Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
estagiario-conheca-dicas-para-ser-efetivado

Estagiário: conheça dicas para ser efetivado!  

Notícia | 21/02/2023

Laura Pereira

Conforme estatísticas da Abres (Associação Brasileira de Estágios), entre 40% a 60% dos estagiários são efetivados em suas ocupações e se tornam parte do quadro fixo de colaboradores. Isso porque eles superam as expectativas de seus gestores e são reconhecidos por sua dedicação ao longo da iniciativa. Para quem está nesse caminho e quer conquistar o primeiro emprego, descubra dicas para ser destaque e alcançar esse sonho! 

Quem pode estagiar e como começar no mercado de trabalho? Entenda agora!

O ato educativo, como é descrito na lei nº 11.788/2008, também conhecida como Lei de Estágio, é voltado para os alunos. Segundo Pâmela de Almeida, selecionadora do Nube, basta ter mais de 16 anos e frequência assídua em uma instituição de ensino. “Seja em algum curso de educação superior, técnico ou ensino médio”, ressalta. 

Em geral, é a primeira oportunidade dos educandos no mercado de trabalho. “Por isso, nem sempre eles sabem como destacar seus potenciais”, afirma Simone Bortoletto da Cruz, coordenadora de apoio da ESEG (Escola Superior de Engenharia e Gestão de São Paulo) - Faculdade do Grupo Etapa. Sendo assim, é essencial seguir dicas de especialistas para evidenciar suas capacidades desde o processo seletivo. 

 Para a especialista do Nube, existem algumas indicações relevantes. “É importante conseguir passar as informações de forma clara e objetiva para proporcionar a contratação. Ressalte seus pontos fortes, demonstre foco tanto na área quanto na empresa e principalmente o motivo de interesse na vaga e finalidades profissionais”, pontua. 

Ademais, não fique nervoso, esse é o momento no qual o recrutador quer conhecer o candidato. “Queremos conhecê-lo para verificar se o perfil do entrevistado está alinhado com a oferta em questão. Por isso, é imprescindível mostrar suas aptidões de acordo com as perguntas realizadas”, comenta Pâmela. 

Nesse cenário, ao conquistar a possibilidade, o estagiário precisa se destacar em suas funções para atrair o olhar de seu gestor. Para isso, Simone separou algumas dicas relevantes. Confira: 

Como ser efetivado no meu estágio? Conheça dicas fundamentais! 

1) Assumir a autonomia sob o desenvolvimento de sua carreira: 

Ter autonomia significa demonstrar entusiasmo e vontade de participar de várias atividades para proporcionar o seu desenvolvimento. Por exemplo, cursos na área, workshops e até mesmo leituras complementares trazem repertório para poder incrementar a participação do colaborador em reuniões e outras situações de interação. “Isso faz toda a diferença porque mostra interesse em crescer profissionalmente e também de contribuir cada vez mais com a companhia”, comenta Simone. 

2) Investir em estudo:

Conforme a coordenadora, conhecimento é um bem único, ninguém pode tirar de nós. “Sendo assim, estimular em ensinamentos não está suscetível à desvalorização comercial ou perdas e roubos. Pelo contrário, é o único investimento no qual não há riscos de prejuízos e só temos a ganhar”, afirma ela. 

A especialista recomenda para o funcionário galgar novas posições, buscando a continuação de seus estudos, fazendo uma pós-graduação, MBA (Master Business Administration), mestrado, doutorado, pós-doutorado ou uma especialização. Aliás, todos eles estão aptos a estagiar, basta estar regularmente matriculado. “Atrelar a vivência de mercado à pesquisa enriquece a experiência”, expõe Simone. 

3) Estar atento aos feedbacks:

O intuito principal de um feedback é ajudar as pessoas a melhorarem sua performance e fazer conhecer também os aspectos positivos, por meio do fornecimento de dados, críticas construtivas e orientações. Portanto, é muito relevante prestar atenção a eles e não levá-los para o lado pessoal. “Muitas vezes, a intenção é simplesmente corrigir rotas. Reflita sobre os pontos colocados, repense como poderia ser feito diferente e siga em frente, mostrando resiliência”, diz Simone. O autoconhecimento é a peça essencial para demonstrar seu diferencial no dia a dia, não só corporativo. 

4) Manter a ética e a disciplina:

A definição de ética profissional refere-se aos fundamentos para nortear a conduta dos trabalhadores e de suas equipes em uma organização. Eles fornecem orientações sobre como lidar com outras pessoas e instituições, incluindo seu time laboral. Já a disciplina é o esforço diário para o cumprimento de todas as tarefas, capaz de levar a alcançar as metas traçadas. Ademais, também tenha certeza de seguir a missão, visão e valores do empreendimento, cooperando para sua cultura. Assim, as chances de você se identificar e estar mais motivado com suas funções é maior.  

5) Dar o seu melhor em todas suas atividades: 

Seja proativo e lembre-se: suas demandas de hoje são o preparo para alcançar seus objetivos amanhã. “Seja produtivo e sempre demonstre interesse em ir além de suas tarefas. Se isso não garantir sua efetivação, certamente manterá as portas abertas para oportunidades futuras”, finaliza a coordenadora. Além disso, muitas ocupações pedem carta de recomendação dos antigos chefes, por isso, é fundamental sempre manter as boas relações e mostrar como você é um colaborador de destaque, diferencial para a entidade. 

Quero um estágio para ser efetivado! Como fazer isso? 

Para quem quer conquistar essa primeira chance empresarial, existem alguns conselhos essenciais. “O candidato precisa realizar a sua inscrição no portal de vagas do Nube, manter o cadastro sempre atualizado e encaminhar o currículo para as possibilidades abertas, fazer busca ativa e frequente”, comenta Pâmela. Inclusive, acesse nosso Painel de Vagas e encontre a ideal para o seu perfil! 

Além disso, fique atento às redes sociais, como o LinkedIn, para fazer contato com profissionais do ramo desejado. “Dessa forma, você pode ter acesso antecipado às oportunidades abertas”, ressalta a selecionadora do Nube. “O importante é não esperar cair do céu, mas sim buscar ativamente”, finaliza Pâmela. 

Curtiu o tema? Leia também: dicas para ser efetivado no estágio! 

Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma novidade. 

O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! Conte sempre conosco!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete