Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
qual-e-a-importancia-do-plano-de-cargos-e-salarios

Qual é a importância do plano de cargos e salários? 

Notícia | 03/03/2023

Rodrigo Barreto

Frente ao mercado amplamente competitivo, o trabalho humano é um dos componentes mais merecedores de atenção, dada a necessidade de contratar bons profissionais, bem como evitar a sua saída da instituição. Daí a pertinência de ter um sistema a partir do qual é possível deixar claro quais são as oportunidades disponíveis, bem como o meio e a média de período para conquistá-las. Assim, além de transparência, alcança-se também o engajamento do time.

Por isso, é necessário muito cuidado caso a sua companhia não conte com um plano de cargos e salários para os membros. Esse é um dos maiores responsáveis pelo turnover (porcentagem de pessoas deixando o trabalho) e pela falta de produtividade. Contudo, não precisa se preocupar, porque o Nube vai te ajudar. Veja as dicas nesta matéria para ficar atento a esse quesito!

Por que elaborar um plano de cargos e salários para sua empresa?

Quando falamos de planejamento de funções e remuneração, estamos nos referindo a um documento interno por meio do qual as organizações expõem os cargos, as suas atribuições, os requisitos e a base salarial disponíveis para serem conquistados. Com isso, fica mais fácil dos empregados notarem a existência de possibilidades melhores e, consequentemente, estabelecerem e cumprirem as metas traçadas.

Pode não parecer, mas é um erro muito comum entre as corporações a desatenção a essa questão. Nesse sentido, a ausência de ajustes no pagamento e a falta de previsão de crescimento profissional podem deixar a equipe desmotivada e, assim, a entidade acaba sentindo na totalidade. Hoje, por exemplo, não faz mais sentido oferecer valores distintos para funcionários ocupando as mesmas posições.

Todo esforço merece uma recompensa. Nas organizações, a mais conhecida é a remuneração. Um pacote de benefícios também é comum, indo desde um auxílio financeiro para a formação profissional até uma extensão do plano de saúde a familiares. Em suma, os colaboradores buscam por companhias cuja cultura valoriza o seu desempenho e busca recompensar por meio de promoções e bons salários. Isso tem impacto direto no alto desempenho dos integrantes e é uma das soluções mais eficientes para manter a determinação do grupo.

Veja também: o novo cenário do mercado de trabalho!

Por onde começar a colocá-lo em prática?

Quer uma dica para dar o pontapé inicial? Então, para ficar mais fácil de captar a essência desse projeto, comece pensando em um organograma! Cada cargo, seja ele de analista, gerente ou estagiário, deve estar alinhado às tarefas e aos pagamentos, considerando também os diferentes setores.

Ademais, toda a rotina deve ser analisada separadamente. O processo deve ser revisto não só pelo gestor de cada área, como também pelos diretores e responsáveis pelo departamento de Recursos Humanos (RH). Em seguida, é hora de montar uma proposta de acordo com a cultura e a política da organização, como veremos no próximo tópico!

Como elaborar um plano de cargos e salários?

Por se tratar de um método por meio do qual a organização se compromete com certos parâmetros, não há como desenvolver uma estratégia como essa de maneira repentina e sem estudos prévios. Na realidade, a prática requer a consecução de atos específicos, como:

Análises detalhistas: o primeiro passo é levantar o máximo de informações acerca da situação da empresa, o andamento do mercado, dos concorrentes, políticas procedimentais, tetos financeiros, dados sindicais, encargos à disposição e outras

Discussão com a diretoria: depois, convém averiguar cada um dos elementos acima e estudar a viabilidade da implementação do plano com os gestores ou responsáveis pelos diversos departamentos. Dois pontos merecedores de destaque são a confirmação das funções e a margem salarial

Cálculo do plano: ao traçar todos os pormenores, é indispensável saber quanto o plano vai custar para o empregador. Esse é um momento de especial valia para entender se existe a possibilidade de haver um rombo econômico, bem como para atestar a plena capacidade do negócio para arcar com os custos das promoções;

Elaboração compatível: tão logo seja aceito, é necessário redigir o documento a fim de torná-lo público, bem como entendível aos trabalhadores. Por isso, elenque, de forma organizada e respeitando a ordem alfabética, todas as ocupações a serem alcançadas, a fim de evitar qualquer tipo de indicação de hierarquia. Assim, é possível receber feedbacks e aprimorá-lo às necessidades da equipe. Ao final, toda a informação a respeito de aumentos salariais e promoções deve ser passada de forma clara para o colaborador, respeitando o tempo de casa, absenteísmo e qualificação acadêmica.

Documentar todos os dados: o objetivo é deixar registrado para consultas posteriores, assim como ter controle. Assim, faça uma planilha com cada informação e, ao ser necessário, atualize-a.

Você também vai gostar de ler: o valor da inovação para empresas, colaboradores e candidatos

Quais os benefícios em ter um plano de cargo e salários na empresa?

Dentre as vantagens da adoção dessa modalidade de processo operacional, estão:

  • Propiciação de senso de justiça e igualdade, tomando como fundamento o fato de ser um projeto comprometido com a transparência da promoção de novos cargos e da remuneração
  • Fortalecimento da segurança dos servidores, ao traçar objetivos a fim de lograr sucesso com as oportunidades oferecidas
  • Aumento da dedicação por parte dos assistentes laborais e, de maneira consequente, crescimento da capacidade produtiva da firma
  • Atração de mais pessoas, aproveitamento de talentos e diminuição de demissões recorrentes
  • Credibilização da marca

A partir das explicações dispostas neste artigo, foi possível compreender o conceito de plano de cargo e salários, bem como o porquê é importante ter um sistema de funções e pagamentos em pleno funcionamento nas empresas. Além disso, você pôde compreender como colocá-lo em prática e as vantagens a serem obtidas com a sua implantação. Outro fator cuja execução também pode organizar e ajudar a sua instituição é o OKR. Acesse o nosso post para dar uma lida e saber como implantá-lo no seu negócio.

Portanto, comande a sua equipe da melhor maneira. Quer saber mais sobre os assuntos em alta? Em nosso site são publicados conteúdos todos os dias sobre o mundo corporativo. Se você está em busca de um estagiário ou aprendiz para fortalecer ainda mais o seu negócio, entre em contato com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram, TikTok e no LinkedIn. Esperamos você nas redes sociais!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete