Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
controle-a-ansiedade-e-tenha-sucesso-nas-entrevistas

Controle a ansiedade e tenha sucesso nas entrevistas  

Notícia | 15/03/2023

Larissa Almeida

Para quem está em busca de uma oportunidade para se inserir no mercado de trabalho, por meio da aprendizagem, estágio ou até mesmo no cargo efetivo receber a seguinte mensagem: “parabéns! O seu currículo foi selecionado para a próxima fase do nosso processo seletivo”, pode gerar um grande alívio. No entanto, após isso, outro desafio se inicia, demonstrar seu potencial de fazer parte de um time. Dentro dessa fase, alguns candidatos apresentam maior dificuldade, porém, não é nenhum bicho de sete cabeças. Então veja, nesta matéria, como vencer os obstáculos e conquistar a sua chance dos sonhos. 

Alguns fatores são constante bloqueio para os candidatos no instante de se apresentar em uma entrevista 

Recentemente, o próprio Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) fez um levantamento em função de descobrir qual é a maior dificuldade dos aspirantes no instante da seleção. A amostra de 21.468 respondentes não tirou os aspectos emocionais do pódio, 41,26% apontaram como maior dificuldade controlar o nervosismo e ansiedade, 26,61% acreditam ser a demonstração do quanto são capazes apenas durante a conversa, 18,61% colocam falar sobre os pontos fortes e fracos. Por fim, 8,04% dizem ter tão pouco tempo para falar tudo de si e somente 5,48%, não conseguem demonstrar o interesse pela vaga. 

A ansiedade não é uma condição citada à toa, pois, conforme apontam os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) o Brasil é o país mais ansioso do mundo (2019) e um dos líderes em casos de depressão. Sendo assim, cenários com determinada pressão e avaliação podem ser gatilhos para trazer esse sentimento e ocasionar bloqueios. Portanto, além de usar técnicas de controle, é necessário buscar ajuda de um especialista, caso o sentimento seja constante. 

Saiba como reduzir os níveis de ansiedade e nervosismo no instante avaliativo

Para tornar o processo mais tranquilo e aumentar as suas chances de alcançar uma nova posição de sucesso, Blenda Oliveira, doutora em psicologia pela PUC-SP, dá cinco dicas essenciais: 

1 - Foque no presente 

Escolha alguma atividade do seu gosto e procure praticá-la antes de ir para a entrevista. Pode ser um exercício físico, ler um livro ou meditar. 

2 - Não alimente  a síndrome do impostor

Que tal focar em seus pontos positivos? Se você estiver preparado para exercer a função, acredite em si mesmo. Logo, esqueça julgamentos excessivos para não gerar baixa estima. Também faça uma lista de todas as suas competências, isso pode ajudar a conseguir a vaga. “Procure mostrar a sua habilidade para aquele cargo oferecido. Caso for uma posição de liderança, fale sobre projetos anteriores. Outras qualidades também contam, como empatia, tech skills, jornadas de trabalho voluntário ou a busca por aprendizado contínuo”, enumera a psicóloga. 

3 - Procure ajuda profissional 

Para quem já faz algum tipo de psicoterapia, converse com o profissional antes da etapa. Fale sobre os motivos geradores da sua apreensão e das experiências anteriores. Dividindo os nossos problemas com um especialista, conseguimos lidar melhor com eles. 

4 - Faça meditação

Meditar e ter um momento de paz, silêncio e relaxamento também ajudam a lidar com a ansiedade. “Esses instantes mais quietos nos auxiliam a resgatar as sensações verdadeiras. Quando nos conhecemos, conseguimos ter mais autoridade para saber quais quesitos são bons profissionalmente ou não para nós”, explica Blenda, também autora do livro “Fazendo as Pazes com a Ansiedade”, publicado pela Editora Nacional. 

5 -  Conheça a empresa e se informe sobre os processos 

Conhecer a empresa e ler sobre ela é uma maneira de se preparar para possíveis perguntas surpresas e, assim, driblar a ansiedade. “Procure informações em redes sociais e na página da própria companhia sobre suas áreas de atuação. Assim você terá mais autoridade e menos insegurança para passar por uma avaliação”, conclui.

Afinal, a entrevista é uma fase tão difícil assim? 

Por ser considerada como uma ocasião crucial para adentrar na corporação desejada, ela é vista com ainda mais complexidade. No entanto, fora da situação avaliativa, é possível concluir como não existe nenhum enigma ou segredo sobre quais atitudes devem ser feitas. Afinal, o recrutador está te conhecendo e ninguém se apresenta melhor quando comparado a você mesmo. Nesse sentido, Bianca Carvalho, assistente jurídica, aconselha manter uma concepção positiva sobre essa etapa. “O maior passo a dar com relação a isso é pensar nela com tranquilidade. Essa atitude, com certeza reduz o peso da cobrança”, compartilha.

Além do conselho de quem já enfrentou essa dinâmica, o Nube deixa quatro orientações para você arrasar nesta etapa: 

  • Não minta sobre as suas habilidades: sempre seja sincero com o selecionador sobre as suas capacitações. Isso porque, caso seja escolhido, a ausência delas pode te prejudicar e gerar insatisfação. Para contornar a situação, demonstre a vontade de aprimorar os quesitos ausentes em breve. 
  • As vivências acadêmicas também contam: nem só a organização é capaz de preparar um profissional. Nesse sentido, relatar os seus projetos acadêmicos pode contar como experiência de gestão, colaboração, criatividade, proatividade entre outras ações. 
  • Não tenha medo de tirar dúvidas: pesquisar sobre a empresa é essencial. No entanto, questionar as dúvidas também é. Isso transmite seu interesse na oportunidade. 

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!

Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

Para encontrar a sua oportunidade, conte com o Nube! 

 
 
 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete