Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
entre-no-mercado-de-trabalho

Entre no mercado de trabalho!  

Notícia | 31/01/2023

Laura Pereira

Com um novo ano, oportunidades inéditas aparecem. Principalmente os primeiros meses são marcados por contratações de estagiários, aprendizes e efetivos. Afinal, empresas do mundo todo querem dar um gás para superarem os resultados do passado. Nesse sentido, para quem deseja mudar de área, entrar ou voltar ao mercado de trabalho, precisa se preparar para as possibilidades. Sendo assim, descubra dicas nesta matéria! 

Conheça algumas dicas para entrar no mercado de trabalho o quanto antes! 

De acordo com dados do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), em 2023, serão geradas cerca de 400 mil novas vagas de emprego. Para os profissionais qualificados, serão ofertadas mais 100 mil opções. Isso mostra a importância de uma capacitação constante, como um segundo idioma, cursos de especialização, entre outros. 

Para Augusto Jimenez, psicólogo e CMO (Chief Manager Office) da Minds idiomas, é crucial manter um aprendizado contínuo. “A qualificação será sempre necessária para o crescimento profissional e pessoal, abrindo caminhos no Brasil e no mundo, pois aumenta as chances de trabalho em multinacionais, mais oportunidades de intercâmbio de forma imersiva, agregando, assim, uma capacitação internacional no currículo, maior estabilidade profissional e aumento do salário”, afirma. 

Nesse sentido, o psicólogo listou algumas dicas relevantes. Confira: 

1) Atualize o currículo:

O documento é a sua primeira impressão perante uma companhia, logo, é necessário uma apresentação de qualidade, na qual você evidencie suas competências e conquistas. Ademais, é fundamental investir no layout, com o propósito de facilitar a visualização do conteúdo e tornar a leitura mais dinâmica e atrativa. Enfim, jamais considere mentir alguma informação, pois isso é visto como falta de ética e já te desconsidera na hora. 

Segundo uma pesquisa do Nube, realizada com 40.047 respondentes, para 49% a maior falha no certificado diz respeito aos erros de português. Portanto, se atente a essa questão! Outros 30% ressaltam a necessidade de saber evidenciar suas qualidades. Já 17% alerta sobre preencher corretamente suas informações pessoais, como contato. 

Outro ponto vital: a declaração deve ser feita de acordo com o intuito da vaga. Ou seja, esqueça aquela ideia de mandar o mesmo CV para diversas instituições, você precisa personalizar cada assunto, o objetivo descrito e alguns outros itens. Por exemplo, algumas aptidões são mais necessárias para determinadas funções, portanto, esteja atento para quais quesitos você deve ressaltar. 

Como pontua Jimenez: “é fundamental deixar o currículo atualizado, com todas as informações necessárias, desde sua formação, qualificações e até soft skills, como habilidades de liderança, socioemocionais, dentre outras”. Afinal, o recrutador precisa saber das suas maestrias para conciliar com as demandas da oferta e com as necessidades da corporação. 

2) Invista em qualificações: 

Se manter sempre aprendendo é a melhor estratégia profissional, independentemente da sua área. Isso porque você não se torna obsoleto e, por isso, substituído por quem tem know-how inteirado. “Estar atualizado com todas as novas demandas é um passo primordial para o sucesso. Falar um outro idioma, por exemplo, faz você ser desejado por empresas com bons cargos e remunerações”, ressalta o CMO da Minds idiomas.

3) Fique em alerta para as divulgações: 

É expressamente necessário estar atento aos meios nos quais as vagas são divulgadas, como as redes sociais. A Internet facilitou diversos aspectos e um deles é a possibilidade de acompanhar os anúncios publicados, isso acontece constantemente no LinkedIn, por exemplo. Dessa forma, você pode se inscrever ao vivo quando aparecer algo interessante. 

Ao instalar e deixar as notificações ligadas, com o aplicativo NubeVagas você recebe diversas oportunidades no seu celular e consegue garantir a participação no processo seletivo em tempo real. Além disso, no nosso Painel de Vagas tem várias opções, em cidades distintas do Brasil. 

Um bom recado é: “ao começar a se candidatar, acompanhe as mensagens de SMS, as ligações, os recados via WhatsApp, no e-mail confira além da caixa de entrada, mas também o spam”, comenta Jimenez. Assim, você não perde a chance porque outra pessoa atendeu um telefonema primeiro ou deixou passar muito tempo antes de visualizar as mídias sociais. Quanto mais disposto você estiver, maior a probabilidade de conquistar sua primeira experiência corporativa, pois isso incide justamente na sua determinação de encontrá-la. 

4) Estude a vaga: 

Após encontrar a opção mais atrativa, pesquise tudo o possível sobre ela. Descubra qual empresa está em jogo, seu segmento, porte, como ela se comporta diante do mercado, sua reputação perante os consumidores e demais fatores envolvidos. Veja se as crenças, valores e formas de atuar combinam com você, pois isso aumenta a probabilidade de você se destacar na entrevista.

Além do mais, é essencial verificar se a oportunidade está alinhada com o seu perfil, bem como, entender suas principais atividades. “Observe com atenção suas funções e atribuições”, alerta o psicólogo. O candidato precisa se identificar com as tarefas a serem desempenhadas no empreendimento, isso é primordial na hora da seleção. Afinal, só assim ele permanecerá na corporação e se desenvolverá em conjunto com ela. 

O estágio é a melhor estratégia para adentrar o mercado de trabalho! 

Para Fauze Diab, diretor de recursos humanos na Samsung Brasil, o estágio costuma ser o primeiro contato do estudante com a dimensão empresarial, quando desenvolve características essenciais para sua atuação profissional. “O trabalho em equipe e a capacidade de delegar e se adaptar a diferentes situações são alguns exemplos”, pontua. 

Isso porque, além de fazer parte do processo acadêmico, sendo uma exigência em diversas universidades, o programa contribui para o aluno se preparar da melhor forma possível. “Quando acontece na área profissional escolhida tem um peso grande na carreira de qualquer profissional em formação”, destaca Diab.

Por fim, para conquistar a vaga dos seus sonhos, o Nube é seu aliado! Aos finais de semana compartilhamos dicas de livros e exposições, fique ligado para conferir a próxima! Também acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado e evoluir diversas habilidades. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Ao deixar as notificações ativas, você não perde nenhuma novidade! 

O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! Conte conosco!  

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete