Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-se-portar-em-uma-entrevista-on-line

Como se portar em uma entrevista on-line? 

Notícia | 08/03/2023

Rodrigo Barreto

Se os processos seletivos realizados por videoconferência passaram a ser mais considerados já há um tempo, com a pandemia a possibilidade foi adotada de uma vez por todas pelas empresas. As razões são diversas e vão desde a otimização de tempo, à ampla possibilidade de realização de diferentes localidades, passando pelo arquivamento do diálogo, entre outras.

A partir disso, uma coisa se revela como certa: a implementação dessa prática por parte das corporações poderá ser sentida cada vez mais. Portanto, cabe ao candidato saber exatamente como se preparar adequadamente. Se interessou e quer saber como se comportar? Então, confira este conteúdo, porque nós, do Nube, compilamos as dicas mais relevantes para você se atentar e conseguir aquela vaga tão desejada.

Confira seis dicas de como se portar em uma entrevista de emprego

Um dos momentos mais determinantes e igualmente tensos na vida de qualquer ser humano é o processo de seleção em uma organização. Afinal, estamos falando de uma situação na qual os nervos estão à flor da pele e há uma exigência pessoal de se sair bem e garantir a oportunidade.

Existem algumas pessoas cuja experiência com as entrevistas de emprego on-line tende a ser mais tranquila, outras, porém, relatam a existência de uma inquietação ainda maior dada à ausência física do entrevistador em sua frente e as repercussões emocionais acarretadas por conta do formato diferente. Em todo caso, é imprescindível se valer de boas sugestões para se organizar melhor e ter mais chances de sair na frente. É plenamente possível alcançar isso por meio de ações básicas, como:

Confira se a Internet e o dispositivo estão estáveis:

Como se trata de um diálogo a ser desenvolvido por via digital, os fatores mais importantes são a Internet e o aparelho a ser utilizado. Até porque uma das coisas mais consternantes em conjunturas como essa é, justamente, a queda do Wi-Fi ou o desligamento do computador por falta de bateria.

Por isso, é fundamental a sua entrada na sala de conferência virtual cerca de 15 minutos antes, a fim de conferir se tudo está funcionando corretamente. Ao ligar o equipamento, confira se ele possui capacidade de duração suficiente e cheque o nível de estabilidade da conexão.

Outro conselho válido: cheque o aplicativo ou a plataforma onde será realizado o procedimento. Caso você não possua acesso ou não tenha realizado o download, faça isso com antecedência.

Cheque se a câmera e o microfone estão funcionando:

Outro ponto relevante é a necessidade de o recrutador visualizar o seu rosto e ouvi-lo com a maior qualidade possível. Assim, convém verificar se a câmera e o microfone estão operando corretamente. Em um procedimento no qual não há a presença física dos envolvidos, a interação precisa se dar, indispensavelmente, pelos componentes de vídeo nítido e áudio vívido.

Neste exato ponto, surge outra demanda merecedora de atenção. Certifique-se de enquadrar a sua imagem de forma apropriada e reta, evitando posicionamentos tortos. Além disso, a iluminação também deve ser conferida porque a falta de luz poderá impedir o aparecimento da sua face, por outro lado, caso haja raios de luz na imagem, também haverá prejuízo na visão do profissional.

Veja também: controle sua ansiedade em processos seletivos.

Concentre-se na comunicação com o entrevistador:

Provavelmente, você estará em sua casa ou em um espaço reservado no momento da interlocução e, mesmo estando sozinho ou solicitando o silêncio e a discrição das pessoas ao seu redor, não está descartada a possibilidade de surgir algo e tirar o seu foco. Na realidade, no formato virtual existem maiores chances de um carro com o som alto passar na rua, um familiar aumentar o volume da fala mesmo sem querer, do animal de estimação latir ou miar, você se atrapalhar com alguma notificação do smartphone, entre outras situações.

Por isso, aqui vai um check list a ser seguido:

  • Abra apenas a aba da reunião. Assim, será possível evitar tanto a lentidão do navegador quanto avisos e ruídos desnecessários
  • Mantenha o seu celular e demais aparelhos desligados ou no modo silencioso
  • Durante a conversa, foque na prosa e demonstre estar totalmente concentrado no momento a fim de se conectar com a outra pessoa. Não é interessante ficar vendo outras coisas ou não olhar diretamente para a câmera
  • Fale tranquilamente, mas sem muitas repetições. O ideal é ser claro, objetivo e conciso
  • Mantenha a calma no momento de abrir e fechar o microfone. Caso alguma informação falada pelo agente tenha sido cortada, utilize o recurso de “levantar a mão” para perguntar, pois é necessário entender as ideias abordadas para saber conduzir a conversa e responder às perguntas
  • Interaja com simpatia e ânimo na fala e no semblante, pois fazer a sua leitura corporal será mais difícil por meio de um computador.

Passe uma postura profissional:

Pode existir uma noção equivocada no sentido de a entrevista virtual de emprego não demandar os mesmos cuidados da configuração pessoal, mas isso não é verdade. Da mesma maneira pela qual você encara a seriedade de uma seleção feita pessoalmente, é preciso enxergar a digital.

Dessa forma, estude a empresa, seus valores e a sua cultura, entenda mais sobre o cargo e os seus requisitos. Se prepare para, ao responder às indagações feitas, conseguir fazer referência a respeito de si mesmo e relacionar com os princípios, os objetivos e a história da corporação.

Se for confortável, também é possível anotar alguns pontos cruciais em um papel e deixá-lo ao seu lado. Essa é uma excelente dica caso exista um certo receio de esquecer as coisas. A intenção é mostrar o seu comportamento e, para tanto, também convém demonstrar conhecimento técnico sobre os tópicos da função pretendida.

Seja sincero em suas respostas:

No Nube, já discorremos sobre os perigos de conter mentiras nos currículos e a mesma lógica vale para as reuniões. Por certo, esse jamais será o melhor caminho, assim, prefira a sinceridade e o compromisso para não precisar lidar com dissabores posteriormente.

Além da verdade ser uma das habilidades mais buscadas pelas organizações, é essencial ter em mente o fato dos profissionais responsáveis por essa fase serem bem preparados para identificar comportamentos considerados adversos e reconhecer inverdades.

Utilize roupas adequadas e se arrume:

Por fim, escolha vestimentas em bom estado de conservação e esteja alinhado na aparência. Apesar do vídeo mostrar apenas um recorte seu, estar devidamente trajado e apresentável faz toda a diferença.

Pois bem, seguindo essas instruções à risca, você terá mais chances de obter sucesso na seletiva laboral em formato virtual. Continue acompanhando o blog do Nube para ficar por dentro de mais conteúdos valiosos sobre o mercado de trabalho e já pensando na sua contratação, não deixe de conferir ensinamentos sobre como integrar facilmente a uma nova empresa.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram, TikTok e no LinkedIn. Esperamos você nas redes sociais!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete