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Comunicação, publicidade e marketing: amigos de uma marca 

Notícia | 30/01/2023

Carolina Amaral

O início de um ano abre novas oportunidades para os profissionais de marketing utilizarem os aprendizados de 2022 para ditar os investimentos para os próximos 365 dias. Logo, aqueles com a habilidade de usar o poder da commerce media para alcançar e envolver os consumidores, onde eles estão navegando e comprando ativamente, poderão capitalizar as oportunidades de publicidade em 2023. Nesse sentido, diversas tendências se destacam para esse período e, no geral, demonstram como essa área é uma aliada do negócio. Confira mais sobre o tema.

 

Tendências de marketing em alta para 2023 e o futuro

Dentre tantas novidades, o retail media ganhará força. Esse é o termo usado para descrever um subconjunto da commerce media o qual permite aos varejistas criarem experiências de publicidade personalizada em seus próprios ativos digitais. Isso tudo usando seus dados first-party para adicionar um fluxo de receita adicional a seus negócios.

O estudo “Future of Commerce – The Rise of Retail Media on the Open Web” elaborado pela Criteo aponta como mais da metade (51%) das agências de mídia informaram essa ferramenta oferecendo uma segmentação de público mais clara, relevância para compra (58%), bem como o crescimento das vendas (53%), ou seja, é possível prever um "boom" no setor. "Embora tenha se tornado comum nos Estados Unidos, começaremos a ver uma adoção crescente na América Latina. No Brasil, algumas empresas já estão de olho e planejam investir nesse mercado”, destaca Tiago Cardoso, diretor geral para a América Latina da Criteo.

 

Entender a cabeça do consumidor é crucial quando se trata de alavancar uma marca

Nos últimos anos, a ascensão do e-commerce transformou completamente a forma como os consumidores compram pessoalmente e on-line, levando marcas e varejistas a evoluírem as suas abordagens. Antigamente, eram esperadas vendas massivas em datas comemorativas, mas agora, esses dias viraram um espelhamento dos consumidores. Um estudo da Criteo realizado com mil brasileiros no terceiro trimestre de 2022 apontou 45% deles tendo iniciado as compras de fim de ano um mês antes do Natal, ou seja, no período da Black Friday.

“Analisando o setor em 2022, percebemos como os hábitos passaram a ditar o comportamento do mercado. A diminuição do foco nos 'dias de oferta' e o aumento do investimento em períodos de saldões prolongados já refletem a evolução da forma como os clientes preferem comprar. Por isso, podemos esperar dos varejistas diminuírem ainda mais a sua dependência de eventos de grande sucesso, optando por um fluxo constante de vendas para melhor atender às demandas”, comenta Cardoso.

 

Atentar-se às tecnologia do momento é quase obrigatório para prosperar

Ano passado foi marcado pela inovação para melhorar a qualidade das compras e vivências. Assim, os comerciantes lançaram redes de mídia e alavancaram a publicidade para melhorar o valor de seus sites e aplicativos de comércio eletrônico. Em outros lugares, o próprio interior em questão tornou-se mais comercializável com a integração dos criadores de conteúdo. Em 2023, isso não irá desacelerar e, para marcas detentoras de um ponto de contato virtual com seu grupo alvo, isso representa uma grande oportunidade.

Equipados com insights granulares sobre quais questões impulsionam os melhores resultados, os trabalhadores do âmbito comunicacional podem otimizar decisões estratégicas e de gastos para melhorar o desempenho em toda a jornada para campanhas atuais e futuras. Logo, a IA tende a ser a força motriz por trás dessa inovação, permitindo um oferecimento de suporte a compras de última geração, detectando as necessidades e fornecendo informações valiosas sobre as companhias certas.

No geral, 2023 está se concentrando no impacto. Para quem está do lado de fora das vitrines, isso inclui usar o seu poder de aquisição para garantir um aproveitamento máximo do dinheiro gasto, enquanto os publicitários testam novos ambientes e artimanhas para maximizar o ROI de suas ativações. “Para essas estratégias funcionarem, é necessário adotar uma mentalidade de ‘commerce everywhere’ para oferecer oportunidades ricas aos interessados independentemente de onde e quando. Daqui uns anos, não importa como agora evolua, quem usa retail e commerce media terá recursos e agilidade para se adaptar ao comportamento e às mudanças do mercado”, esclarece o diretor geral.

 

Melhore a experiência do seu consumidor e fique ligado no atendimento

Hoje em dia, um dos maiores desafios para as firmas é encontrar maneiras de se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Para alcançar esse objetivo, é imprescindível pensar em como foi a história de quem passou pelo empreendimento, algo chamado de Customer Experience (CX). De acordo com dados do Relatório Zendesk de Tendências da Experiência, divulgado em 2020, 57% dos compradores levam em consideração o contato com a instituição para voltar na mesma.

Como um todo, existem ao menos quatro princípios básicos para alcançar a excelência nesse campo por meio do marketing digital. “O primeiro passo é entender quem é seu público! Depois disso, a chance de erro nas entregas é consideravelmente menor”, afirma Camilla Covello, fundadora e sócia-diretora da agência de comunicação C2L - Communication to Lead. Também é válido pensar em personalização: “Cada vez mais o mercado empresarial está focando em um grupo nichado. É preciso fazer uma estratégia específica”, complementa.

A terceira etapa é a ligação entre ambos. “Quanto maior a presença da verdade e conexão no marketing digital, mais positivos são os impactos do engajamento com aquela persona”, explica Camila. Por fim, pensar no pós-venda é indispensável. “Hoje em dia, as mídias sociais são grandes aliadas para uma marca conseguir manter contato com sua clientela. Nesse sentido, o marketing digital colabora para afunilar o relacionamento com o freguês”, pontua.

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