Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
ache-um-emprego-ou-estagio-e-comece-a-ter-a-propria-renda

Ache um emprego ou estágio e comece a ter a própria renda 

Notícia | 14/02/2023

Carolina Amaral

Com o início de um novo ano, muitas pessoas enxergam como um recomeço de oportunidades, vida e objetivos. Assim, a procura por um emprego diferente se torna algo comum. No Brasil, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 10 milhões de indivíduos estão nessa busca. Contudo, muitos têm de se sujeitar à primeira vaga porque a urgência já bateu à porta, mas para aqueles com o luxo de resolver a questão com mais planejamento, estar ciente de certos cuidados faz a diferença e traz chances ao candidato em obter mais sucesso na disputa. Para quem se encontra nessa situação, o Nube ajuda com algumas dicas e informações, confira!

 

Atente-se a dicas para alcançar o sucesso na busca por emprego

De acordo com a professora Lara Mattos, da Strong Business School, existem sete passos para uma melhor performance nessa conquista e qual o seu preço é o primeiro deles. “Não é procurar emprego por si só. Se o seu custo fixo mensal é de R$ 2.000,00, precisa no mínimo de uma ocupação pagando esse valor ou a conta não fecha. O custo fixo implica em moradia, alimentação, lazer, transporte etc”, explica. 

Ter em mente de forma clara seus gostos e propósitos também é crucial. Por isso, analise-se e seja honesto consigo mesmo. “Se é uma pessoa mais introspectiva, com prazer em atuar no bastidor com computador, planilhas e aceita uma oportunidade para atender o público, talvez role uma incompatibilidade. Busque algo o qual te atraia, porque terá de fazer isso todos os dias”, pontua. 

Nesse sentido, estar inserido em um ambiente compactuando com seus ideais é imprescindível. Assim como cada um tem seu perfil, a empresa também. Deter os conhecimentos e habilidades necessários precisa ser um ponto de atenção. A capacidade técnica para realizar aquela tarefa é indispensável e não adianta tentar burlar o processo seletivo. Logo, se a sua área de interesse exige atualização ou formação, é o momento de correr atrás de cursos gratuitos, sabedoria sobre novos equipamentos, tecnologias, modus operandi e contato com profissionais do campo para se manter informado.

Outra questão de suma importância é manter o currículo fiel a realidade, tanto no quesito de não inventar capacitações, como de estar atualizado. Um CV (curriculum vitae) bem-feito, escrito e sem erros de português é o início do interesse da companhia por você. Coloque objetivamente quais são seus pontos de interesse e todos os conhecimentos relevantes. “Não envie nada genérico ou com frases feitas. Personalize a mensagem. Pesquise a instituição, leia a missão dela no site e perceba se ela se alinha ao seu propósito também”, indica Lara. 

A partir disso, esteja sempre disponível. A professora da Strong afirma já ter passado por essa experiência, a qual, no início do recrutamento, os sujeitos se colocam disponíveis para o cargo, mas quando eram chamados para as entrevistas, não tinham tempo e perdiam a chance. 

 

Para estágios, quais as indicações?

Regido pela lei n° 11.788/2018, essa mão de obra é definida no seu artigo primeiro como: “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam freqüentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos”. Logo, é uma vivência diferente de um CLT com carteira assinada e, por isso, as indicações para ele são mais pontuais.

Para Lara, dois tópicos são imprescindíveis e devem ser lembrados quando se está iniciando. O primeiro é simples: pesquisar empresas com programas de estágio estruturados para garantir a você uma melhor experiência. Em segundo, conhecer políticas de planos de carreira na organização para a jornada poder te proporcionar cargos futuros. Seguindo esses passos, as chances de alcançar os objetivos tornam-se mais reais e assertivas!

 

Onde encontrar oportunidades?

Quando se está nessas circunstâncias, às vezes pode ser difícil saber por onde começar, encontrar locais contratando e seguir um caminho, mas as vias são inúmeras. Não se pode negar como um bom networking tem seu espaço nessa jornada, assim como as redes sociais. Todavia, no caso de estágios, os agentes de integração são a melhor escolha. Assim, o Nube marca presença como um destaque no ramo, tendo convênio com cerca de 22 mil instituições de ensino de todo o país. A idealização foi feita por meio de 26 anos de vivência na área de recursos humanos e envolve etapas, desde o processo seletivo, até a administração do estudante e do aprendiz no estabelecimento, de acordo com as leis vigentes: Lei de Estágios n.º 11.788/08, Lei de Aprendizagem 10.097/00 e Decreto 9.579/18. 

Atualmente, a entidade conta com 15 mil firmas clientes, atendidas por um amplo e moderno call center. Dessa forma, estar ligado no website e na parte “painel de vagas” na plataforma, é uma maneira incrível de encontrar uma perspectiva no mercado de trabalho.

 

Formas alternativas de conseguir uma renda extra

Com a popularização da Internet, as possibilidades de ganhar dinheiro com métodos fora da ocupação principal aumentaram. Segundo dados de 2021, os norte-americanos colocaram no bolso mais de R$ 3,168 milhões com essas metodologias, conhecidos como "bicos extras" para complementar sua renda. Contudo, isso não se conteve somente aos EUA, com o acesso cada vez mais fácil às ferramentas de marketing digital, é viável prestar serviços altamente rentáveis com um computador. Desse jeito, Guilherme Dias, publicitário especialista em Marketing Digital e Networking Profissional lista alguns serviços virtuais disponíveis para alcançar tais metas. Veja:

1 - SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor)para negócios locais: muitos estabelecimentos menores não possuem um funcionário dedicado ao atendimento ao cliente. “Ofereça seus serviços de SAC para essas marcas e fique responsável por responder às perguntas e solucionar os problemas dos clientes via chat nas redes sociais e WhatsApp”, indica Dias. 

2 - Call Center / Telemarketing: alguns empreendimentos necessitam de pessoas para fazer ligações e se comunicar com consumidores. “Se você tem habilidades de comunicação, pode oferecer seus serviços de call center ou telemarketing. As companhias telefônicas e de Internet estão investindo pesado nessa ação em home office”, explica o publicitário. 

3 - Pré-vendas (agendamento / secretaria virtual): se você é organizado e sabe se expressar, atuar com agendamento, como uma secretária virtual pode ser uma opção. “Isso pode incluir tarefas como marcar reuniões, responder e-mails e manter a rotina do empresário”, esclarece.

É possível aumentar a verba em 2023 com marketing digital, mas as possibilidades são infinitas e vão muito além apenas desse ramo. “O importante é encontrar algo envolvendo gosto e o mínimo de habilidade para fazer. Assim, você poderá desenvolver sua carreira com paixão e motivação”, lembra o especialista.

Por fim, uma boa estratégia de marketing é crucial para se promover e atrair clientes. Isso inclui criar uma presença on-line, construir uma rede de contatos e usar as redes sociais para divulgação. 

 

Gostou do texto? Assista à TV Nube e confira nossas matérias no blog, postadas todos os dias com conteúdos exclusivos. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, TikTok e Youtube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas e os dados atualizados você não perde nenhuma novidade. 

O Nube te ajuda a construir uma carreira!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete