Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
alie-se-u-novidade-e-revolucione-sua-organizacao

Alie-se à novidade e revolucione sua organização 

Notícia | 25/01/2023

Pedro Fagundes

Como a sua companhia tem lidado com as novidades do universo laboral? Atualmente, estar disposto a realizar mudanças e flexibilizar a atuação são duas peças chave para garantir a prosperidade de qualquer empresa. A imersão no digital promoveu transformações estruturais no cotidiano da labuta. Logo, a adaptabilidade deixou de ser uma habilidade complementar e se tornou uma competência essencial. Do dia para a noite, as pequenas revoluções e metodologias passaram a pautar o mercado. Assim, perdeu prestígio quem não soube acompanhar o ritmo ou reinventar a si mesmo. Quer descobrir como encontrar espaço no seu setor e se alinhar às tendências? Acompanhe a matéria a seguir e confira! 

 

Importância da inovação no mercado

Ter a inovação como mantra de seu empreendimento já deixou de ser um mero diferencial. Hoje, esse fator é visto como uma necessidade aos negócios. Alheio dessa agenda, uma corporação retira-se – voluntariamente – do páreo no mercado. Importante ressaltar como essa predisposição revolucionária não se detém a inventividades tecnológicas. Pelo contrário, elas também estão presentes no backstage, ou seja, nas práticas de gestão. Para tanto, algumas predisposições são essenciais a fim de garantir essa jornada contemporânea. “Uma entidade sem renovação nativa também é capaz de implementar pilares para transformar seus processos, criar oportunidades e encontrar soluções com o intuito de aprimorar ferramentas já existentes”, explica André Medina, gerente da Andrade Gutierrez.

Delimitar o direcionamento de esforços à logística das equipes prova-se fundamental, pois combate uma alarmante tendência de escassez de trabalhadores – a qual assola setores de TI. Segundo dados fornecidos pelo ManpowerGroup, dentre 40 países, o Brasil é o 9° lugar quando o assunto é mão de obra qualificada. A indústria ganha destaque no ranking, com 84% de carência de operários. No entanto, o alerta é em escala global. Nos Estados Unidos, por exemplo, apesar de dispor de uma conjuntura socioeconômica menos defasada, há também grandes dificuldades para preencher vagas nesse setor. De acordo com um estudo do Workforce Institute, o déficit saltou de 38% para 54% após a pandemia. 

A alta na esfera da tecnologia exigiu, naturalmente, um avanço na capacitação média dos colaboradores. Entretanto, sem o devido alinhamento das entidades contratantes, esse passo torna-se irreal. O ímpeto inovador deve se originar nas lideranças dos empreendimentos. Assim, elas devem cumprir o papel de transmitir a chama a quem se junta a sua equipe. “A chamada Quarta Revolução Industrial envolve um amplo e completo sistema de tecnologias avançadas. No entanto, seu impacto produtivo e econômico apenas se faz possível, quando operado por quem faz a roda girar: as pessoas. Por isso, a capacitação fica em fluxo constante, com manutenções preventivas, corretivas e treinamentos”, indica o coordenador técnico da Soma Solution, Luiz Guilherme Santos.

Dicas para atualizar o cotidiano laboral

Perante um cenário desfavorável à qualificação e carente por atualizações, é preciso abandonar o marasmo. Antes de qualquer coisa, uma instituição não se pode dar o luxo de ficar parada frente a adversidades de seu setor. As alterações no cotidiano precisam – antes de atingir o público externo com criatividade e eficiência – implodir no coração dos estabelecimentos: as equipes. A partir da mobilização de sua força motriz, a escalada torna-se uma consequência natural. Pautado nesse dilema, o Nube, em parceria com Medina, separou quatro pilares fundamentais para as firmas iniciarem o seu procedimento de inovação. Veja a lista abaixo:

Indique uma meta a ser cumprida: falar de inovação pode ser muito amplo, por isso, é delimitante definir um objetivo. Mapeie os desafios, alinhe a inovação com a estratégia e, a partir disso, busque soluções capazes de atender às suas necessidades. Ao definir a meta, as atenções ficam voltadas para ele e as ideias surgem com mais facilidade. Então, a aplicação de uma estratégia e a implementação de novos processos serão facilitadas. Gradativamente, será possível atender outras metas e expandir a inovação para todas as áreas.

Aposte no aprendizado: ao implementar uma nova cultura, o conhecimento é essencial para o bom desempenho das soluções. Ele fortalece estratégias e capacita as pessoas para executar novas metodologias. Isso é possível por meio de treinamentos e ações diárias, capazes de despertar um mindset coletivo. Dessa forma, incentiva-se a reorganização ocupacional e a cooperação entre funcionários, a fim de fomentar percepções alternativas. Depois de estabelecido, o know how sobre o assunto pode servir de base para os demais passos dessa trajetória.

Fortaleça vínculos: para expandir os horizontes e ir além do seu próprio mercado, a instituição precisa criar conexões, inclusive com soluções externas ao seu nicho. Ao procurar fora da caixa, vislumbra-se contribuições inesperadas, as quais somam ao seu setor. Todo aprendizado pode ser aplicado, então vale fazer benchmark, encontros de relacionamento e participar de eventos sobre o tema. Essas conexões permitem uma aceleração de processos dentro e fora dos canteiros de obras. Assim, promove-se o desenvolvimento em diferentes áreas, como RH, sustentabilidade e tecnologia”, frisa Medina.

Envolva sua equipe: para a renovação ser fixada nos costumes, ela deve se estender desde os líderes até os contratados. Ao incluir o conjunto, a inovação se expande, estimulando sugestões em vários campos. De forma prática, é preciso integrar a iniciativa ao funcionamento da companhia de maneira geral. “Uma das estratégias muito utilizada é incluir todos os empregados no chamado Pitch Day, momento o qual é possível desenvolver ideias e apresentar soluções. Assim, todos conseguem participar da escolha das resoluções, as quais – no longo prazo – podem ser implementadas no cotidiano da corporação”, finaliza o gerente de Inovação.

 

Gostou das indicações? Então, fique atento às perspectivas de alteração do ramo, atualize o modelo de atuação do seu negócio e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora para alinhar-se às novas demandas e mexer no cotidiano é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas. Mantenha seu cadastro atualizado, atenda às nossas ligações e consulte o seu e-mail para não perder nenhuma novidade.

O Nube incentiva a inovação, preza pela atualização e torce pelo seu sucesso!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete