Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-transitar-de-carreira-com-mais-tranquilidade

Como transitar de carreira com mais tranquilidade? 

Notícia | 09/03/2023

Laura Pereira

Uma coisa é certa: 2023 começou com grandes oportunidades. Sendo assim, a transição de carreira se mostrou como uma opção para a conquista de sonhos, como liberdade e o próprio empreendimento. Nesse sentido, se você também sente vontade de mudar de profissão, conheça dicas para facilitar esse processo! 

Existem métodos para facilitar a mudança de profissão? Descubra agora! 

É fundamental buscar caminhos inéditos, principalmente se há desestimulação e infelicidade profissionalmente. Afinal, não existe nenhum problema em alterar seus passos depois de um tempo. Entretanto, é preciso alertar: não é simples abandonar todo um trajeto consolidado para iniciar uma nova perspectiva. 

Uma pesquisa do Nube perguntou: “se você pudesse mudar de carreira, se sentiria confortável?” Dentre as 26.012 respostas, 36% ressalta com certeza, pois o mais importante é ser feliz com o próprio trabalho. Para 28%, essa opção não é considerada, porque se dizem satisfeitos com a atual escolha. Enquanto 19% pontua como depende da área, mas ainda pensam sobre isso. Já 12% afirma um grande “sim”, esses tem apoio na família e estão em busca dessa transição. Por fim, 2% não se sentem confortáveis. 

Vale salientar: as pessoas enfrentam barreiras para completar essa alternância, pois criam um vínculo com o cargo ocupado e o salário recebido, entrando em uma zona de conforto. Assim, algumas ideias ficam pré-estabelecidas e muitas vezes se tornam “algemas”, impedindo um novo rumo. Entretanto, o conhecimento já adquirido é útil, independentemente de qual segmento o trabalhador esteja e escolha. Isso acontece desde o processo de transição até a consolidação de uma nova atividade. 

De acordo com Robson Profeta, especialista em negócios e finanças, é muito comum ouvirmos como os mais jovens têm segurança em arriscar. Todavia, alguém mais maduro, geralmente, possui mais compromissos e isso reforça a necessidade de um planejamento bem feito. “A definição de uma carreira passa necessariamente por três etapas: autoconhecimento, planejamento e ação e, acredite, é possível se surpreender com a primeira etapa do processo”. 

Quer saber mais? Leia também: como trocar de carreira em 2023? 

Entenda como o planejamento é essencial para a transição de carreira segura 

Muitas vezes atribuímos à empresa, ao chefe, ao time e à baixa remuneração uma grande insatisfação laboral. “Para uma carreira bem-sucedida é preciso investigar seus talentos, suas habilidades adquiridas, conhecer seus valores pessoais e principalmente tentar refletir sobre um trabalho proveitoso, mesmo gratuitamente. Esta é a primeira parte para o autoconhecimento. O planejamento bem como a ação irá variar de pessoa para pessoa, mas não é nenhum monstro de sete cabeças”, afirma o especialista.

Conforme um levantamento do Nube, o qual questionou: “o que é mais importante em sua carreira?”, 39,3% dos entrevistados ressaltaram o sucesso e reconhecimento. Para 22,6% é a estabilidade profissional, 18,6% apontam uma profissão capaz de ajudar o próximo, 9,8% afirma ser atuar em uma corporação socialmente aceita e 9,4% comenta sobre um bom salário e muitos benefícios. 

Para Profeta, isso também corrobora. “O problema é: pessoas buscam resultados imediatos, querem transitar rapidamente e sem ter perdas financeiras temporárias ou mesmo sem se esforçarem e adquirirem tempo adicional”, explica. Por isso, é preciso planejar. “O sucesso tem uma relação direta com o pensamento de longo prazo” comenta o especialista. 

Assim, a bagagem conquistada tem muito valor. “Toda experiência adquirida durante nossa vida em algum momento nos revisita, e muitas vezes, das formas mais inusitadas. Não é necessário jogar tudo para o alto. Claro, no início existe uma grande chance de não poder renunciar a remuneração atual, mas nada o impede de trabalhar poucas horas adicionais na nova profissão. Você vai se surpreender como a segunda renda rapidamente vai, além de compor seu orçamento, ultrapassar a anterior”, finaliza o empresário. 

Gostou da ideia? Veja: se prepare para uma transição de carreira. 

Profissão do futuro: dicas para ingressar na carreira tech

Segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o Brasil tem hoje 12,7 mil organizações com perfil de base tecnológica. Desde a pandemia, esse aumento progressivo pode ser considerado outro impulso para os profissionais digitais. A crescente demanda e o incentivo na área de tecnologia fazem o segmento ser uma das opções mais chamativas atualmente. 

Isso porque há necessidade do uso cada vez mais intensificado de tecnologias em diferentes áreas de um negócio, visando melhorar resultados da companhia. Assim, vem elevando a utilização de ferramentas como big data, machine learning, inteligência artificial e muitas outras se tornam essenciais em diversos ambientes.

Para Lanna Reis, diretora de Cultura da Creative Pack, isso chama a atenção. “O setor segue com um dos salários mais altos do país, além de ofertas de vagas todos os dias”. De acordo com um levantamento da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), haverá 800 mil novas oportunidades de emprego em tecnologia até 2025.

Com o isolamento social, grandes marcas fizeram buscas assíduas de bons desenvolvedores. Nesse sentido, constataram um déficit de 100 mil especialistas. “Hoje, existem novos formatos de trabalho envolvendo o ramo, principalmente remotos. São os squads – times multidisciplinares e autogeridos – e o modelo baseado em métodos ágeis (rituais e rotinas) – planning, sprints, daily, review e retrospectiva”, explica Lanna. 

Conforme a especialista, estruturar a carreira em TI (Tecnologia da Informação) é um grande desafio, mas com conhecimento e muita vontade é possível quebrar as barreiras da competitividade e se destacar no mercado. “Aposte em aprendizado e deixe a porta aberta para se ressignificar todos os dias. A informação e os contatos certos formam profissionais mais independentes e capazes de circular pelas diferentes áreas com facilidade”, finaliza. 

Sendo assim, para sempre ficar por dentro, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma novidade. 

O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! Conte sempre conosco! 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete