Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
exposicoes-veja-onde-encontrar-arte-em-fevereiro

Exposições: veja onde encontrar arte em fevereiro  

Notícia | 04/02/2023

Larissa Almeida

O mês de fevereiro já começou e além do carnaval ele pode trazer outras exposições incríveis para visitar nas demais semanas. Afinal, por que considerar as amostras artísticas como um programa para compor seu entretenimento? Ao participar desses projetos é possível acessar inúmeros conhecimentos, conferir lugares antes fora do convencional, aumentar seu pensamento crítico e muitos outros motivos. Ficou interessado? Então confira, nesta matéria, quais eventos estão abertos pelo Brasil. 

Museu Das Favelas (São Paulo - SP) 

O museu inaugurado no centro da cidade de São Paulo em 2021 ainda está em processo de construção, mas já tem muito conteúdo a ser explorado. A proposta das exposições é tornar o conceito de favela além de um tipo de moradia, mas uma experiência. Sendo assim, por meio da arte, o local pretende demonstrar um pouco do cotidiano de quem vive nesses ambientes. Afinal, segundo dados da própria prefeitura, existem atualmente 1.744 favelas mapeadas na capital paulista e são estimados 399 mil domicílios nessas áreas. Logo, compõem uma grande parte da metrópole e sua história. 

Então, para imergir na representatividade desse meio e apreciar como arte a realidade de muitos brasileiros, vale a pena considerar a visita. Além das exposições fixas, o Museu Das Favelas conta com alguns eventos, basta ficar atento na programação pelo site. Ele se localiza no Palácio Campos Elíseos, com a entrada por meio da Rua Guaianases, 1024, São Paulo - SP. Seu horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Aproveite, a visitação é totalmente gratuita. 

Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do grito (Rio de Janeiro - RJ) 

Para contemplar os 70 anos de carreira do fotógrafo, a sua trajetória é retratada com 266 imagens ao redor da galeria do CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil). Todas as fotos apresentam a diversidade presente na população e na cultura negra em diferentes regiões do país. Nesse sentido, a amostra consegue ser um grande aprendizado visual, com registros desde os anos 1950 até 2021, contando com rostos a história do Brasil e a sua representação física de pluralidade. 

A exposição ficará ativa até o dia 27 de março deste ano, é totalmente gratuita, basta retirar o seu ingresso no site! Para acessar o acervo sem acompanhante, é necessário ter a partir dos 14 anos de idade. A localização fica na Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro/RJ e o centro fica aberto nas segundas de 9h às 21h, quarta a sábado das 9h às 21h e domingo de 9h às 20h. Não perca a chance de conhecer esse trabalho incrível! 

Planeta Inseto - Instituto Biológico (São Paulo - SP) 

Você já pensou em torcer por uma barata? Parece estranho, mas dentro desse zoológico de insetos é possível! Além dessa atração, o ambiente conta com inúmeras exposições e experiências imersivas no mundo verde. O objetivo do local é ensinar ainda mais sobre esses “bichinhos” da natureza, sustentabilidade e saúde pública. Então, essa visitação proporciona um contato totalmente diferente e o melhor, tudo gratuitamente. 

Para acessar ainda mais informações, a página é completa e conta com muitas outras instruções super divertidas. Assim, em função de explorar e imergir na viagem para esse reino, não deixe de conferir! O museu se localiza na Av. Dr. Dante Pazzanese, 64 – Vila Mariana – São Paulo-SP e fica aberto de terça a domingo das 9h às 16h. Quem gosta de biologia não pode perder essa oportunidade!

22 (Exposição Virtual) 

O nome do ato faz referência a outra comemoração dos 100 anos da Semana da Arte Moderna, a qual ocorreu em 1922 e marcou São Paulo como um forte movimento artístico. A partir desse marco, o país alterou a sua forma de produzir arte, quebrando os padrões acadêmicos e deixando de lado a “forma”, tradição das outras eras, de lado. 

A exposição reúne 11 pinturas do artista plástico chileno Cheo González, resumidamente gay e radicado no Brasil, Conta também com 11 textos sugestivos do escritor brasileiro Mário de Andrade, um dos realizadores da semana de arte e ícone do movimento Modernista Brasileiro. Ao fazer a somatória das peças, forma-se o nome da exibição, 22!

Em suma, a segunda referência foi escolhida pois recentemente o “tiraram do armário” ao ser divulgada uma carta com a descrição de sua sexualidade endereçada ao também escritor Manuel Bandeira. 

Saiba mais sobre os artistas: 

Cheo González

Com pinturas dramáticas, intensas e expressivas, a exposição traz fundamentalmente rostos distorcidos, angustiados, amargurados, desesperados, com cores fortes e traços incisivos. Vivendo faz cinco anos no Brasil, Cheo já atuou como publicitário, designer, pintor e ilustrador, expondo e publicando obras no Chile, Brasil, França, Rússia, Japão, Alemanha e outros países.

Mário de Andrade

Foi um poeta, contista, cronista, romancista, musicólogo, historiador de arte, crítico e fotógrafo brasileiro. Ele viveu entre 1893 e 1945. Um dos fundadores do modernismo no país, criou a poesia brasileira moderna com a publicação de sua "Paulicéia Desvairada” em 1922, sendo também autor de clássicos como “Amar, Verbo Intransitivo” de 1927 e “Macunaíma” de 1928.

Por fim, a mostra é realizada pela Associação Diversa Arte e Cultura – DAC, com curadoria e expografia de Franco Reinaudo. Todo o conteúdo está dentro da plataforma Google Arts & Culture, na página do Museu Lusófono da Diversidade Sexual. Afinal, o local reúne expressões artísticas de artistas LGBTQIAP+ dos dez países e regiões falantes da Língua Portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Para acessar mais conteúdos como esse, você encontra todos os finais de semana no blog, matérias repletas de cultura, com eventos abertos à visitação por todo o mundo, livros com temáticas fundamentais à carreira, cursos com conteúdos incríveis e concursos para apostar em seu talento. 


Venha ficar mais perto do Nube, para isso, basta conferir as nossas redes sociais! Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android e IOS, deixe as suas informações, e-mail e telefone sempre atualizadas e ative as notificações, assim as vagas chegam em tempo recorde na tela do seu celular.

 
 
 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete