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Enfrente as fragilidades do mercado de trabalho 

Notícia | 24/01/2023

Pedro Fagundes

Sua companhia costuma se esbarrar em desafios a fim de manter o engajamento dos funcionários em alta? Ter, na palma da mão, o pleno funcionamento de cada peça de uma equipe é uma missão praticamente impossível. Lidar com material humano significa – fatalmente – encarar o imprevisível. Cada colaborador tem suas especificidades, falhas e talentos. Essa percepção, inclusive, é um item faltante no mindset de parte significativa das lideranças. Assim, o desalinhamento foge do status de exceção para se tornar um caminho natural da relação empregatícia. Contar com essa predisposição pode, no médio e longo prazo, reverberar em consequências danosas à produtividade do negócio. Quer conferir artifícios capazes de driblar esse destino? Acompanhe a matéria a seguir!

 

Contexto de desligamentos no meio laboral

O desarranjo entre instituição e contratado, quando prolongado, pode causar atritos irreparáveis à relação. O desgaste coloca rachaduras na jornada, joga itens indesejados em cima da mesa e – com o tempo – inviabilizam uma atuação saudável. Os percalços vigentes à rotina de quem já não demonstra pretender ficar no local de atuação ultrapassam os benefícios das demandas. Dessa forma, cria-se a conjuntura de desligamento. Trata-se de um passo infeliz, danoso a ambos lados. A entidade, por sua vez, perde parte de sua equipe e, assim, se vê obrigada a abandonar pendências ou reparti-las com o grupo, o qual – momentaneamente – se sobrecarrega. Já o trabalhador deixa de contar com sua remuneração, um fator chave para a sobrevivência.

Além das perdas factuais, o processo de demissão também pode resultar no rompimento de vínculos e geração de intrigas. Ambas as consequências são extremamente negativas para quem sai do empreendimento. A manutenção de conexões é um ponto basilar dos negócios. Logo, deixar manchas em relacionamentos laborais é um passo para trás na construção de networking. No entanto, esse procedimento não precisa ocorrer dessa forma. Segundo a pesquisa Employee Experience, 72,2% das corporações não têm nenhum tipo de treinamento de demissão destinado aos gestores. Além disso, apenas 54,9% das entidades apresentam critérios fundamentados para executar essa ação. Ou seja, a quebra de ligações institucionais – apesar de sua frequência – não é um mecanismo calculado. 

A falta de preparação na despedida de um servidor age como a queda de uma fileira de dominós. Ou seja, ela não se limita ao ato singular da baixa. Pelo contrário, o desequilíbrio proporcionado por um desligamento fragiliza um par de elos. Essa movimentação deixa uma ferida aberta, a qual destoa negativamente perante o meio. Assim, a recolocação ocupacional de qualquer um deles passa a enfrentar resistência. “Além disso, em tempos quando tanto falamos e defendemos um contato humanizado – com comunicações mais empáticas e personalizadas –, é preocupante enxergar líderes sem a devida qualificação para colocar essa metodologia em prática integral", ressalta a diretora de conteúdo e relações institucionais do GPTW, Daniela Diniz.

 

Promova uma atuação atualizada

Frente a um contexto desfavorável aos desligamentos, é preciso parar e repensar o formato de atuação. Reter talentos não deve ser um esforço dado, somente, às joias raras, as quais vieram com um brilho inato, diretamente dos confins do mercado. Pelo contrário, valorizar a mão de obra é prezar por cada indivíduo pertencente ao seu grupo. Trata-se do esforço destinado ao engajamento e progresso dos encarregados. Proporcionar um ambiente capaz de encantar quem participa é o segredo para atingir – mais rapidamente – o sucesso. Com isso em mente, o Nube, em parceria com o executivo e especialista em recrutamento, Fábio Battaglia, separou algumas recomendações fundamentais para promover a permanência e o aprimoramento dos times. Veja a lista abaixo:

Acredite no poder das soft skills: caso, anteriormente, as habilidades técnicas, também conhecidas como hard skills, eram as mais valorizadas no ambiente corporativo, agora é a vez das soft skills. Cada vez mais, as companhias têm olhado para além do diploma e observado as habilidades e experiências como ponto chave da contratação. “Com a urgente demanda de profissionais, os órgãos têm valorizado itens como a capacidade de articulação, dinamismo, facilidade de relacionamento, comunicação e resiliência”, pontua Battaglia. “Além disso, as competências comportamentais permitem a indicação de um único indivíduo para diferentes posições. É papel do consultor extrair o melhor desses talentos e guiá-los às oportunidades”, complementa. 

Forneça flexibilidade: uma das principais tendências correntes às ambições dos funcionários é a busca por colocações capazes de agregar equilíbrio e qualidade de vida. Essa corrida, naturalmente, impulsiona o desempenho, pois pressupõe um ganho de benefícios a quem se destaca durante a labuta. Essa predisposição tende a permanecer nos próximos anos. Por isso, precisa se tornar carta marcada na agenda das corporações. Caso contrário, as pratas da casa não pensarão duas vezes antes de buscar por opções mais flexíveis.

Aposte no modelo temporário de ofício: esse formato de trabalho também tem sido um caminho importante para encontrar habilidades e impulsionar os negócios. Ele tem como grande vantagem o atendimento direcionado à resolução de demandas específicas. “Sua veiculação permite a entrada de novos pessoas no ramo e pode até render em efetivações”, destaca Battaglia.

Capacite seus colaboradores: a formação e capacitação são um caminho ideal para se desenvolver, in loco, um time de sucesso. De acordo com o estudo Workmonitor 2022, para 92% dos empregados brasileiros, o desenvolvimento é o fator mais relevante na hora de escolher um emprego. “Essa não é, somente, uma necessidade das companhias, mas também um anseio dos talentos, os quais pretendem se desenvolver e atuar em áreas onde possam despontar cada vez mais. A solução está em investir em programas de qualificação para formar, reter e atrair. Com isso, será possível resolver adversidades e contratempos naturais do mundo empresarial”, finaliza o executivo.

 

Gostou das indicações? Então, preze por um contato humanizado, renove o seu negócio a partir das tendências e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora para reter sua força de ofício em pleno funcionamento e desempenho é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas. Mantenha seu cadastro atualizado, atenda às nossas ligações e consulte o seu e-mail para não perder nenhuma novidade.

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