Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
conheca-7-tipos-de-entrevistas-mais-utilizados-pelas-empresas

Conheça 7 tipos de entrevistas mais utilizados pelas empresas 

Notícia | 02/02/2023

Laura Pereira

Quanto mais bem preparado você estiver para o momento no qual será estabelecida uma conversação com um recrutador de uma corporação, melhor será o seu desempenho. Consequentemente, as chances de superar o nervosismo, evidenciar a sua competência e conquistar uma boa oportunidade de trabalho aumentam.

Nesse mesmo sentido, o fato de estar alinhado ao procedimento e saber se portar diante dele contribui para o seu destaque. Exatamente por esse motivo, ter em mente o funcionamento das dinâmicas interativas entre entrevistador e entrevistado é uma excelente maneira de começar o processo seletivo com o pé direito.

O Nube compilou os sete principais modelos de entrevista de emprego e, neste post, apresentará os traços caracterizadores de cada um deles. Quer conhecê-los e compreender como são seus respectivos direcionamentos práticos? Então, prossiga com a leitura desta matéria!

Quais as modalidades de entrevistas mais aplicadas aos candidatos?

Hoje, para além de uma simples conversa acerca de experiências laborais passadas e informações pessoais entre os candidatos a um posto em uma empresa, os responsáveis pela seleção de novos funcionários e as instituições empresariais vêm remodelando o sistema de contratação por meio da adoção de diferentes formatos a partir dos quais ocorrem esses diálogos examinadores.

Assim, todos possuem um roteiro específico, as próprias pautas e os objetivos bem estabelecidos de acordo com as vagas a serem preenchidas e as atividades a serem executadas. Com isso, alcança-se mais dinamismo e, simultaneamente, é possível obter maior controle sobre os processos.

Nesse sentido, os principais tipos de entrevista são:

  • Comportamental;
  • Técnica;
  • Em grupo;
  • De painel;
  • Feitas na Universidade;
  • Estruturada;
  • Desafio.

Abaixo, você pode conferir como cada uma delas funciona!

1. Entrevista comportamental

Também conhecido como análise de competências, esse padrão visa averiguar a personalidade, o temperamento e as disposições comportamentais dos concorrentes. O propósito é entender se existe conexão entre a cultura da organização e o comportamento dos avaliados.

Para captar se existe ou não essa interação, é muito comum haver questionamentos a respeito de circunstâncias reais ocorridas ao longo da vida do indivíduo e sobre qual foi o posicionamento adotado para resolvê-las. Assim, o agente de Recursos Humanos (RH) ou o gestor da área consegue visualizar as ações, interpretá-las a partir das finalidades da empresa e perceber as habilidades socioemocionais.

Um elemento crucial para agregar nessa operação é explorar o marketing pessoal enquanto componente fornecedor de técnicas hábeis a valorizar os diferenciais. Logo, não deixe de acessar o link e conferir o nosso post sobre o tema!

2. Entrevista técnica

Neste caso, existe uma avaliação muito característica: as habilidades técnicas, ou seja, os conhecimentos teóricos e práticos sobre temáticas relativas ao cargo pretendido.

Em regra, quem dirige o ciclo é um profissional cuja experiência está intrinsecamente atrelada aos tópicos ponderados e o exercício se sucede por intermédio de testes escritos ou verbais.

3. Entrevista em grupo

A avaliação coletiva se dá quando existem vários candidatos com um perfil bem similar e, a fim de otimizar o processo, entrevista-se um número maior de aspirantes ao encargo em um mesmo momento. Com esse esquema de agrupamento, é feita uma espécie de “peneira” e seleciona-se a parcela mais destacada.

Um ponto relevante é: para processamento de funções muito disputadas, bem como a serem ocupadas por colaboradores com pouca experiência, este é o tipo de exame mais empregado.

4. Entrevista de painel

Sabe a banca de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)? Pois bem, o funcionamento é no mesmo estilo — não apenas em relação à atmosfera de pressão, mas também no tocante a composição!

Isso porque o candidato será indagado a respeito de vários pontos por alguns avaliadores, isto é, ao invés de um entrevistador como costuma acontecer. Nela, serão mais de uma pessoa apreciando as respostas e observando como ele se sai frente a conjunturas envolvendo tensão.

Trabalhar com o painel de interlocuções variadas fornece aos administradores as condições necessárias para assimilar se existem pensamento crítico, boa oralidade, inteligência emocional e raciocínio rápido no perfil analisado e se há possibilidade de ser ele o contemplador da vaga em questão.

5. Entrevista feita nas Universidades

Tida como um teste de campo, esse gênero de aferição para oportunidades trabalhistas é realizado diretamente nos ambientes acadêmicos. Dessa forma, os recrutadores vão até às faculdades a fim de apreciar os alunos com maiores e melhores desempenhos em sala de aula.

É característica das seleções tanto para ofício quanto para aprendizagem. Por falar nesse assunto, se você está à procura de um estágio ou emprego? Não deixe de dar uma lida nas dicas valiosas listadas no blog post citado!

6. Entrevista estruturada

Feita de modo sistematizado, direto e sem o viés inconsciente, o modelo estruturado serve para aplicar o mesmo questionário a vários indivíduos a fim de checar quais deles são mais bem preparados — não impedindo de haver perguntas diferentes, conforme o proceder da conversa.

Como se trata de uma modalidade pré-definida, fica mais fácil para os dirigentes selecionarem os integrantes e para os candidatos saberem quais são os aspectos levantados, dentre eles estão: detalhamento em referência ao cargo e à empresa por meio da missão, da política e dos valores internos; hobbies favoritos; diferenciais próprios em comparação aos concorrentes; trajetórias percorridas anteriormente; pontos fracos e fortes, entre outros.

7. Entrevista-desafio

Outro exemplo de recrutamento é aquele feito a partir de desafios. A intenção do empregador é enxergar se existem criatividade, habilidade de resolução de problemas e inteligência no possível funcionário. Assim, confrontando-o sobre certa ideia, espera-se uma resposta interessante, instigadora e bem instruída para as perguntas mais variadas possíveis.

Bem, você pôde compreender os diferentes tipos de apreciação feita na contratação de novos funcionários e esperamos ter te ajudado a se preparar para essa circunstância tão elementar, profissionalmente falando. Fique sabendo, aqui, no Nube, você sempre terá um aliado!

Dê uma olhada no post sobre como se preparar para uma entrevista e continue acompanhando o nosso blog e nos siga nas redes sociais, estamos presentes no Twitter, Instagram, TikTok, Facebook, YouTube e LinkedIn por meio do @nubevagas, ative as notificações e nos favorite para receber os avisos quando tivermos novidades. Até mais!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete