Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
metodologia-star-tenha-sucesso-nas-entrevistas-de-emprego

Metodologia STAR: tenha sucesso nas entrevistas de emprego 

Notícia | 15/02/2023

Laura Pereira

Em regra, a seleção de novos trabalhadores para um emprego é um momento no qual o nível de tensão dos candidatos tende a subir. Nesse sentido, por ter de lidar simultaneamente com o nervosismo, a estruturação interna das ideias e a necessidade de responder às perguntas feitas, muitos entrevistados acabam se perdendo e não alcançam um bom resultado ao final dos processos seletivos.

Como estar preparado é percorrer 50% de todo e qualquer desafio, a técnica STAR foi criada para ajudar as pessoas a se organizarem na hora de redarguir as indagações dos recrutadores e, assim, mostrarem o seu potencial para ocupar o cargo pretendido.

Quer compreender como esse método pode contribuir para o seu bom desempenho em oferecer respostas adequadas, concisas e eficientes em avaliações para contratação de novos funcionários? Então, continue lendo este post preparado pelo Nube!

Afinal, o que é a Metodologia STAR?

Trata-se de um procedimento por meio do qual os indivíduos conseguem sistematizar mentalmente as noções a serem utilizadas como resposta. Assim, é possível ordenar os exemplos de situações vividas anteriormente a fim de evidenciar a sua experiência e as suas habilidades diante de conjunturas reais, projetando a sua competência para a oportunidade laboral em voga.

O termo advém do inglês, cujo significado compreende quatro componentes: situation, task, action e result. Quando traduzido para o português, temos:

  • S: situação;
  • T: tarefa;
  • A: ação;
  • R: resultado.

Muito embora tenha sido criada para auxiliar sujeitos em busca de serviço, essa fórmula vem sendo amplamente utilizada para outros fins, como exames de intercâmbio, testes para entrada em universidades, avaliação para a admissão de estagiários e muitos outros. Inclusive, se você está à procura de estágio ou de espaço no mercado de trabalho, acesse o link e confira o nosso conteúdo com dicas valiosas sobre o tema!

Como estruturar as respostas de acordo com a S.T.A.R?

Esse método se apresenta como a ferramenta ideal para gerar excelentes resultados na modalidade de recrutamento comportamental, nas quais são feitas perguntas abertas. Isso porque é muito comum os avaliadores se valerem das vivências profissionais e pessoais dos sujeitos ali presentes, para chegar a um panorama a respeito da respectiva aptidão para entrar no time de colaboradores da empresa.

No entanto, é possível empregá-lo nos mais diversos processos de triagem considerando a fácil aplicabilidade. Para colocar a STAR em prática, cabe observar, seguir e colocar em prática os seguintes componentes:

1. Situação

Imagine-se diante de um entrevistador. Agora, é hora de se preparar para o primeiro passo: descrever uma situação específica anterior, de acordo, claro, com a interrogação feita.

É necessário discorrer acerca de um momento marcante da sua vida. Dessa forma, é possível ser questionado em relação a conflitos, grandes obstáculos, conquistas, feitos e outros assuntos.

Independentemente do ponto, a ideia é salientar um evento, em regra, profissional. Assim, é essencial se certificar de estar falando sobre isso de modo detalhado, livre de abordagens generalistas, com o fim de fazer o responsável pela condução da conversa entender o acontecido.

Por exemplo: “Eu fazia parte da equipe de produção de uma empresa e precisávamos entregar 2000 peças em 15 dias. Contudo, a máquina responsável por fazer 70% do serviço quebrou no quinto dia”.

Se, no seu caso, a carreira estiver sendo iniciada e inexistir um histórico de experiências trabalhistas, não tem problema! Fale sobre conjunturas ocorridas durante a faculdade ou o colégio, bem como, informe quanto a atividades voluntárias e circunstâncias pessoais.

Vale destacar a relevância de uma boa comunicação para atrair a atenção dos recrutadores. Para compreender mais sobre esse aspecto, não deixe de acessar a nossa matéria!

2. Tarefa

Aqui, será preciso exprimir como atuou frente ao cenário anterior. Nessa lógica de ideias, é interessante conversar a respeito da sua responsabilidade, do seu papel e da sua função no fato ocorrido. Ainda, sintetize os pormenores como, os prazos, os contextos, as atribuições e as demais tarefas desempenhadas por você.

Por meio disso, será possível passar a visão da sua posição e fornecer os parâmetros para o responsável averiguar os próximos elementos.

A título de exemplificação: “Eu havia sido designado para fazer o acabamento das peças, porém, como dependia dos passos anteriores e tudo estava atrasado, a minha função restou prejudicada”.

3. Ação

Depois, é a parte para destacar como agiu frente ao acontecimento. Como, afinal de contas, foi a sua postura para resolver a conjuntura, como foi idealizada a solução do problema ou a concepção da ideia, bem como o passo a passo da execução. É importante contar o trajeto percorrido até as consequências.

Aqui, vale frisar a pertinência de se concentrar na sua atitude e não na dos demais envolvidos, mesmo sendo um caso de trabalho de equipe. Por isso, foque no seu esforço e em reproduzir as medidas tomadas e não aqueles atos não colocados em prática.

Ainda no caso ilustrado: “Para ajudar a agilizar os processos e conseguir cumprir com as minhas atribuições, me dispus a auxiliar os meus colegas com as demandas anteriores às minhas”.

4. Resultado

Enfim, convém enfatizar os efeitos tangíveis da sua atuação. Elenque as mudanças geradas, as transformações alcançadas, quais lições pôde assimilar e, se tiver dados, frise cada um deles. Isso tudo reforçará o valor da sua experiência. Tenha em mente: quanto mais detalhes forem fornecidos, melhor será!

Exemplificando: “No final, conseguimos finalizar as 2000 peças no prazo e, alguns meses depois, recebi uma placa de homenagem em razão da minha atitude proativa”.

Trabalhando com o episódio, o afazer, a conduta prática e o impacto, você estará concedendo um amplo aparato de informação nas quais o avaliador poderá se basear para ponderar a sua admissão. Se deseja continuar se aprimorando, confira alguns dos cursos disponíveis para capacitação em nossa plataforma.

Exemplos de abordagens da entrevista STAR

  • Compartilhe um momento complexo vivido no trabalho;
  • Nos conte sobre o aprendizado absorvido de um episódio de conflito;
  • Descreva uma situação na qual houve uma falha da sua parte;
  • Detalhe a sua atuação em algum projeto;
  • Como você reagiu diante de um quadro de extrema pressão?
  • Em situações nas quais você discordou do seu gestor, qual foi a sua atitude?
  • Quais frutos já colheu ao alcançar um objetivo?

Gostou das nossas explicações? Então, continue acompanhando o nosso blog e nos siga nas principais plataformas virtuais, estamos presente no YouTube, Instagram, Twitter, LinkedIn, Facebook e TikTok; por lá, você consegue se manter atualizado sobre os nossos conteúdos.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete