Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
concilie-a-jornada-dupla-de-estudos-e-trabalho

Concilie a jornada dupla de estudos e trabalho  

Notícia | 22/02/2023

Larissa Almeida

Após as comemorações carnavalescas, pode-se dizer como o ano de fato começou e a rotina de estudos voltou com tudo. No entanto, alguns estudantes têm outra missão além de cumprir com a grade curricular de suas universidades, mas também assumem compromissos como uma rotina em um programa de aprendizagem ou o estágio. Afinal, são posições promissoras para quem está estabelecendo a sua carreira e nome no mercado de trabalho. Sendo assim, tanto para quem já está incluso nas modalidades, quanto para quem busca uma oportunidade, manter a dinâmica de organização é essencial para ter uma boa performance. Então veja, nesta matéria, como conciliar ambos tópicos. 

Os estudos e o mercado de trabalho são segmentos estreitamente vinculados 

Existem diversos motivos para incentivar essas atividades a acontecerem simultaneamente na vida de alguém. Entre eles, os principais podem ser listados como a busca pela independência financeira, a ajuda de custo com a família, o patrocínio da própria universidade, pois de acordo com um levantamento do próprio Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube),  39,52% da amostra de quase 24 mil respondentes, arcam integralmente com tudo. Além disso, também aparecem na seleção o reconhecimento e a prática na área de instrução acadêmica ou ainda demais opções. 

Estar matriculado em uma instituição de ensino, de fato, aumenta as chances de ingressar no universo corporativo 

Segundo uma análise recente feita pela Abmes (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior) sobre empregabilidade, 69% dos graduandos — basicamente sete em cada 10 — estão empregados. Ainda nessa mesma linha, um estudo sobre os níveis de emprego, realizado pelo Instituto Semesp (Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação), em parceria com a plataforma Symplicity, demonstrou como para 82,2% dos oriundos de universidades, tanto públicas quanto privadas, houve alguma melhoria em sua vida pessoal após terminar o curso de graduação. Cerca de 24% citaram aprimoramentos salariais, 19,9% ingressaram em uma pós-graduação e 33% relataram conseguir o primeiro emprego ou um novo cargo em seu segmento de atuação.

Outro ponto relevante de manter a matrícula ativa em uma entidade educacional, além do aprimoramento intelectual e atualização de currículo para o mercado, o estágio continua ativo como uma opção promissora para diversos níveis estudantis. Afinal, de acordo com a lei n° 11.788/2008 só pode participar do ato educativo escolar supervisionado quem segue essa descrição: “matrícula e freqüência regular do educando em curso de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e nos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos e atestados pela instituição de ensino”. 

Ademais, não existe idade máxima para ser um estagiário, esse fator amplia as possibilidades para quem não teve interesse em ingressar de imediato em um curso ou ofício. Afinal, a possibilidade é promissora para quem não tem experiência anterior no ramo. "A posição significa para a carreira vivenciar a sua área com a oportunidade de aprender com profissionais experientes desde as funções mais básicas até as mais complexas. É também desenvolver a inteligência emocional para lidar com os imprevistos e impulsos ao longo da trajetória corporativa e isso, com certeza, fornecerá bagagem para a construção de um futuro sólido, assertivo e de sucesso”, orienta Vitor Santos, analista de seleção do Nube. 

Afinal, como conciliar os compromissos sem decair na performance? 

De fato, uma rotina com essas atribuições pode ser cansativa, apesar de o estágio, por exemplo ser um auxiliador com a carga horária reduzida, outras medidas podem tornar a execução das ações mais produtiva e satisfatória. Por isso, Helaman Fernandes, CEO da Aliança, edtech brasileira, apresenta cinco dicas fundamentais: 

Escolha as suas prioridades: fazer uma lista de prioridades das mais às menos importantes é essencial. Com isso, é possível observar as tarefas as quais, de fato, devem ser realizadas com prioridade. Logo, estabelecer pequenas metas ajuda na conclusão desses itens; 

Gerencie o tempo: após a realização da checklist, deve ser construído um gerenciamento de tempo. Esse item é relevante, pois ajuda o discente a entender o quanto de energia precisa gastar com cada pendência. Hoje em dia, existem vários métodos para designar os itens elencados como “estudo e revisão de matérias” e “entrega de materiais no trabalho", sejam feitos com mais rapidez, sem perder a qualidade; 

Invista nas qualificações certas: não adianta realizar inúmeros cursos apenas para obter uma quantidade de certificados no currículo. Para quem deseja crescimento na área na qual já trabalha, o ideal é optar por conteúdos voltados para a sua  promoção, por exemplo. No entanto, se o desejo é mudar de área, é válido mapear as exigências e atribuições e qualificações da nova profissão. Por fim, o inglês acaba sendo uma competência fundamental;

Busque motivação: com a correria do dia a dia, entregas e prazos, é comum esquecer de algo.  Aliás, se manter motivado(a) pode parecer fácil, mas requer muita disciplina e força de vontade. Então é interessante deixar em fácil acesso os seus propósitos, sonhos e o porquê de fazer tudo isso. Entenda como o seu o esforço valerá a pena;

Tenha momentos de lazer e descanso: descansar a mente, sair e respirar novos ares são ações necessárias para a manutenção e equilíbrio do corpo e da mente. É bom também tirar um tempo para encontrar amigos, familiares e pessoas com o potencial de te fazer bem. O descanso do nosso cérebro permite absorver novas descobertas e informações. Portanto, estudar por horas ou se encher com tantas pendências no ofício não fazem bem à saúde, nem a médio, muito menos a longo prazo.

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

O Nube pode ser seu guia quando se trata de carreira e estudos, conte conosco!

 
 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe