo. Pontos relevantes, casos, escritores e jornalistas: caso você consiga citar ou parafrasear. Com isso conduzido, será mais fácil estruturar o raciocínio.

3. Estruturação definida em partes:

Qualquer texto deve ter um fluxo de conceitos e caminhar em linhas retas; Desse modo, divida-o em: ideia (começo), argumentação (meio) e conclusão (final). Certamente, contará pontos favoráveis por conta dessa estrutura. Para saber qual utilizar em cada um, verifique todos os dados elencados, como citado na dica anterior.

4. Linguagem direta e simples:

Não tente impressionar ninguém com palavras rebuscadas e difíceis. Elas podem comprometer seu desempenho, principalmente se utilizá-las da maneira errada. Quando usar a linguagem mais simples, siga a grafia correta. Nunca abrevie igual é feito em redes sociais, mesmo se o enunciado falar para utilizar um jeito atual.

Confira: está à procura de um estágio ou emprego? Veja dicas!

5. Coerência e coesão:

Esses mecanismos são fundamentais e caminham juntos em qualquer produção. A coesão é a conduta de assegurar a conectividade entre palavras e frases, interligando-as. A coerência é responsável por garantir a ligação lógica entre concepções, para juntas terem a melhor compreensão dos seus sentidos e significados.
Busque enumerar suas propostas com essa fórmula:

sujeito + verbo + complemento

Outro meio interessante é evitar frases muito longas, pois elas trazem confusão à sentença, podendo fazer o seu pensamento perder o foco e ficar embaralhado e sem fluidez. Dê preferência pelas orações menores.

6. Evite jargões e palavras de baixo calão:

Não recorra a gírias e palavrões. Tenha em mente: sua composição passará por uma avaliação e o modo com o qual você se manifesta pela escrita diz muito sobre a sua postura no cotidiano. Pense bem antes de escrever qualquer termo e, se ficar na dúvida, não utilize!

Além disso, evite o uso de metáforas e analogias, afinal, pode resultar em frases muito subjetivas e, pensando em uma produção para uma organização empresarial, é necessário ser mais objetivo na elaboração dos argumentos. Muitas vezes, uma expressão é comum para você, mas os recrutadores não conhecem.

7. Revise:

Ao colocar todos os pontos em ordem, é fundamental realizar uma revisão geral para corrigir as palavras erradas e mudar as ideias mal estruturadas para conduzir o texto de maneira mais fluida e eficaz. Esse é um processo crucial, analisando o estudo realizado pelo Nube sobre como os erros de português afetam o processo seletivo.

Erros gramaticais, falta de interpretação e comunicação afetam diretamente o desempenho. Segundo nossa pesquisa, essas falhas são responsáveis pela reprovação de 83,5% dos estudantes nas tentativas por uma oportunidade de estágio ou aprendizagem. Ou seja, dos 59.776 candidatos avaliados, apenas 9.845 (16,5%) passaram nos critérios de avaliação do domínio da língua. A grande maioria demonstrou conhecimento insuficiente. Em comparação à 2019, houve um aumento de 67% nesse índice.

8. Pratique para aperfeiçoar:

Uma dica extra: para conseguir se sair bem em qualquer processo seletivo, o melhor método é botar a mão na massa. Então, escreva sempre! Tire um tempo em seus dias e faça essa prática, afinal, ela te ajudará a conseguir o tão sonhado emprego!

Leia também: confira cursos incríveis para capacitação!

Por que empresas utilizam redação como meio do processo seletivo?

Esse método é muito utilizado para medir como é o desempenho do indivíduo em diversos aspectos, como:

  • Capacidade de se expressar por meio da escrita;
  • Organização de ideias e argumentação;
  • Atualização sobre os debates da sociedade atualmente;
  • Conhecimento do idioma (gramática).

Algumas firmas têm critérios e pesos diferentes, mas boa parte faz uso desses citados acima. Dessa maneira, fique sempre atento aos erros e utilize de auto revisão a cada parágrafo. Portanto, seguir alguns passos na elaboração textual torna a sua obra muito mais rica e completa em informação. Então, se atente aos mínimos detalhes: faça e refaça se necessário. O treino é um processo fundamental para atingir a excelência.

Leia mais e compreenda como ter mais concentração para ler e escrever!

Quer saber mais sobre os assuntos em alta? Em nosso site são publicados conteúdos todos os dias sobre o mundo corporativo. Se você está em busca de um estagiário ou aprendiz para fortalecer ainda mais o seu negócio, entre em contato com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram, TikTok e no LinkedIn. Esperamos você nas redes sociais!

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete