Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-que-e-fit-cultural-e-como-aplicar

O que é fit cultural e como aplicar 

Notícia | 17/02/2023

Rodrigo Barreto

Contratar pessoas capacitadas para atender as diferentes exigências do mundo corporativo sempre foi uma necessidade dos times de RH (Recursos Humanos). O teste de fit cultural vem para deixar esse processo ainda mais eficiente, garantindo novos colaboradores alinhados com os propósitos da marca e também com seus colegas.

Desenvolver um meio empático para os cooperadores é uma característica forte nas empresas de sucesso e ficou ainda mais em destaque durante a pandemia. Entender e aplicar esse conceito nas demandas de seleção de funcionários para contribuírem com o clima organizacional e, consequentemente, para o atingimento das metas, é fundamental.

O Núcleo Brasileiro de Estágios - Nube preparou um guia completo a respeito do tema para você tirar todas as suas dúvidas. Selecionamos ainda algumas perguntas-chave para te apoiar a implementar esse conceito em suas entrevistas o quanto antes. Continue a leitura e confira!

Saiba mais sobre fit cultural e conheça dez perguntas para aplicar!

De maneira simplista, esse conceito demonstra o quanto um novo empregado está ordenado com os princípios de uma companhia, além, é claro, de todo um recinto já criado pelos membros ali presentes. Por muito tempo, foi considerado apenas o domínio de certos conhecimentos e habilidades técnicas na busca por candidatos.

No entanto, o cenário atual deixa claro a importância desse alinhamento para a evolução de uma empresa, independentemente do nicho ou tempo de existência. Os resultados da contratação de um indivíduo aparelhado com a instituição, tanto nos valores quanto na missão, podem ser vistos em um curto período.

Sabe quando conhecemos uma pessoa e ela também compartilha dos mesmos gostos e, além disso, sabe se expressar em relação a eles e gerar boas conversas? A mesma coisa acontece quando o funcionário dá match com sua organização! Essa sinergia com certeza será percebida rapidamente, garantindo a retenção de um potencial talento na corporação.

É interessante também pensar no teste a fim de fortalecer a firma, analisando-os como a materialização dos significados e objetivos do local. Garantir essa adesão dos costumes para dar diretrizes às ações no cotidiano é essencial para os gestores liderarem os times até as metas estabelecidas pela direção.

Dez questões para mapear o fit cultural do candidato

Você deve estar pensando como essa análise é feita na prática, certo? A seguir, o Nube preparou uma série de questões objetivas e bem explicadas para aprofundar ainda mais seus conhecimentos a respeito. Continue lendo e confira todas:

O que você deseja agregar em sua carreira profissional nos próximos cinco anos?

Começando por uma interrogação para ajudar a entender o perfil profissional do candidato. Observe se os objetivos dele estão condizentes com as intenções do empreendimento. Você ainda pode questionar o pensamento a curto e longo prazo.

O que diriam a seu respeito se entrássemos em contato com uma referência sua?

Ramos de sucesso entregam ambientes humanizados, tanto para os clientes quanto para os colaboradores. Por isso, realizar novas contratações pensando no fit cultural apoia consideravelmente nesse aspecto. Utilize a questão acima e veja como o aspirante exterioriza sua interação com outros integrantes do grupo.

Pergunte, ainda, sobre uma atitude incômoda na qual passou com um antigo colega e como ele fez para lidar com a situação ou um feedback recebido. Dessa forma, é possível entender como ele age diante de disposições pouco ou muito conflituosas com outros.

Por que você considera seu trabalho importante para nossa empresa?

A resolução dessa vem carregada com informações importantes para o condutor da entrevista. Assim, é possível perceber não só a visão do indivíduo a respeito de suas competências como também sua aptidão para esclarecer e expor ideias, demandando de uma comunicação assertiva.

Você poderia me ensinar algo novo nesse exato momento?

O intuito é confirmar sobre a informação clara e objetiva dele, além da capacidade de lidar com situações inesperadas. Essa questão é direcionada para suas competências, mas ainda pode encaminhar o diálogo para elementos significativos e desconhecidos pelo recrutador.

Diga um valor do qual não abre mão no trabalho

Se a resposta caminha para o lado contrário da cultura do negócio, será necessário ter mais atenção na análise do sujeito.

Prefere ambientes mais calmos ou agitados?

É preciso lembrar, no entanto, das características do cargo a ser preenchido. Se você procura alguém para tomar decisões rápidas na frente de vendas, por exemplo, analise muito bem a explicação.

Não é indicado selecionar alguém mais propenso a atuar bem sob pressão para atividades mais técnicas e exigentes de avaliações detalhistas. Nesse momento, também é interessante realizar testes para efetividade, sempre considerando a posição disponibilizada.

Conte sobre um erro cometido e os aprendizados trazidos por ele

O relato por si só já apresenta aspectos muito ricos para análise do RH. A construção de uma cultura forte, geradora de engajamento e redutora do turnover, só pode ser alcançada mediante a contratação de integrantes com princípios e comportamentos ajustados à conduta da instituição.

Qual você considera ser a maior conquista de sua carreira até o momento?

Além de eliminar passos genéricos como o "ainda está por vir", abre espaço para entender como o abordado estabelece, prioriza e realiza suas obrigações. Lembre-se de pedir para ele contar o porquê daquela ser sua maior conquista e como ele fez para alcançá-la.

Conte sobre uma oportunidade recebida, superando suas expectativas

Essa questão é muito significativa para diferenciar os participantes em processos seletivos extremamente disputados, afinal, as reações serão únicas e fidedignas.

Como você lida com decisões importantes, porém inesperadas?

Durante a rotina, é preciso resolver muitas deliberações, variando entre coisas simples e pontos essenciais para o resultado de uma tarefa. Uma circunstância adversa e mais extrema é uma ótima escolha para demonstrar como funciona sua tomada de decisão.

Quais são os benefícios de avaliar o fit cultural?

Tanto o aumento na interação quanto o maior envolvimento dos grupos nos desafios cotidianos são pontos positivos de um fit organizacional alinhado. Aplicar o teste, inclusive, também é indicado na seletiva de estagiários e aprendizes, garantindo assim uma boa escolha para a equipe. Pessoas com propósitos e valores compatíveis formarão times de alta performance na busca por resultados, sem contar a facilidade para equiparar as diferenças internas. Isso ocorre, pois todos possuem base nas mesmas convicções.

O entrosamento e a dedicação para um melhor desempenho só tende a aumentar quando a cultura interna está bem definida e estabelecida entre os membros da instituição. Esse conceito vem para reforçar ainda mais esse aspecto e garantir a entrada de pessoas dispostas a cooperar para o crescimento da companhia.

Como avaliar o fit cultural do candidato?

Com a avaliação realizada e as informações em mãos, chegou a hora de identificar se o candidato é realmente compatível com a expectativa. Contudo, como fazer isso na prática? Para garantir a assertividade dessa etapa é necessário ter os ideais do seu empreendimento bem definidos.

Defina se um especialista em criatividade ou profissional mais analítico e criterioso é o mais indicado para a vaga e, em seguida, junte todos os dados coletados para selecionar a melhor opção. Se você deseja continuar se aprofundando no desenvolvimento do seu negócio, veja o nosso post sobre educação corporativa!

Portanto, mantenha-se ligado nas tendências e principais assuntos do seu segmento de atuação. Dessa forma, você largará na frente da concorrência em meio ao mercado tão concorrido. Em nosso site, são publicados conteúdos todos os dias sobre o mundo corporativo. Se você está em busca de um estagiário ou aprendiz para fortalecer ainda mais o seu negócio, entre em contato com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram, TikTok e no LinkedIn. Esperamos você nas redes sociais!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete