Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
pessoas-motivadas-influenciam-os-colegas

Pessoas motivadas influenciam os colegas 

Notícia | 09/03/2023

Rodrigo Barreto

Nos últimos anos, os aspectos emocionais ganharam valor no cotidiano empresarial. Nesse contexto, muitos gestores levam a personalidade em consideração na hora de contratar um novo membro para seu negócio. Com o intuito de entender mais sobre o tema, o Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios fez uma pesquisa e perguntou: "conviver com pessoas motivadas influencia na sua produtividade?”. Com dados coletados entre os dias 23 de janeiro e 3 de fevereiro de 2023, o levantamento contou com a participação de 26.534 respondentes, de 15 a 27 anos de idade.

A maioria rende mais com pessoas motivadas

A maior parte dos jovens, 76,42% (20.278), saem da zona de conforto e produzem mais. "Essa ideia pode ser definida como um conjunto de atividades sem riscos ou estresse. É incorreto definirmos negativamente, mas é importante entender como, a longo prazo, pode gerar insatisfação em alguns âmbitos da vida. Conviver com quem tem o hábito do auto desafio e de buscar novas experiências, permite mudanças positivas”, explica Gabriel de Godói Siqueira, analista de treinamento e desenvolvimento do Nube.

Ele complementa: “como profissional, procurar evoluir é uma forte característica e, muitas vezes, vista como um diferencial. Na esfera acadêmica, pode ser considerado uma forma de não se limitar às opções de estudo convencionais e se permitir, em paralelo à formação, explorar outros tipos de fontes, construindo mais repertório de conhecimento”.

Muitos não se deixam influenciar por quem está ao redor

Outra grande parcela, 12,53% (3.324), não tem essa preocupação e se blinda para não ser afetada de nenhuma maneira. “Isso não é completamente possível, tendo em vista o meio no qual estamos inseridos. Hoje, é fácil se distrair, seja com outros indivíduos, tecnologia ou até mesmo as redes sociais. Contudo, é absolutamente praticável se manter focado quanto às suas metas e objetivos. O resultado dessa renúncia é individual. Como sugestão, tenha o foco na organização e na divisão consciente das suas atividades, discernindo criteriosamente suas prioridades”.

Pessoas de baixo astral atrapalham o ambiente

Essa é a realidade de 8,17% (2.169). “De acordo com o psicólogo Harry C. Tríades, em seu livro ‘Attitude and attitude change’, nosso comportamento é estimulado, não apenas pelas vontades, mas também pelos pensamentos nas consequências de nossas atitudes. Segundo o sociólogo Émile Durkheim, um indivíduo sofre forte influência da sociedade”, destaca Siqueira.

Ainda, o especialista acrescenta: “a motivação é reforçada quando encontramos, em nossos contextos, pessoas com esse intuito. A disciplina auxilia como uma força conjunta para a busca pelo desenvolvimento. Da mesma forma, nutrir relacionamentos com quem está sem ânimo e repleto de perspectivas contrárias às nossas, pode ser prejudicial”.

Ainda, há quem só sinta o impacto negativo

Para 2,88% dos entrevistados (763), quando está mal, a convivência com colegas desanimados piora a situação. “Isso não acontece instantaneamente, mas gradativamente. Um jeito de identificar a mudança em nossa postura, é aprofundando o autoconhecimento e, ao perceber a dissonância entre sua expectativa e suas ações, trabalhar ativamente para eliminá-la”, finaliza o analista do Nube.

Fonte: Gabriel de Godói Siqueira, analista de treinamento e desenvolvimento do Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios
Serviço: Pessoas motivadas influenciam os colegas

De acordo com pesquisa do Nube, a maioria dos entrevistados se sente melhor em um ambiente positivo

Compartilhe

Enquete