Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
eu-nao-tenho-experiencia-e-agora

Eu não tenho experiência e agora?  

Notícia | 10/03/2023

Larissa Almeida

Iniciar no mercado de trabalho é uma etapa essencial para consolidar a carreira. No entanto, quando se trata dos novatos, ou seja, quem ainda não possui uma experiência anterior em alguma função, o desafio parece ainda maior. Sendo assim, para quem se encontra nesse perfil, existem algumas soluções efetivas a serem consideradas como programa de aprendizagem ou estágio. Então veja, nesta matéria, como conseguir uma vaga nessas classificações é um passo promissor na especialização. 

Faça a busca pelas vagas certas para o seu perfil 

A ausência de conhecimento anterior sobre as funções exigidas para os candidatos pode assustar. Isso pode ser resultado de uma busca ineficaz. Afinal, o seu currículo (CV) não atende os requisitos. Logo, a falta de oportunidade para demonstrar o seu interesse em uma entrevista pode gerar o sentimento de frustração. “Já ouviu a expressão popular ‘pegou o bonde andando e quer sentar na janelinha’? Então, tome muito cuidado, pois existem passos importantes antes de você começar a evoluir com consistência”, aconselha o escritor, Alexandre Slivnik. Nesse sentido, entenda quais alternativas descartam o contato com o meio corporativo como requisito: 

Programa de aprendizagem: esse projeto é obrigatório para a maioria das empresas. Sendo assim, é imprescindível ficar atento a essa chance. Ele é destinado para incluir os jovens no ecossistema empresarial, como a própria nomenclatura sugere. Os aspirantes devem ter idade entre 14 e 24 anos incompletos. Além disso, para os estudantes do nível fundamental e  médio, é preciso estar matriculado regularmente na instituição de ensino. Aos formados,  não é necessário o vínculo estudantil para garantir a sua vaga, mas pode ser um diferencial. 

As especificidades desse ofício podem ser encontradas na lei n° 10.907/2000. Portanto, todos os interessados devem prontamente consultar os seus direitos e deveres. Entre eles, podemos destacar: 

  • Carteira de trabalho assinada;
  • Carga horária reduzida;
  • Salário mínimo por hora trabalhada; 
  • Vale transporte; 
  • Férias;
  • 13° salário;
  • Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

De acordo com a representante do Instituto Brasileiro de Aprendizado (Saber), Roberta Teixeira, a chance é primordial para adquirir habilidades. “Os inscritos além de estarem ativos no mercado de trabalho, poderão desenvolver suas potencialidades enquanto "conhecimentos" e "competências" para realizarem as melhores "ações". Por fim, se tornando capazes de alcançar a atuação e permanência nas companhias”, pontua. 

Estágio: também denominado de ato educativo escolar supervisionado, ele é uma opção promissora para os perfis com foco em aprimorar o desempenho acadêmico. Sendo assim, para ser elegível na posição é obrigatório ter a partir de 16 anos de idade. Outro ponto exigido é estar regularmente matriculado em uma entidade educacional, seja ela do nível médio, técnico, superior e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos (EJA).

Para saber ainda mais sobre essa categoria é fundamental consultar a lei n °11.788/2008, reconhecida do Lei do Estágio. No entanto, alguns benefícios da posição podem ser destacados: 

  • Carga horária reduzida;
  • Direito a bolsa-auxílio, para os casos de estágio extracurricular; 
  • Auxílio-transporte, para quem precisa se locomover até a organização;
  • Recesso remunerado; 
  • Possibilidade de efetivação. 

Contudo, ela é vital, principalmente, para os universitários e técnicos em formação. Isso porque, promove o contato com o segmento de estudo de maneira prática. Logo, ao vivenciar o cotidiano e experimentar os ensinamentos da classe, o discente consegue definir o seu gosto pela profissão com assertividade, conhecer especialistas, tirar dúvidas e levar inovações ao ambiente. 

A desconsideração da experiência anterior não é motivo para deixar o seu currículo vazio! 

Tanto para se apresentar em uma entrevista, quanto para estruturar o seu CV é preciso saber como expor os seus feitos. A dúvida sobre como preencher as suas informações sem a experiência laboral é comum. Conforme uma pesquisa feita pelo próprio Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), de aproximadamente oito mil respondentes,  57,95%  dizem não saber como tornar o documento atraente. Porém, o agente de integração demonstra como ser selecionado para o ofício pode ser ainda mais simples:

Não minta sobre você: parece uma atitude óbvia, mas não é. Segundo o dado divulgado pela Zenty, um estudo apontou como 85% dos candidatos mentem no instante de construir a sua ficha. Mesmo se a habilidade não for testada na hora, ela pode prejudicar o seu desempenho futuramente e gerar consequências ainda mais graves. Então, se sente falta de alguma habilidade, tente adquiri-la antes. 

Vá além da sala de aula: o envolvimento em trabalhos extracurriculares podem e devem fazer parte da sua descrição. Afinal, eles contam como uma atribuição de aprimoramento. Uma alternativa promissora é considerar a inscrição em projetos de voluntariado, iniciação científica, grupos acadêmicos e etc. 

Busque cursos profissionalizantes: com o auxílio da Internet, as plataformas de cursos se tornaram um destaque para quem está a fim de aprimorar os seus conhecimentos. Eles são essenciais para aprender noções básicas exigidas, como os softwares presentes no pacote office, por exemplo.

Para ajudar nessa missão, o Nube indica, todos os finais de semana, capacitações disponíveis para ser destaque nesse ecossistema. Então, para reforçar o seu perfil e demonstrar o seu interesse,  os certificados podem completar a página em braco do CV e ainda são aplicáveis como horas complementares nas universidades. Entre no site e confira!

Foque nas soft skills: essas maestrias são reconhecidas como capacitações comportamentais e, atualmente, são as favoritas da vertente empresarial. Em uma vaga para o primeiro emprego, a comunicação, curiosidade, proatividade, disciplina e outras qualidades podem levar a conquista do cargo. 

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!
 

Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

Para encontrar a sua chance de desenvolvimento, conte conosco! 

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete