Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-ser-aprovado-nos-processos-seletivos

Como ser aprovado nos processos seletivos?  

Notícia | 20/02/2023

Larissa Almeida

Para cada vaga existem centenas e até milhares de candidaturas, sendo assim, quando seu currículo se sobressai entre tantas opções o alívio é certo. No entanto, essa sensação pode ser passageira e tomada pela apreensão de se destacar na próxima etapa, a entrevista. Dentro do meio empresarial, encarar um processo seletivo é uma dificuldade de muitos em um instante de grande competitividade. Porém, vale frisar como isso não significa ser uma etapa impossível. Então, para saber como ser escolhido para a oportunidade de aprendizagem, estágio ou um cargo efetivo, o Nube te ajuda! Fique até o final desta matéria e confira as melhores dicas.  

Qual é a maior dificuldade dos aspirantes no instante de conquistar a sua posição de sucesso? 

A partir da pergunta: “Qual a sua maior dificuldade em uma entrevista de emprego ou estágio?”, o próprio Núcleo Brasileiro de Estágios fez um levantamento para descobrir quais quesitos afligem os pretendentes. A amostra de 21.468 respondentes demonstrou como os aspectos emocionais estão no pódio, 41,26% apontou como maior adversidade controlar o nervosismo e ansiedade, 26,61% acredita ser a demonstração do quanto são capazes apenas durante uma conversa, 18,61% coloca dialogar sobre os pontos fortes e fracos. Por fim, 8,04% dizem ter tão pouco tempo para falar tudo de si e somente 5,48%, não conseguem demonstrar o interesse pela vaga. 

De acordo com a psicóloga Michela Vasconcellos, o tópico mais votado dificulta o desempenho completo na dinâmica. “Essa é uma grande armadilha criada para  si mesmo, o medo de desempenhar uma boa performance faz ele realmente não ter. Com a ansiedade a pessoa não consegue verbalizar de forma coerente respostas para as questões. Logo, pode passar para o entrevistador a ideia de não saber lidar bem em situações ansiosas. Não consegue ser criativa nas dinâmicas de grupo, falha na capacidade de resolução e vários outros aspectos são comprometidos por isso”, alerta. 

Afinal, é tão difícil assim passar dessa etapa? 

Em um cenário de ampla concorrência é de extrema importância estar preparado para encarar o recrutador e aproveitar o momento para demonstrar o seu potencial e também as suas pretensões. Assim, aquele com maior compatibilidade com a cultura da empresa, de fato, conquista o seu lugar. Apesar de parecer uma atitude complicada, tudo fica mais simples com algumas dicas. Dessa forma, a especialista em aceleração de carreira, Patrícia Y. Agopian dá oito sugestões para atingir o seu objetivo com mais facilidade:

infografico 

  1. Entenda por onde começar

Na maior parte das entrevistas, os recrutadores iniciam a conversa pedindo para o candidato falar um pouco sobre ele. “Quando for se autodescrever, comece por um breve resumo da sua vida pessoal: status civil, com quem mora, hobbies e filhos. Depois, entre na trajetória corporativa em ordem cronológica. Sempre de forma íntegra e verdadeira. Fale dos resultados gerados para as empresas por onde passou, isso pode ser uma conquista ou um grande aprendizado”, recomenda. 

  1. Crie conexão e encante o entrevistador

Contar sobre a sua jornada e os resultados com motivação é essencial. “O candidato precisa de brilho no olhar e firmeza na voz. Demonstre orgulho em ter feito parte do projeto ou daquele desfecho, sem entrar no detalhe; fale do seu legado. Mostre abertura ao novo. Observe a reação de quem entrevista você, faça a leitura do outro e vá testando sua fala. 

  1. Não omita suas fraquezas ou erros

Quem nunca errou? “Os equívocos fazem parte, mas mostre como transformou essa dificuldade em aprendizado. Leve isso para a conversa de forma leve, sem enfatizar os gaps. Os assuntos têm a relevância determinada pelo próprio candidato. Caso o selecionador questione sobre alguma habilidade ausente em seu perfil, não se desmotive. Pelo contrário, revele disposição para desenvolvê-la. Nunca se sinta como um devedor em uma entrevista. Afinal, faz toda a diferença a forma como transmite seu relato”, explica a CEO da Bússola Executiva.

  1. Utilize bem o seu tempo

Hoje em dia, o tempo é valioso, então saiba como aproveitá-lo durante a oportunidade.. “Faça um bom uso da reunião, pois o avaliador tem uma agenda a cumprir, um tempo determinado para finalizar. Logo, é essencial não entrar nos detalhes de cada ato da sua trajetória”, afirma Patrícia. 

  1. Não tenha medo de sinalizar o período de permanência nas empresas ou falta de experiência anterior

Algumas pessoas, por diversos motivos, não ficaram muito tempo nas corporações anteriores ou não possuem nenhuma vivência no meio corporativo e isso, às vezes, preocupa o pretendente. No entanto, alguns contratos, como o de estágio ou aprendizagem não exigem esse tópico. Isso porque o intuito é auxiliar na formação acadêmica atual, dando a chance de praticar no cotidiano da área pretendida. 

  1. Descubra como falar de liderança sem ter tido a experiência

Caso a entrevista seja para um cargo de liderança, mas o pretendente ainda não teve a oportunidade de fazer a gestão de um time, Patrícia diz não haver problema nisso. “É necessário falar, oficialmente, como nunca foi líder, mas acredita nas várias formas de gestão. Assim, contar algum projeto onde você ficou à frente, mencionando os resultados obtidos pela sua performance e pela a equipe envolvida”, explica a especialista em formação de carreira.

      7 . Mostre Gratidão

Segundo Patrícia, esse exercício é bem-vindo em diversas vertentes, inclusive, na empresarial. “Ser grato pelas experiências mostra reconhecimento. Por exemplo: o diretor da época, me ensinou muito, pois naquele momento, eu apresentava um gap, mas com o devido auxílio ele me desenvolveu e eu aprendi”, exemplifica.

  1. Sinalize a sua pretensão salarial

Os candidatos sempre acham essa pergunta delicada. Então, Patrícia orienta responder de forma indireta: “acredito na política de salário da organização, ferir esse mecanismo não é o caminho, mas é importante fazer sentido pra mim. Posso te falar meu último salário e podemos conversar em cima disso. Mostrar interesse nos benefícios oferecidos são, de certa forma, remunerações (plano de saúde, ticket, participação nos lucros...)”, finaliza a especialista.

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

O Nube acredita no seu potencial e está aqui para te ajudar na conquista da sua vaga dos sonhos! 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete