Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
finalize-janeiro-com-o-pe-direito-visitando-exposicoes

Finalize janeiro com o pé direito visitando exposições! 

Notícia | 28/01/2023

Carolina Amaral

O mês está chegando ao fim, mas ainda restam alguns dias para acabar com o pé direito com arte, cultura e conhecimento. Diversos museus e espaços espalhados pelo país dão oportunidades como essa a partir de exposições e, o Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), ciente da relevância de um repertório de mundo completo e bem estruturado para causar destaque no mercado de trabalho, separou algumas dessas mostras disponíveis. Confira agora!

 

Tridimensional: entre o sagrado e o estético (São Paulo, SP)

A Arte 132 Galeria (Av. Juriti, 132, Moema, São Paulo) inaugurou, no dia 14, a exposição “Tridimensional: entre o sagrado e o estético”, um recorte da coleção particular de Vera e Miguel Chaia, reunindo um conjunto de 46 obras. Entre telas, objetos e esculturas de 35 diferentes artistas brasileiros, a mostra apresenta desde nomes consagrados a jovens talentos do cenário. A curadoria é assinada por Miguel Chaia, Laura Rago e Gustavo Herz. Dividida em dois pilares, há uma mescla de forma não-linear com os temas centrais. 

O conceito de sagrado é aqui entendido no seu significado amplo de religioso, venerável, ritualístico, mítico, alquímico e metafísico. O estético é compreendido como a linguagem a qual, no desenvolvimento histórico da arte, em um processo autônomo e profano, opera revoluções nas formas de expressão, rompendo claramente vínculos com áreas externas à mesma. O tridimensional aparece em restrito relacionado à forma das telas, objetos e esculturas, pois todas as obras apresentam três dimensões e/ou perspectivas de relevo. A disponibilidade é até 11 de março, dia onde haverá um evento de encerramento, às 11h30 com um recital de piano. Os horários de visitação são de segunda a sexta, das 14h às 19h e aos sábados, das 11h às 17h. A entrada é franca.

 

22 em Campo (São Paulo, SP)

Quais as relações existentes entre o futebol e o Modernismo? Esta é a reflexão trazida pela exposição temporária do Museu do Futebol (Praça Charles Miller, s/n Estádio Paulo Machado de Carvalho, Pacaembu), a qual apresenta como o movimento artístico e o esporte foram fundamentais na criação de uma identidade brasileira por meio de uma experiência multimídia e interativa. Com curadoria de Guilherme Wisnik, a mostra apresenta as ligações, às vezes inusitadas ou surpreendentemente diretas, entre ambos. São 22 módulos ilustrados por fotografias e vídeos de época, áudios históricos e outros gravados por atores interpretando textos referentes ao tema; além de criações feitas especialmente pelo designer Kiko Farkas para a identidade visual. A cenografia é de Álvaro Razuk. Os ingressos saem a R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 meia, crianças até sete anos não pagam. O funcionamento é até amanhã, dia 29 deste mês. 

 

Amazônia (Rio de Janeiro, RJ)

“Amazônia”, de Sebastião Salgado, chegou ao Museu do Amanhã (Praça Mauá, 1, centro, Rio de Janeiro) em julho do ano passado para uma temporada de seis meses, finalizada em 29 de janeiro. Composta por quase 200 painéis fotográficos, ela tem causado impacto por onde passa, como França (Museu da Música, Filarmônica de Paris), Itália (MAXXI Museu, em Roma) e Inglaterra (Museu da Ciência, em Londres), lembrando quão impressionante a vida na floresta é, seja na visão aérea, trazendo a curva luminosa de um rio, ou nos minuciosos adornos utilizados pelos povos originários.

As 194 imagens impressas são o resultado de sete anos de experiências e expedições de Salgado na floresta brasileira e revelam a mata, rios e montanhas, assim como a vida em várias comunidades. Idealizada e concebida por Lélia Wanick, promove-se um mergulho no coração da Amazônia, sendo um convite para ver, ouvir e, ao mesmo tempo, refletir sobre o futuro da biodiversidade, a urgente necessidade de proteger os povos indígenas e preservar esse ecossistema imprescindível para o planeta. O funcionamento é de terça a domingo, das 10h às 18h (última entrada às 17h). A entrada é gratuita mas sujeita a lotação, por isso, pede-se agendamento ou retirada de ingresso pelo site Sympla.

 

MIS em cena | Grandes Personalidades Negras (São Paulo, SP)

O MIS em Cena, programa do Museu da Imagem e do Som (MIS) o qual busca democratizar o acesso à cultura e ir ao encontro dos territórios mais periféricos da cidade, apresenta sua terceira edição, homenageando 81 personalidades negras, parte da história. Foram indicados artistas por CEUs, Fábricas de Cultura e outras entidades culturais do Estado de São Paulo para criarem obras em grafite, reproduzidas nos cartazes da exposição “Grandes Personalidades Negras”. A disponibilidade é até amanhã, 29 de janeiro das 10h às 18h (ficando até às 19h) na Av. Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo. A entrada é gratuita.

 

Nhande Marandu - Uma história de Etnomídia Indígena (Rio de Janeiro, RJ)

Essa exposição traz produções contemporâneas dos povos indígenas, mostrando como eles já fizeram e fazem comunicação, analógica e digital. Assim, comunicadores e artistas se apropriam de múltiplas linguagens e mídias para reproduzir suas próprias narrativas, sem os estereótipos impostos pela cultura colonial dominante. Desde a curadoria, realizada por Anápuáka Tupinampá, Takumã Kuikuro, Trudruá Dorrico e Sandra Benites, passando pela identidade visual, redação e tradução de textos, produção audiovisual e sonora, profissionais indígenas participam de todo o processo criativo. O fio condutor da mostra é de autoria deles. Abraçando múltiplas linguagens, ela traz um vasto acervo com obras de Denilson Baniwa, Ailton Krenak, Zahy Guajajara, Sallisa Rosa, Jaider Esbell, Gustavo Caboco, Brisa Flow, entre tantos outros artistas contemporâneos.

O Museu do Amanhã funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, com a última entrada às 17h na Praça Mauá, 1, centro, Rio de Janeiro. O término da disponibilidade é no domingo, 26 de fevereiro. Os ingressos são adquiridos no Sympla ou agendamento.

Gostou das dicas? Confira também nossas matérias com indicações de livros, concursos e cursos, postadas todos os finais de semana na página do Nube. Assista também a TV Nube e leia os textos no blog para adquirir ainda mais conhecimento. Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais e baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para download em Android e iOS. Deixando seus dados atualizados e as notificações ativas, você não corre risco de perder nenhuma novidade!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete