Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
crie-o-seu-curriculo-digital

Crie o seu currículo digital  

Notícia | 17/02/2023

Larissa Almeida

Para alcançar uma posição no mercado de trabalho, seja com o intuito de ingressar em um  programa de aprendizagem, estágio ou até mesmo uma vaga de efetivo, o currículo é o seu ticket de passagem. No entanto, assim como eles se adaptaram para o modelo digital, as cartas de apresentação tem seguido o mesmo princípio. Sendo assim, atualmente, os processos referentes à contratação tem sido transferidos para o universo on-line. A partir dessa dinâmica é essencial investir em uma imagem profissional também para esse meio. Então veja, nesta matéria, como construir o seu perfil nas mídias. 

As redes sociais são utilizadas da candidatura até mesmo depois da contratação 

Assim como outros segmentos, a vertente corporativa tem marcado presença nas redes sociais. Isso porque o meio tem um grande potencial comunicativo, sendo utilizado para alcançar o maior número de público e interações. Essa relação, coloca as marcas em destaque no ecossistema empresarial. Logo, é vantajoso considerar esse recurso para buscar mais informações sobre a organização a qual você pretende participar, assim como eles podem usar as mesmas ferramentas para consultar o seu perfil. 

Dentro dessa perspectiva de acesso às companhias, o próprio Núcleo Brasileiro de Estágios - Nube - fez uma apuração para descobrir por quais redes sociais as pessoas mais consideravam na busca de uma posição e dicas de como conquistá-la. Com mais de 31 mil respondentes, eles elegeram uma favorita. Assim, 39,70% selecionou o Linkedin, o site com uma imensa concentração de empresas e profissionais de inúmeras áreas. Hoje, a página conta com 830 milhões de membros com mais de 58 milhões de corporações registradas, de acordo com as estatísticas do próprio nome. Em seguida ficaram o Instagram (23,21%),  outra (20,73%),  Facebook (6,38%), apesar de ser novidade, o Tik Tok foi citado por  5,37%. Por fim, com menos votos, são considerados o Youtube com 3,69% e, apenas, 0,93% utilizam o Twitter. 

  É necessário saber dialogar nesse meio independentemente da página 

Tanto para quem cria conteúdo para esse meio, quanto para os indivíduos com interesse em estabelecer uma imagem e ser destaque nos processo seletivos, Cristiane Romano, coordenadora da pós-graduação em Liderança da EBPÓS deixa seis dicas para fortalecer sua personalidade por meio das telas: 

1.Tenha objetividade e clareza: quando falamos de mídia digital, é fundamental ser objetivo e passar a mensagem de forma clara, lembrando como o seu discurso pode ser óbvio para você, mas não para quem te assiste. “Antes de elaborar seu vídeo, tenha em mente as respostas das seguintes perguntas: qual é o meu público? quais os desafios da minha audiência? o que eles esperam de mim? Qual impacto posso causar com esse vídeo? Com essas respostas, fica mais fácil partir para a escolha do vocabulário e conteúdo. Sendo assim, sempre avalie se este tema condiz com as suas expectativas, seja para informar, vender ou ensinar”, pontua Cristiane. 

2.Pratique o aquecimento vocal: a forma como você usa a voz pode mudar completamente a sua mensagem. Para transmitir credibilidade, module seu tom de acordo com o material a ser passado. Antes de iniciar uma gravação, faça aquecimento vocal, para tornar a sua emissão suave e, ao mesmo tempo, sem soprosidade (ar na voz). “Para trabalhar isso, o ideal é buscar acompanhamento com um fonoaudiólogo”, alerta a especialista.  

3.Trabalhe a expressão corporal: a comunicação não verbal é um recurso imprescindível para complementar a mensagem, como a expressão facial, por exemplo. “O rosto é a parte do corpo com mais exposição nas imagens. Por isso, explore, com bom senso, o olhar, o meneio de sobrancelha, o sorriso e qualquer outro recurso incluso no contexto do assunto. Por fim, utilize os movimentos de mãos e braços sutilmente”, aconselha a coordenadora da EBPÓS. 

4.Cuidado com dicção e pronúncia: para se expressar bem, é preciso treinar voz e dicção. Realizar leituras em voz alta ajudará a perceber seus vícios de linguagem, bem como pronúncia inadequada e erros de concordância. Atente-se ao falar de forma clara e precisa, articulando todos os fonemas. Cuidado para não parecer artificial. Os movimentos devem ser naturais, sem exageros, como não abrir a boca demasiadamente, por exemplo.

Segundo a especialista de seleção do Nube, Rachel Silva, o desempenho na comunicação é um grande destaque para os candidatos. “Ter um bom vocabulário pode ajudar o aspirante a se destacar, isso não quer dizer, obrigatoriamente, usar palavras rebuscadas, mas demonstrar um bom domínio da língua portuguesa, certamente, o auxiliará a conseguir expressar melhor as suas competências”, aconselha. 

5.Foque nas palavras-chave: enfatize as sentenças de maior valor, ou seja, aquelas as quais você tem a intenção de fixar na mente do público e relacioná-las à sua imagem. Por exemplo, se seu objetivo é dar dicas sobre carreira, reforce as palavras-chave, como futuro, objetivo, meta, sucesso, entre outras para remeter ao tema central. “Na introdução, as três primeiras frases precisam ser de impacto e responder a dor, ou seja, a necessidade da pessoa em lhe assistir. Portanto, invista também nas perguntas reflexivas, para despertar curiosidade e motivar o entrevistador”.

6.Aposte em um script: um roteiro bem feito, com tópicos alinhados ao seu tema, será de grande suporte para você não se perder e sentir mais segurança na apresentação. Faça também um breve resumo para cada tópico, caso dê um branco momentâneo. “Vale lembrar como a expressividade é um diferencial. Então, pratique-a e potencialize seus recursos e suas qualificações”, finaliza Cristiane.  

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

O Nube entende como o estabelecimento da imagem profissional em diversos canais é essencial atualmente. Então, conte conosco nessa transformação! 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete