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Produza um evento para abrilhantar o seu negócio 

Notícia | 22/02/2023

Pedro Fagundes

Quais metodologias sua empresa costuma utilizar para a divulgação de marca? Deter uma posição de prestígio perante o mercado está cada vez mais concorrido. Para se tornar uma companhia de referência, estar antenado às tendências e direcionado às pautas socioambientais já não é o suficiente. É preciso saber vender a sua imagem. A partir disso, inúmeros caminhos podem ser tomados. Desenvolver um perfil atrativo nas redes sociais, por exemplo, é uma ótima pedida, em tempos contemporâneos. Entretanto, prezar por um contato mais direto, com desenvolvimento de networking, também prova-se um cenário compensatório. Essa conjuntura pode ser atingida por meio da promoção de eventos. Quer conferir como realizá-los com maestria? Acompanhe a matéria a seguir!

 

Desafios da estruturação de eventos

Organizar uma conferência é um trabalho extenso, com etapas morosas, as quais exigem persistência, tempo e dedicação. Diferentemente do assistido pelo público, produzir uma cerimônia não se detém à montagem de um palco, a simples chamada de um convidado e a roteirização do discurso. Cada um desses itens possui uma considerável fileira de pendências por trás de sua realização. Antes de sequer existir o palanque para a apresentação, enfrenta-se a procura pelo espaço, cotação de valores, estimativa de público, viabilidade técnica, acústica, entre outros incontáveis fatores. Do mesmo modo, o convite de um palestrante exige persistência, envio de mídia kit, trabalho de assessoria, convencimento e muito mais. Tudo, a fim de encantar o público.

A elaboração da narrativa, por sua vez, exige uma atenção especial. Soltar palavras ao vento é uma prática simples – feita por qualquer um, onde for e quando quiser. Todavia, o desafio reside em firmar uma interlocução com o ouvinte. Antes de correr atrás de especialistas renomados, é preciso traçar a linha do diálogo cuja abordagem prove-se atraente. A sociedade está imersa em um mundo em constante revolução. Debates, como a pluralidade, têm tomado praças e se tornado pauta corrente ao dia a dia. Na mesma toada, a sustentabilidade e inclusão também aproximaram holofotes. Ou seja, a fim de produzir uma peça de interesse do público, é indispensável recorrer a uma mensagem contemporânea.

Todavia, não basta perseguir um tema de alta visibilidade e definir o congresso. É preciso estruturar a companhia em volta do enunciado e, assim, sustentar os argumentos debatidos no parlatório. Alinhar o propósito da corporação com o tema da conversa é um fator insubstituível. Apenas assim, será possível gerar conexões e transformar o interlocutor. “Às vezes, ficamos focados pensando em algo, quando o mais simples está na nossa frente: trabalhar com quem inclui e instiga a diversidade; tenha responsabilidade social; traga acessibilidade e comunicação abrangente em seus eventos. Coloque sua instituição como exemplo”, explica a CEO e fundadora da MCM Brand Experience, Mônica Schimenes.

 

Dicas para projetar sua conferência 

Diante um cenário transformador, o qual exige um posicionamento institucional e propagandista dos estabelecimentos, é preciso correr antes de perder o espaço de prestígio. A criação de eventos, no meio dessa dança das cadeiras, é um local de convergência desses dois universos. Por isso, dominar a maneira de estruturá-los mostra-se essencial para o alavancamento de um negócio. Com isso em mente, o Nube, em parceria com o diretor comercial da Bilheteria Digital, Rafael Meira, e a CEO da MCM Brand Experience, separou algumas orientações para atingir esse objetivo. Veja a lista abaixo:

Atente-se ao orçamento: antes de definir qualquer aspecto do planejamento, é crucial estabelecer seus valores. Sem sua definição, praticamente nenhuma decisão pode ser tomada. “Busquem, também, negociar custos com fornecedores e descontos, quando for possível. Um dos aspectos mais importantes para alavancar o resultado é não trazer nenhum tipo de prejuízo para o patrimônio”, destaca Meira

Mantenha-se em movimento: o acesso à informação permite aos tomadores de decisão manterem os olhos no mercado e ficarem por dentro de cada acontecimento – sejam especializações ou métricas reportadas. Assim, como consequência de estudos e indicadores, é possível seguir na direção de metas por área da agência, guiados por resultados e alinhamentos de estratégias.

Fortaleça parcerias: trabalhe com quem esteja alinhado aos mesmo ideais priorizados pelo seu empreendimento. Para tudo sair conforme o planejado, todos os envolvidos devem estar sintonizados na mesma. “É prazeroso enxergar, em clientes e parceiros, as mesmas preocupações e princípios prestigiados por nós. Isso dá a certeza de não estarmos sozinhos. Vamos mudar o mundo, começando por algo ao nosso alcance, os eventos”, enfatiza Mônica.

Alie-se às inclinações do mercado: estar sempre por dentro das tendências é a chave para adquirir relevância. A partir disso, obtém-se a fórmula para bons resultados, tanto à entidade quanto aos clientes. “Deve-se movimentar toda a cadeia, desde insumos e fornecedores até os compradores, entendendo a demanda de cada um e buscando o melhor produto. É preciso estar sempre de olho e tirar as ideias do papel”, pontua a CEO.

Organize seu cronograma: para tudo sair perfeitamente, priorize elencar as etapas de ordenação em uma lista de tarefas. Assim, será mais fácil decidir alguns aspectos e detalhes do simpósio, além de garantir a lembrança de cada item. Decidir prioridades para as etapas de produção é fundamental. Com o organograma, também fica mais fácil dividir funções entre os membros da equipe e realizar a convenção com tranquilidade.

Invista na divulgação: um evento sem público torna-se um grande desperdício de verba, tempo e saliva. Por isso, certificar-se de atingir as pessoas certas, com antecedência, é essencial. “As equipes devem contar com profissionais de marketing e comunicação, capazes de delimitar o público-alvo. É interessante a divulgação das datas de compra acontecer no começo do mês, quando, geralmente, as pessoas recebem sua remuneração”, finaliza, Meira.

 

Gostou das indicações? Então, estruture seu negócio conforme os dizeres do mercado, divulgue sua marca com eficiência e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora para promover seminários e – de sobra – alavancar o seu negócio é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas. Mantenha seu cadastro atualizado, atenda às nossas ligações e consulte o seu e-mail para não perder nenhuma novidade.

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