Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-trocar-de-carreira-em-2023

Como trocar de carreira em 2023? 

Notícia | 15/02/2023

Rodrigo Barreto

Uma boa parte das pessoas possuem o desejo de seguir outro caminho profissional. Seja por arrependimento, surgimento de novas carreiras ou planos para o futuro, isso se torna cada vez mais comum. Principalmente após o período da pandemia, muita gente mudou a maneira de enxergar o trabalho e, com isso, agora buscam outros fatores. Sendo assim, quem tem essa vontade precisa fazer a transição de maneira correta.

Quase metade dos trabalhadores possuem esse desejo

O início de um ano incentiva reflexões e motiva os cidadãos a repensarem suas prioridades para o novo ciclo. Mais dispostos a arriscar, os profissionais qualificados se mostram abertos às possibilidades: 49% dos empregados inclusive pretendem buscar outro trabalho em 2023. A confiança reflete as condições do mercado. De acordo com a última edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH), a taxa de desemprego das pessoas a partir dos 25 anos com formação superior, foi de 4% no terceiro trimestre de 2022. O nível geral foi, no mesmo período, 8,7%. Ambas as taxas são as mais baixas desde 2015, reforçando uma recuperação da economia.

O mundo presencia um importante movimento dos colaboradores em busca de oportunidades mais alinhadas ao seu perfil e momento de vida. Quando questionados sobre os objetivos da mudança, 61% apontaram a intenção de trocar de empresa, mas permanecer no mesmo segmento, enquanto 39% tem interesse em uma nova área de atuação, segmento ou profissão. Entre os pontos motivadores, destacam-se:

  • Salário mais alto (71%)
  • Mais qualidade de vida (51%)
  • Realização pessoal (47%)
  • Aprender algo novo (38%)
  • Mais flexibilidade (35%)

Para o diretor-geral da Robert Half para a América do Sul, Fernando Mantovani, as prioridades mudaram nos últimos anos e o reflexo disso é visto na movimentação dos funcionários. “Os seres humanos são o principal ativo de uma organização e, tendo em vista os indicadores positivos, recomendo aos gestores valorizarem seus melhores talentos na iminência de perdê-los”.

Conforme a pesquisa, os cinco principais aspectos para os indivíduos permanecerem na corporação atual são: remuneração, pacote de benefícios, perspectiva de crescimento, possibilidade de equilíbrio entre vida pessoal e profissional e bom relacionamento com colegas e pares.

Além disso, o sentimento de otimismo também atinge os desempregados. Conforme o levantamento, 33% deles estão confiantes em conquistar a recolocação nos próximos seis meses. Em linha, a resposta é positiva, pois 49% das instituições planejam realizar novas contratações no primeiro trimestre. Dentre os motivos, 68% pretendem abrir vagas, 55% querem preencher lacunas abertas e 35% precisarão substituir alguém.

Logo, o momento é promissor aos candidatos atentos às exigências da atualidade. “Nesse contexto de disputa por bons talentos, os gestores precisam adotar um olhar estratégico e se planejar desde já para garantir um time de alto nível em 2023”, complementa o diretor-geral da Robert Half.

É normal se decepcionar com a profissão escolhida

Qualquer pessoa está sujeita a frustrações durante sua carreira, especialmente quando se está dando os primeiros passos. Para o vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento - ABTD, Alexandre Slivnik, independentemente de qualquer coisa, o mais essencial é como encarar essa situação. “Muitos não conseguem lidar com a falta de sucesso inicial. No entanto, as negativas fazem parte da vida de todos nós. Quanto maior a nossa maturidade e experiência, mais fácil é aceitar os obstáculos da vida”, relata.

Para ele existem algumas dicas para serem colocadas em prática e ajudar a superar esses momentos desconfortáveis. “A primeira dica é: nem tudo será como você quer. As coisas vão dar errado e isso faz parte. Nessa hora, é fundamental ter a cabeça no lugar. Essa não será a primeira e nem a última vez”, pontua.

Segundo o executivo, ter autoconhecimento também é crucial. “Cada indivíduo deve descobrir quais são as suas principais forças e fraquezas para evoluir onde é mais necessário. Quando sabemos nossas virtudes, podemos evidenciá-las. Quando se detecta as principais limitações, é possível trabalhá-las e aprimorá-las”, declara.

Ainda, o especialista ressalta a relevância de ter tranquilidade e inteligência emocional. “Hoje em dia, é determinante ter essa competência para lidar com as adversidades do cotidiano em todos os âmbitos. Sem isso, as pessoas tendem a transformar pequenos empecilhos em enormes problemas”, alerta.

A última e principal dica é acreditar em si mesmo. “Quando alguém recebe uma negativa diversas vezes, não necessariamente está relacionado às funções laborais. Talvez esteja apenas remando para o lado errado, por isso o autoconhecimento é relevante para melhorar os rumos dessa trajetória”, complementa.

Não é preciso ter medo da mudança

Sair da zona de conforto é dito como se os colaboradores quisessem permanecer para sempre em um local onde nenhuma novidade acontece. “Passamos os últimos anos ouvindo como o mundo se transformou rápido demais, mas devemos lembrar: quem nunca se alterou nessa velocidade foram os indivíduos. Antes de ouvir sobre o valor de se arriscar em novos caminhos, muita gente já fazia isso”, comenta o diretor comercial da B&T Câmbio, Tulio Portella.

Por exemplo, a quantidade de brasileiros vivendo no exterior nunca foi tão alta. O número de solicitantes de visto de trabalho nos Estados Unidos atingiu o maior patamar em uma década. Os pedidos desses documentos de grupos como pesquisadores, gerentes de multinacionais e pós-graduados, saltou 135% em 2020, comparado aos cinco anos anteriores. Essas pessoas arriscaram mudar de país, idioma, cultura e abriram mão de certos sonhos para realizar outros. Fazer uma transição é estar aberto a esse tipo de troca.

Para Portella, também se trata de escolhas. Em um mundo de inovação, surgem novas profissões a todo tempo e as trocas de um empregado podem levá-lo a deixar paixões para trás e sair de cadeiras as quais ele lutou para conquistar. “Em determinada fase da vida, o caminho inicial não funciona mais. Essa constatação é capaz de gerar ansiedade, incerteza e desconfiança sobre a felicidade”. No entanto, é o contrário. Esse é o ponto de partida para pegar outra rota rumo à alegria.

Portanto, se esse é o seu desejo para 2023, fique ligado e siga os conselhos dos especialistas. Em nosso site, são publicados conteúdos todos os dias sobre o mundo corporativo. Se você está em busca de uma vaga de estágio para iniciar sua trajetória, acesse o nosso painel de vagas.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram, TikTok e no LinkedIn. Esperamos você nas redes sociais!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete