Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-voltar-a-rotina-pos-carnaval

Como voltar a rotina pós-carnaval?  

Notícia | 24/02/2023

Ana Clara Lima

Apesar de ser mundialmente reconhecido pela folia e diversão, principalmente entre o povo brasileiro, o feriado tem a sua origem católica e se caracteriza por ser um período antecessor a Quaresma. Logo, a festividade não se limita ao território nacional e é muito comum em países como Canadá, Colômbia, Equador, México e Suíça em suas respectivas tradições. Inclusive, no Brasil é comum a premissa do ano apenas começar depois do carnaval. Independentemente da preferência pela comemoração ou descanso, o dia a dia de todo mundo muda nesse período e é preciso colocar as coisas em dia quando esse ciclo chega ao fim. Sendo assim, compreenda os cuidados necessários para voltar para a rotina de forma efetiva. 

O carnaval de 2023

Conforme um levantamento realizado pelo Google, com a resposta de mais de 1.500 brasileiros acima dos 18 anos, 33% não pretendiam usar a pausa para viajar e sim descansar. Enquanto isso, 10% se prepararam para pegar a estrada e a grande maioria, 43%, afirmam ter um destino relaxante próximo a natureza. Nesse cenário, fica nítido como se descontrair é um desejo de significativa parcela populacional repleta de responsabilidades e grandes demandas no mundo corporativo. 

Desse modo, os momentos para o autoconhecimento e entretenimento não são uma necessidade carnavalesca apenas, sendo algo muito requisitado ao longo de qualquer época do ano estressante para o indivíduo. “Os instantes de descanso são importantes para nos conectarmos com nós mesmos e criarmos uma consciência das nossas emoções. Após esses períodos de pausa, repouso e lazer, conseguimos nos relacionar com o nosso mundo interno e consequentemente nos relacionar melhor com os outros”, explica Carine Roos, a CEO da Newa. 

Além disso, o ambiente laboral exige um olhar mais humanizado por parte das lideranças, tendo em vista o impacto do bem-estar dos indivíduos nas entregas do trabalho. “As empresas devem enxergar o seu papel de criar mecanismos para fazer os funcionários se desligarem do trabalho fora do horário de expediente e em épocas festivas. Uma liderança conectada enxerga a demanda desses casos de pausa primordiais para a saúde mental e para a produtividade do colaborador", completa Carine.

A retomada das atividades!

Para 2023, estava previsto cerca de 46 milhões de brasileiros nas ruas do país, segundo o Ministério do Turismo. Após dois anos sem a maior celebração do Brasil, devido à pandemia, a saudade e expectativas estavam altas. Nessa conjuntura nunca vista antes, é preciso estar devidamente preparado para equilibrar as obrigações com a diversão. Com o fim da festa, chega a hora de se organizar para mais um ciclo. Pensando nisso, elencamos cinco dicas para enfrentar essa nova fase. Confira!

Simplifique o retorno à rotina: se você ainda está no ritmo de folia, um dia antes da sua volta ou na manhã do retorno, reserve um tempo para planejar seus horários. Faça uma lista de tarefas com todos os afazeres e priorize conforme a urgência. Lembre de se dar um espaço para ficar sozinho com seus pensamentos.

Não se esqueça da dieta: quando estamos com o tempo livre, é completamente normal nos depararmos com alimentos gordurosos e repletos de açúcares. No entanto, é preciso ter cuidado para não exagerar. "Todo excesso de comida, além da falta de rotina na alimentação nesses dias pode levar a problemas digestivos, cansaço e aumento de peso”, relata Manuela Abreu, diretora do Departamento de Nutrição da Nutrium. Portanto, longe de ser uma exigência seguir uma dieta restrita, o importante é manter o equilíbrio entre os prazeres culinários e a saúde. “O ideal é colocar legumes, frutas e verduras no prato em alguma das suas refeições, pois a presença de fibras diminui a absorção de gordura e trará mais saciedade. Mantenha-se ativo ande de bicicleta ou faça uma caminhada. Isso aumentará seu gasto calórico e seu metabolismo”, completa a especialista.

Tenha mais consciência: voltar ao serviço depois de cinco dias de badalação e festa requer um pouco mais de disciplina mental. Não se esqueça dos bons momentos de lazer e da relevância de se concentrar nas atividades do agora. “Seja rígido consigo mesmo sobre a volta ao serviço, tente acordar cedo, tomar um bom café da manhã e chegue no horário no seu local de trabalho”, ressalta Manuela. 

Intervalos ao longo do dia: ficar na labuta sem pausas é uma receita para um esgotamento. Não deixe a culpa forçá-lo a acreditar na necessidade de trabalhar duro porque estava fora, pois ao mesmo tempo, seus colegas de profissão também saíram de férias. Seja gentil consigo mesmo e lembre-se do quanto você mereceu esse intervalo para se recuperar do cotidiano corrido. 

Organize seu e-mail: sem um plano claro para analisar os correio eletrônicos, você acabará perdido na sua caixa de entrada por horas e poderá não acessar aquilo verdadeiramente relevante. A melhor maneira de começar é vasculhando suas linhas de assunto. Use a função estrela para categorizar cada recebido necessitados de atenção e respostas. “Ter uma tática para lidar com e-mails não apenas ajudará você a conferir as mensagens com pelo menos um pouco menos de estresse”, conclui a diretora. 

Torna-se evidente, portanto, a relevância de aproveitar não apenas o carnaval, como qualquer oportunidade de se desconectar da correria. Nessas horas, o descanso é essencial para melhorar o humor, bem-estar geral, capacidade de rendimento e energia mental. Por isso, as companhias devem ser adeptas a essas interrupções da jornada em prol da velocidade na resolução de problemas, capacidade de inovação e, por fim, melhores resultados nos negócios. 

Por fim, o Nube oferta posições de aprendizagem e estágio. Se interessou? É possível filtrar vagas no seu perfil. Na nossa plataforma você fica por dentro dos processos seletivos dos nossos clientes. Diariamente disponibilizamos conteúdos para estudantes e profissionais em nosso blog e redes sociais. Não deixe de conferir!

O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato!

O Nube deseja uma boa retomada das atividades! 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete